O Chelsea está em sua sétima semifinal de Champions League. Na última vez que chegou a essa fase, avançou e conquistou o título. Na ocasião, o adversário era o Barcelona. Agora quem está no caminho dos Blues é o também espanhol Atlético de Madrid. O primeiro jogo acontece no dia 22 de abril, no estádio Vicente Calderón. A partida em Stamford Bridge está marcada para o dia 30 do mesmo mês.
O Atlético é a sensação da Europa nesta temporada. É o líder do campeonato espanhol, deixando para trás os poderosos e ricos Barcelona e Real Madrid. Na Champions, o time venceu oito partidas e empatou duas. Mantém 100% de aproveitamento quando joga em casa e tem a melhor defesa da competição. Na fase de grupos, foi o líder do grupo G, que contava com Zenit, Porto e Áustria Viena. Passou pelo Milan nas oitavas, com um agregado de 5 a 1, e pelo Barcelona nas quartas, 2 a 1 no agregado.
Chelsea e Atlético já se enfrentaram três vezes em competições oficiais. Um empate e uma vitória para cada lado. A vitória dos Blues aconteceu na Liga dos Campeões da temporada 2009/10, quando as equipes foram do mesmo grupo. Em Londres, o Chelsea passou por cima com uma vitória por 4 a 0. Kalou marcou duas vezes, Lampard e Perea, contra, fizeram o restante dos gols. O empate aconteceu nesta mesma temporada. Em Madrid, o jovem Sergio Aguero e Didier Drogba marcaram dois gols cada. A vitória dos Colchoneros aconteceu na final da Supercopa em 2013. Dessa vez, quem passou por cima foi o Atlético. Uma vitória por 4 a 1 com direito a hat-trick de Falcao Garcia.
Mas tudo isso é passado. Para conhecer mais sobre o atual Atlético, o Chelsea Brasil preparou um Guia das Estrelas do time espanhol:
1 – Diego Simeone
Por mais que o time conte com ótimos jogadores, Diego Simeone pode ser considerado o principal responsável por esse momento do clube. Chegou a Madrid para a disputa da temporada 2011/12 e, de lá pra cá, conquistou três títulos: uma Copa do Rei, uma Europa League e a Supercopa contra o Chelsea. É adorado pelos jogadores, que, frequentemente, citam o treinador como responsável pelas vitórias. Com um futebol intenso, de muita marcação e objetividade, Simeone transformou o Atlético em uma das melhores equipes da Europa.
2 – Diego Costa
Substituto de Falcao García no comando de ataque do Atléti, Diego Costa é um dos principais atacantes na Europa nesta temporada e vive o melhor momento de sua carreira. Marcou sete gols em seis partidas na Liga dos Campeões e 26 em 31 aparições no campeonato espanhol. Cotado para jogar no Chelsea na próxima temporada, o atacante se caracteriza pela força física e poder de finalização. Depois de se recuperar de uma lesão na coxa que o tirou da segunda partida frente ao Barcelona e de um ferimento na perna esquerda provocado por um choque com a trave, Diego Costa mostrou que está recuperado e marcou um gol na última partida dos Colchoneros pelo campeonato nacional.
3 – Arda Turan
Camisa 10 do time de Madrid, Arda Turan é um dos responsáveis pelo bom desempenho ofensivo da equipe. Por mais que suas oito assistências e seus oito gols na temporada não chamem a atenção, a importância do turco para o bom funcionamento da equipe é grande. Além da qualidade nos passes e nos dribles, Turan recompõem bem quando o time não tem a bola, tornando-se um winger de muita qualidade. Pode atuar pelos dois lados do campo, embora jogue mais pela esquerda. Não à toa é desejado por grandes times europeus, como Barcelona e Manchester United.
4 – Koke
Um dos pilares da nova geração espanhola, Koke, de apenas 22 anos, ainda busca sua vaga para a Copa de 2014. Líder de assistências na liga nacional com 13, o espanhol ainda deu mais dois passes para gols na Champions League. Geralmente escalado na ponta direita, o jogador pode jogar também pelo meio e aberto na esquerda. A qualidade com a bola nos pés, cruzamentos precisos e passes para colocar seus companheiros em condição de marcar demonstra que o jovem tem futuro na seleção de seu país. Koke também marca gols. Tem sete no campeonato espanhol e um na Liga, o que selou a classificação contra o Barça.
5 – Thibaut Courtois
Um dos destaques dos Colchoneros é jogador dos Blues. Thibaut Courtois está em sua terceira temporada emprestado ao time de Madrid e vive seu melhor momento até agora. Após a polêmica em torno da sua participação na partida contra o time que detém seus direitos, Courtois deve mesmo jogar as partidas da semifinal. Se o Atlético tem a melhor defesa da Liga dos Campeões e do campeonato espanhol, deve parte disso ao seu goleiro. Alto (1,99 m), o belga tem muito reflexo e é visto como um dos melhores do mundo em sua posição.