França e Alemanha de André Schürrle duelam por uma vaga na semifinal

Getty
Pela 16ª vez consecutiva, a Alemanha está nas quartas de final (Foto: Getty Images)

Alemães e franceses se enfrentarão na primeira partida das quartas de final da Copa do Mundo. O atacante André Schürrle e seus compatriotas buscam o quarto título da competição, e para isso precisam passar pela seleção francesa, cujo elenco está bem mais unido do que na última copa, e vive um ótimo momento. A partida terá transmissão dos canais Rede Globo, Bandeirantes, ESPN Brasil, SporTV, Fox Sports, FoxSports 2 e Bandsports.

Na França, Griezmann deverá ser titular

Já o treinador da França, Didier Deschamps, deverá ter menos dúvidas na escolha dos jogadores titulares para a partida válida pelas quartas de final. Além disso, existe uma possível vantagem física, pois nas oitavas os franceses jogaram apenas 90 minutos contra a Nigéria (contra os 120 jogados pelos alemães na mesma fase). Provavelmente, a única mudança será a entrada de Antoine Griezmann no lugar de Olivier Giroud. A entrada do atacante da Real Sociedad na última partida foi essencial para os franceses, pois ele ofereceu mais poder ofensivo à equipe.

Mamadou Sakho está em boas condições físicas após ter sofrido uma lesão no tornozelo recentemente, mas dificilmente estará entre os titulares após a boa partida de Laurent Koscielny contra as Super Águias. A defesa dos franceses vem se destacando neste Mundial: sofreu gol em apenas uma das quatro partidas até então.

Mustafi é desfalque na Alemanha, mas Hummels deve voltar

Após a vitória sofrida contra a Argélia, com o jogo indo até a prorrogação, ainda restam dúvidas quanto à escalação para a partida contra os franceses. Apesar da dúvida inicial sobre se Phillip Lahm começaria jogando como meio-campista ou como lateral direito, Joachim Löw já confirmou que o jogador do Bayern continuará no meio-campo. O que talvez seja motivo de preocupação é a performance dos meias Mesut Özil e Mario Götze, que até agora não jogaram no nível esperado.

O setor defensivo da equipe germânica deverá ser reforçado pela volta de Mats Hummels. O jogador do Borussia Dortmund esteve ausente no confronto contra os argelinos por causa de uma gripe. E outros seis jogadores, incluindo Müller e Schweinsteiger, estão com sintomas de gripe, mas todos treinaram normalmente e deverão estar disponíveis. Apesar disso, Shkodran Mustafi desfalcará a Alemanha pelo restante do torneio, por causa de uma lesão no tornozelo. E mesmo após a boa atuação nas oitavas, Schürrle continuará no banco de reservas, sendo opção para o decorrer da partida.

Entrevistas pré-jogo

Didier Deschamps

reuters
Deschamps afasta um possível favoritismo dos franceses (Foto: Reuters)

Em entrevista coletiva, o treinador da França comentou sobre o desempenho de seus adversários em Copas do Mundo, e garante que o elenco não se sente pressionado para o confronto. “Nós estamos bem nesta Copa do Mundo e nós temos um grande adversário que está acostumado a esta situação.”

“Eles sempre chegam nas quartas, semifinais ou final, eles tem mais experiência na competição. Nossos pontos positivos são a competitividade de nossos jogadores, alguns deles jogam nos melhores clubes da Europa em alto nível, então precisamos uni-los. O fato de um jogador estar no elenco da seleção francesa significa que ele tem deveres e responsabilidades e todos estão preparados desde o início da nossa preparação para o torneio. Não tem pressão imposta nos jogadores, a história já foi e amanhã escreveremos uma nova página na história.”

André Schürrle

epa
Schürrle marcou cinco gols nas últimas cinco partidas pela Alemanha (Foto: EPA)

Em entrevista, o atacante dos Blues elogiou seus adversários, mas confia na força do elenco alemão para o confronto contra os franceses. “A França tem alguns fantásticos talentos individuais como [Paul] Pogba, [Karim] Benzema e [Mathieu] Valbuena. Eles tem muita qualidade técnica e são capazes de fazer gols em qualquer situação. Nós sabemos os pontos fortes deles, mas também sabemos os nossos. Contra a França precisamos jogar melhor que antes. Nós só temos que concentrar e jogar bem. Se nós pudermos fazer isso, conseguiremos derrotá-los.”

Curiosidades:

bob
A última partida de Copa do Mundo entre as duas equipes foi em 1986

– Nas últimas três partidas de Copa do Mundo entre França e Alemanha foram marcados 17 gols – uma média de 5,7 por jogo.
– A Alemanha fez dois ou mais gols nessas partidas: perdeu em 1938 (6-3), empatou em 1982, e passou nos pênaltis (3-3) e venceu em 1986 (2-0).
– O último confronto entre as duas equipes foi um amistoso realizado em fevereiro de 2013. Valbuena abriu o placar, mas a Alemanha virou com gols de Khedira e Müller.
– A Alemanha chegou nas semifinais das últimas três Copas. Nenhum país conseguiu o mesmo feito quatro vezes.
– Os alemães estão invictos nos últimos 15 jogos internacionais, o maior número entre os países remanescentes na competição.
– Nas últimas cinco vezes que a França passou da fase de grupos, eles chegaram nas semifinais (1958, 1982, 1986, 1998 e 2006).
– Os franceses perderam somente uma partida das dez jogadas no Brasil (6 vitórias e 3 empates).
– A França é o primeiro time que se beneficiou de dois gols contra em uma mesma edição de Copa do Mundo.
– Os Bleus acertaram a trave 6 vezes nesta Copa, o maior número desde Polônia e Argentina em 1986 (6).
– Thomas Müller (4 gols, 2 assistências) esteve envolvido diretamente em 66,7% dos gols da Alemanha nesta Copa.
– André Schürrle marcou cinco gols nas suas últimas cinco partidas internacionais.
– Miroslav Klose precisa de apenas um gol para se tornar o maior goleador de todas as Copas. Atualmente o alemão está empatado com Ronaldo (15 gols).

FICHA TÉCNICA

FRANÇA – ALEMANHA

Local: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)

Data: 3 de julho, sexta-feira

Horário: 13hs (horário de Brasília)

Árbitro: Nestor Pitana (ARG)

Auxiliares: Hernan Maidana e Juan Pablo Belatti (ARG)

FRANÇA: Lloris; Debuchy, Koscielny, Varane, Evra; Cabaye, Matuidi, Pogba; Griezmann, Benzema, Valbuena. Treinador: Didier Deschamps.

ALEMANHA: Neuer; Boateng, Mertesacker, Hummels, Höwedes; Kroos, Schweinsteiger, Lahm; Götze, Özil, Müller. Treinador: Joachim Löw.

Durante toda a Copa do Mundo, o Chelsea Brasil fará a cobertura do torneio, informando, com o já conhecido empenho, o dia-a-dia dos jogadores dos Blues.

Category: Competições

Tags:

Article by: Luís Barbosa