O Chelsea enfrentou o Sporting Lisboa, no estádio José Alvalade, e levou três pontos para Londres após a vitória por 1 a 0, gol de Nemanja Matic. Os Blues tiveram várias oportunidades de liquidar o jogo ainda no primeiro tempo, mas os atacantes pecaram nas finalizações. O embate marcou a 100ª partida de John Terry na Champions League.
Com a vitória, a equipe de José Mourinho é líder do grupo na UEFA Champions League com 4 pontos. O Chelsea retorna aos gramados no dia 5 de outubro, no dérbi londrino contra o Arsenal. O jogo é válido pela Premier League e será realizado em Stamford Bridge.
Liderança pelo placar mínimo e muitas chances desperdiçadas
Os minutos iniciais foram favoráveis ao Chelsea. Logo aos dois minutos, Diego Costa recebeu passe de Oscar. O hispano-brasileiro ganhou na velocidade, ficou cara a cara com o goleiro e desperdiçou ótima oportunidade de gol após boa defesa de Rui Patrício.
Os seis minutos, Carrillo era o responsável por jogadas de velocidade nas laterais. Em uma delas, o peruano encontrou um companheiro livre e fez o cruzamento. Courtois se antecipou e fez a defesa. O embate estava aberto, os times trocavam passes, mas a boa colocação do meio-campo das equipes não permitia grandes preocupações nos dez primeiros minutos.
Aos 14, Schürrle recebeu excelente passe de Oscar. O alemão limpou o goleiro, mas Rui Patrício conseguiu a defesa. A troca de passes foi de qualidade, mas a conclusão foi bem evitada pelo arqueiro lusitano.
Cinco minutos depois, o Sporting conseguiu a melhor chance de abrir o placar. Slimani se jogou na bola após cruzamento e Courtois teve que se esforçar para efetuar a defesa. No lance seguinte, Schürrle recebeu passe na intermediária e finalizou. Rui Patrício defendeu.
Aos 22, Schürrle recebeu passe de Oscar. O alemão, na cara do goleiro, chutou a bola para fora. Agora, a melhor chance do Chelsea, e do jogo, foi desperdiçada. Aos 24, Willian Carvalho recebeu o primeiro cartão amarelo do jogo.
O jogo ganhava velocidade, mas os clubes não conseguiam chegar com perigo ao gol. O primeiro tempo somava faltas e as finalizações não se concretizavam. As coisas mudaram aos 34 minutos. Matic subiu sozinho após cruzamento e concluiu para o fundo do gol. 1 a 0 para Chelsea, gol de Nemanja Matic. Outra assistência de Cesc Fàbregas.
Apesar do gol, o Sporting não diminuiu o ritmo. Slimani recebeu cruzamento fora da área, deu o corte e bateu para fora. O clube londrino tinha mais qualidade dos passes, principalmente na distribuição do jogo com Fàbregas e Matic, mas nos minutos finais, o Sporting ganhava terreno e ameaçava com jogadas de velocidade pelas pontas.
E o placar não seria alterado na etapa inicial, 1 a 0 para Chelsea. Tento de Matic. No primeiro tempo, Schürrle foi o jogador que mais desarmou em campo: seis vezes. O Chelsea conseguiu 52% da posse de bola, oito chutes (contra quatro dos mandantes) e efetuou 12 cruzamentos, enquanto o Sporting fez seis.
Chelsea perdendo muitos gols e Sporting não aproveita as chances na etapa complementar
Os clubes voltaram sem alterações no segundo tempo. E logo aos dois minutos, Nani arriscou do meio da rua e quase surpreendeu Courtois. A bola passou perto do gol, levando perigo. O lado esquerdo do Sporting era o mais acionado pelos Blues, Schürrle encontrava facilidade por aquele lado.
Vale ressaltar que o Sporting explorava o contra-ataque e que por duas ocasiões chegou com rapidez, principalmente nas costas de Ivanovic. Já o Chelsea encontrava muito espaço para fazer o que mais gosta, trocar passes, mas pecava na finalização.
Aos 54 minutos, Oscar recebeu passe de Filipe Luis, era ele e o goleiro, assim como Diego Costa no primeiro tempo, mas novamente, o Chelsea perdeu chance clara de gol. Aos 57 minutos, Schürrle saiu para a entrada de Willian, no mesmo minuto, Ivanovic recebeu amarelo após falta em Carrillo. Um minuto depois, Maurício matou contra-ataque de Diego Costa e recebeu o amarelo.
Após boas jogadas do Sporting, o Chelsea conseguiu diminuir o ritmo do jogo e se manter com grande parte da posse de bola. O clube português conseguia ameaçar em jogadas de velocidade, principalmente com Nani. Mas o Chelsea era mais efetivo e tinha números superiores, escanteios, arremates e como falado, posse de bola.
Aos 71 minutos, Mikel entrou no lugar de Oscar, no mesmo minuto, Hazard recebeu o amarelo. Três minutos depois, Filipe Luis foi amarelado pelo árbitro. Todos os cartões do Chelsea mostram a mudança do cenário da partida. Entre os minutos 70 e 80, o Chelsea recebia pressão maior e era coadjuvante na partida. O Chelsea dependia de cruzamentos e tinha dificuldade em chegar tocando na área dos mandantes.
Aos 79 minutos, Diego Costa saiu atrás do zagueiro, ganhou na corrida e finalizou no lado de fora da rede. Aos 81, Nani limpou o defensor londrino e bateu para o gol, Courtois só acompanhou a bola que saiu a direita da meta. Aos 83, Matic encontrou Diego Costa brilhantemente. O camisa 19 foi antecipado pelo goleiro evitando o que poderia ser o segundo do Chelsea.
Aos 86, o Chelsea teve mais uma oportunidade perdida. Filipe Luis cruzou e quase Diego Costa concluiu para o gol. Em resposta, Nani recebeu na ponta direita, cortou para o meio e bateu para o gol. A bola passou rente ao travessão, levando muito perigo ao arqueiro dos Blues.
Aos 89 minutos, Montero recebeu cruzamento e de cabeça, mandou a bola para a fora. Outra chegada do Sporting. O árbitro espanhol deu quatro minutos de acréscimo, jogo foi até 49. Aos 92, Salah perdeu chance nítida de gol após ótimo lançamento de Fàbregas. Por falar em Fàbregas, o espanhol levou cartão após matar contra-ataque.
Fim de jogo. O Chelsea venceu por 1 a 0 e é o líder do grupo na UEFA Champions League.
Ficha Técnica
Sporting Lisboa: Rui Patrício, Maurício (Paulo Oliveira 62), Sarr, Silva (Fredy Montero 81), Cedric, William Carvalho, Joao Mario, Adrien Silva, Slimani, Carrillo (Capel 81), Nani
Substitutos não utilizados: Marcelo, Jefferson, André Martins, Rosell.
Técnico: Marco Silva
Chelsea: Courtois; Ivanovic, Cahill, Terry, Filipe Luis; Matic, Fabregas; Schurrle (Willian 54), Oscar (Mikel 70), Hazard (Salah 84); Diego Costa.
Substitutos: Cech, Azpilicueta, Zouma, Remy.
Técnico: José Mourinho
Gol: Matic 34′
Estádio: José Alvalade
Árbitro: Antonio Mateu Lahoz (ESP)
Cartões Amarelos: Willian Carvalho, João Mário, Maurício e Cedric Soares (SPO) Ivanovic, Filipe Luis, Hazard e Fàbregas (CHE)