Chelsea e Southampton se enfrentaram neste sábado (30) pela 31ª rodada da Premier League, no St Mary’s Stadium, casa do Soton. Com desfalques de Juan Mata e Gary Cahill, o Chelsea foi derrotado pelo Southampton por 2 a 1. Lambert e Jay Rodriguez marcaram para os Saints; o capitão John Terry descontou. Com a derrota, o Chelsea perdeu a 3ª posição na tabela de classificação para o Tottenham, que venceu o Swansea por 2 a 0 no País de Gales, porém, os Spurs tem um jogo a mais. O Chelsea volta a campo já na segunda-feira (01) para enfrentar o Manchester United, pela semi-final da FA Cup.
Southampton domina e sai do primeiro tempo com vantagem
A exemplo do que fez pela 30ª rodada da Premier League quando venceu o Liverpool por 3 a 1 e foi soberano durante a partida, o Southampton fez o mesmo, hoje, contra o Chelsea. Com grande posse de bola e pressionando bastante a saída de bola, o Soton logo levou perigo. Aos 7 minutos, Jay Rodriguez finalizou após boa trama e levou perigo a Petr Cech. No minuto seguinte, a primeira grande chance da partida. Após bate-rebate dentro da área dos Blues, Lambert ficou com o rebote e chutou para o gol, obrigando o sérvio Ivanovic a travar de carrinho na hora certa.
Eram 17 minutos de partida, o Southampton tinha 73% de posse de bola, e a consequência disso com o tempo foi ficando mais óbvia: o time da casa ia abrir o placar. E isso aconteceu aos 23 minutos após uma boa troca de passes no campo ofensivo do Soton que deixou Jay Rodriguez na cara do gol; com tranquilidade, ele apenas tirou de Cech e abriu o placar. A resposta do Chelsea seria imediata, já que Torres recebeu e fez o gol. Porém, o árbitro já havia marcado o impedimento.
Após o gol, o Chelsea melhorou no jogo e, momentaneamente, equilibrou as ações. Aos 33 minutos, os Blues “acharam” um gol. Escanteio cobrado por Marko Marin, que encontrou o capitão John Terry sozinho para testar forte e empatar a partida. Gol importante para manter o Chelsea entre os três primeiros da Premier League. Entretanto, não houve tempo para comemorar, pois aos 35, mais um golpe dos mandantes. Jay Rodriguez avançou e sofreu falta a quase 30 metros da meta do Chelsea, mas para Lambert não houve problema. Cobrança forte e com efeito, Cech até encostou na bola, mas não foi o suficiente, 2 a 1 para o Southampton. O time da casa terminou o primeiro tempo com 60% de posse de bola, e com supremacia dentro de campo, foi para o intervalo com vantagem.
Chelsea joga mais no segundo tempo, mas sai de campo derrotado
O segundo tempo começou com outro panorama. O Chelsea equilibrou com as ações e levou mais perigo desde os minutos iniciais. Moses abriu para Lampard, que chutou e obrigou Davis a fazer uma grande defesa com os pés, mas o impedimento já estava marcado. Pouco tempo depois, Lampard novamente participou, deixando Marin em boas condições para a finalização, mas o mesmo acabou sendo travado na hora do arremate.
Poupado por Benítez, Hazard entrou aos 5 minutos do segundo tempo para tentar dar mais qualidade ao setor ofensivo do Chelsea. Aos 8, Torres cobrou falta rápida para Azpilicueta, que rolou para Moses chutar com perigo. Demorou 21 minutos para o Southamptom assustar pela primeira vez no segundo tempo, e foi com Jay Rodriguez, que fazendo grande jogo, chutou obrigando Cech a fazer defesa para o meio da área, Terry apareceu para afastar.
O volume de jogo do Chelsea foi muito maior durante a segunda etapa, mas as chances criadas realmente não eram das melhores. Lampard entregou a bola duas vezes em boas condições para Moses, que não aproveitou. Hazard, que entrou e caiu na maioria das vezes pelo lado direito do campo, criou por ali boa oportunidade, deixando dois adversários para trás e chutando cruzado, com perigo.
Nos minutos finais, o Chelsea teve uma falta frontal com Lampard, que acabou desperdiçando, mandando por cima. Com pouca empolgação, o jogo foi se encaminhando para o final com boa vitória dos mandantes, que ainda manteram a posse de bola nos últimos minutos. Vitória importante para o Southampton, que se afasta da zona de rebaixamento, e pode respirar mais aliviado.
Ficha técnica
Southampton (4-4-2): Boruc (Davis – intervalo); Clyne, Yoshida, Hooiveld, Shaw; Puncheon (Ward-Prowse – 62′), Schneiderlin, Cork, S Davis (Fox – 85′); Lambert, Rodriguez.
Reservas não utilizados: Fonte, Forren, Do Prado.
Chelsea (4-2-3-1): Cech; Azpilicueta, Ivanovic, Terry, Bertrand; Mikel (Ramires – 71′) , Lampard, Moses, Oscar (Benayoun – 76′) , Marin (Hazard – 50′); Torres.
Reservas não utilizados: Turnbull, Cole, David Luiz, Ba.
Gols: Jay Rodriguez (23′), Terry (33′), Lambert (35′)
Cartões amarelos: Lambert (Southampton), Torres (Chelsea)
Estádio: St Mary’s Stadium
Público: 31,779
Árbitro: Jon Moss