A partida de ida da semi-final da Capitol One Cup não foi como o Chelsea esperava. Criando boas chances e com mais posse de bola, os Blues foram derrotados pelo Swansea em pleno Stamford Bridge pelo placar de 2 a 0. Aplicados taticamente e seguros na defesa, os Swans se aproveitaram de duas falhas do zagueiro Ivanovic e venceram com gols de Michu e Graham. Demba Ba entrou no fim e descontou para os Blues, mas teve gol anulado devido a um impedimento milimétrico.
Com o resultado, o atual campeão europeu precisa vencer o segundo jogo por dois gols de diferença para forçar a prorrgação. O duelo decisivo, no Liberty Stadium ,será no dia 23 de janeiro.
Blues não aproveitam chances e Michu marca após falha de Ivanovic
A partida começou truncada no meio de campo, até Oscar fazer boa jogada aos 6′ e conseguir escanteio. Na cobrança de Mata, David Luiz tenta cabecear, mas não alcança e a defesa dos Swans até afasta o perigo, mas os Blues recuperam a posse, Fernando Torres cruza e Ivanovic finaliza por cima do gol.
Os mandantes passaram a dominar a partida. Com 7′, Ramires tocou para Ashley Cole tabelar com Hazard e conseguir escanteio, não aproveitado. Logo em seguida, Hazard recebeu um passe de Cahill e, após um belo corta luz, serviu Mata, mas o espanhol chutou para fora. Aos 10′, outra grande jogada azul, com Ramires triangulando com Oscar e Mata e obrigar o goleiro Tremmel a fazer boa defesa.
Com posse de bola e criatividade em altas, o Chelsea pecava na efetividade. Já o Swansea utilizava da marcação por pressão para tentar conseguir algo na partida. E foi assim que, aos 20′, a equipe do País de Gales chegou com perigo pela primeira vez, com o atacante Michu chutando de fora da área para a defesa de Turnbull em dois tempos.
Depois disso, a pressão anfitriã continuou. Ramires toca, a bola bate no defensor e volta para o brasileiro, que passa para Mata chutar em cima do zagueiro e Azpilicueta finalizar à esquerda do gol de Tremmel. Os 24′ o maestro espanhol cruza e Davies joga para escanteio e Oscar cobra na cabeça de Cahill, que erra o alvo. Em seguida, Hazard recebe após tiro de meta, parte em velocidade e serve Mata, mas o chute sai mal e o goleiro defende sem problemas.
Os Swans tiveram outra oportunidade aos 27′, quando Hernandes interceptou passe de David Luiz e tentou adentrar a área azul, beneficiado por erro de Ivanovic, mas o camisa 4 dos Blues resolve o problema ao recuperar a bola.
Aos 30′, outra bela jogada do Chelsea. Ramires toca para Oscar dar passe de calcanhar magistral e deixar Mata em boa posição, mas o maestro desperdiça. Logo depois, Torres recebe e toca para seu compatriota, mas ele não consegue chegar na bola e mais uma boa chance vai para a vala. Os mandantes continuam tentando, com Oscar recebendo lançamento de David Luiz e não conseguindo dominar.
Quem não faz, leva. O velho ditado futebolístico se tornou realidade quando o relógio marcava 38′. Após Ivanovic falhar e dar a bola de presenta para De Guzman, a revelação Michu chutou de for a da área e abriu o placar. Situação complicada para o time da casa. Logo depois, Hernandez recebeu cartão amarelo por falta em Oscar.
Tentando se redimir do erro que colocou o Chelsea atrás no marcador, Ivanovic finalizou com perigo e obrigou Tremmel a fazer grande defesa. Os Blues tentaram empatar, com David Luiz mandando a bola por cima do gol após cobrança de falta, mas foram para o intervalo com desvantagem.
Ivanovic volta a falhar e Graham sacramenta o resultado adverso
O segundo período começou na mesma toada do primeiro. Aos 47′ Chico foi advertido com cartão amarelo após falta em Torres. David Luiz cobrou, mas errou a mira. Os Blues continuaram tentando, com Hazard chutando para fora. Com 53′, Michu recebeu a bola e tentou a bicicleta, mas não deu muito certo e a bola passou longe do gol de Turnbull.
A pressão azul voltou, com David Luiz tentando mais uma vez cobrando falta para fora. Após boa jogada pela esquerda aos 57′, Mata deixou para David Luiz novamente tentar empatar, mas Tremmel fez outra grande defesa. Com 60′, Azpilicueta invadiu a área e conseguiu o escanteio, mas reclamou de um puxão de camisa.
Hazard apareceu aos 65′, disputando a bola com De Guzman e caindo, pedindo falta. Pouco depois, volta a ser derrubado e desta vez a arbitragem concordou com o belga. Na cobrança, Mata mandou pra fora, longe do gol galês. Rafael Benitez resolveu mexer no time e atender ao pedido da torcida, que não parava de cantar o nome de Lampard. O ídolo entrou no lugar de Ramires e teve trinta minutos para atuar.
O Swansea voltou a chegar. Michu é derrubado por Ivanovic, mas o lance não foi perigoso. Logo em seguida, Hazard cometeu falta em Ki e, na cobrança, Ashley Williams finalizou para a fácil defesa de Turnbull. Aos 76′, Michu volta a balançar a rede, mas a arbitragem marcou o impedimento, corretamente.
Fernando Torres foi lançado por Hazard, mas a bola foi forte demais para o domínio. Último segundo do espanhol na partida, sendo substituído por Demba Ba. Lampard finalizou de fora da área com 81′, mas Tremmel novamente defendeu. Aos 82′, ambos os times fizeram alterações: Marin no lugar de Oscar para o Chelsea e Graham na vaga de Michu pelo Swansea.
Tentando empatar de qualquer maneira, os Blues chegam novamente com David Luiz, que chuta pra for a. O novato Demba Ba apareceu com perigo aos 85′ e 86′, com dois cabeceios. O senegalês ainda disputaria bola com o goleiro e caiu, mas foi advertido com um cartão amarelo por simulação – inexistente, diga-se de passagem.
Aos 91′, Ivanovic recuou a bola pessimamente e Graham se aproveitou do erro fechar o placar de 2 a 0 para os visitantes. Demba Ba descontou em seguida, mas teve o tento anulado devido a um impedimento milimétrico. Ruim para o Chelsea que, com o apito final, foram vaiados e precisarão correr atrás do resultado na partida de volta, dia 23 de janeiro, no Liberty Stadium.
Estatísticas e Dados:
Chelsea (4-2-3-1): Turnbull; Azpilicueta, Ivanovic, Cahill e Cole; David Luiz, Ramires (Lampard – 70′), Hazard, Oscar (Marin – 82′) e Mata; Torres (Demba Ba – 80′)
Swansea (4-3-3): Tremmel; Rangel, Chico, Williams e Davies; Britton, De Guzman e Ki Sung-Yueng; Routledge (Tiendalli – 62′), Michu (Graham – 82′) e Hernandez.
Gols: Michu (38′) e Graham (90′)
Cartões Amarelos: Hernandes (41′), Chico (47′), Ba (90′)
Árbitro: Anthony Taylor
Público: 40.172