Em jogo pegado, Chelsea perde para o City e se afasta dos líderes

(Foto: Renan Santos / Designer Gráfico Chelsea BR)
(Foto: Renan Santos / Designer Gráfico Chelsea BR)

Quatro pontos atrás do rival celeste, o Chelsea foi ao Etihad Stadium, enfrentar o vice-líder da Premier League, no duelo das duas melhores defesas da competição. Depois da sofrida classificação diante do Sparta, na última quinta-feira, pela Liga Europa, os Blues tinham a chance de ficar a apenas um ponto do atual campeão inglês. Além disso, a vitória da outra equipe de Manchester, no sábado, obrigava os dois times a conquistarem os três pontos para não ficarem ainda mais distantes do líder na tabela.

Demonstrando superioridade e maior posse de bola, o City era quem ameaçava mais na primeira etapa. Sempre atentos, a dupla David Luiz e Cahill seguravam as chegadas do time da casa. Mas, as dificuldades na saída de jogo limitavam os Blues a evitar o pior nos 45 minutos iniciais em Manchester. O Chelsea não conseguiu resistir à pressão dos anfitriões e sofreu dois gols na segunda etapa: Yaya Touré e Tevez decretaram a vitória dos Citizens. O resultado colocou os Blues ainda mais distantes das primeiras posições.

Domínio celeste e boa atuação defensiva dos Blues marcam primeiro tempo

Com menos de um minuto de jogo, o meia Yaya Touré recebeu de Agüero, na entrada da área, e mandou, de chapa, para o gol, obrigando o goleiro Cech a cair para fazer a primeira defesa da partida. Pressionado no campo de defesa, o Chelsea tentava, aos poucos, ultrapassar a linha do meio de campo, mas erros na saída de jogo complicavam a vida dos visitantes.

Aos 14 minutos, David Silva cobrou escanteio pela direita, Nastasic apareceu para cabecear forte, e Cech teve que salvar a queima roupa. Os donos da casa continuavam melhores e o atacante Kun Agüero teve a chance de marca o primeiro: após saída errada da defasa dos Blues, a bola sobrou para David Silva, que achou o argentino no outro lado. O camisa 16 driblou Cech, mas acabou perdendo e controle e ela saiu pela linha de fundo.

Na tentativa de esfriar a partida, o Chelsea acabou provocando um verdadeiro rodízio de faltas dos Citizens, que, com quase meia hora de jogo, já haviam paralisado a partida nove vezes, contra nenhuma dos visitantes. Até que Jack Rodwell recebeu o primeiro amarelo no City of Manchester. O próprio Rodwell levaria mais um susto à torcida dos Blues, ao se antecipar a David Luiz e cabecear por cima do gol de Cech, depois do cruzamento de Clichy. Não demorou muito para Ramires também ser advertido pelo árbitro: o brasileiro cometeu falta em Touré.

Aos 38, uma boa troca de passes do City terminou no cruzamento para Zabaleta, que soltou a bomba, de primeira, de fora da área. Mas Cahill colocou a cabeça na frente, interrompendo a trajetória da bola, que caminhava em direção ao gol. Dois minutos depois, Rodwell bateu forte, de longe, e Cech mandou para escanteio. Na cobrança, o camisa 17 levou a melhor sobre a zaga dos Blues e cabeceou em cima do arqueiro tcheco.

O jogo pegado de ambas as equipes acabou gerando mais cartões e os Sky Blues Kolo Touré e Pablo Zabaleta também receberam o sinal amarelo na reta final do primeiro tempo que, após acrescidos dois minutos, foi encerrado pelo árbitro Andre Marriner, e o zero não saiu do placar nos primeiros 45 minutos em Manchester.

Yaya Touré e Tevez garantem triunfo dos Sky Blues

Na volta do intervalo, foram os anfitriões que deram as caras primeiro. Aos 2 minutos, David Silva corrigiu o erro de Aguëro, fez boa jogada individual e cruzou para o argentino que, na marca do pênalti, mandou para fora. Pouco depois, Hazard tentou dar a resposta: o belga avançou pela esquerda e chutou sem sustos para Hart, que segurou com tranquilidade.

Aos 5 minutos, Demba Ba recebeu em profundidade, ganhou de Kolo Touré, driblou Hart e foi derrubado pelo goleiro da seleção inglesa: pênalti que o árbitro não teve dúvidas em assinalar. Na cobrança, Lampard bateu fraco, no canto direito do goleiro que acabou fazendo a defesa, evitando o que seria o 200° gol do número 8 com a camisa do Chelsea. Na sequência, o italiano Roberto Mancini mexeu pela primeira vez e colocou o atacante argentino Carlos Tevez, sacando o meia Rodwell do jogo.

O City teve nova chance com Agüero, aos 11: o camisa 16 recebeu belo passe de Milner, ficou na cara de Cech, mas, na tentativa de jogar por cima, acabou mandando para fora.  Seis minutos mais tarde, Yaya Toré pegou passe na entrada da área, passou por Mikel e bateu colocado, no canto esquerdo de Cech, para fazer 1 a 0 para o vice-líder da Premier League.

Foi então que Rafa Benítez resolveu modificar sua equipe pela primeira vez no jogo: o nigeriano Victor Moses, recém-chegado da Copa Africana de Nações, substituiu Lampard, aos 22 da etapa final. Um minuo depois, foi a vez do brasileiro Oscar entrar na vaga de Hazard.

Aos 30, Ivanovic recebeu dentro da área, mas foi travado na hora do chute. Seis minutos depois, Fernando Torres substituiu Mikel, na última alteração de Benítez no jogo. A tentativa dos Blues de ir para cima em busca do empate foi frustrada pelo argentino Carlos Tevez: aos 39, David Silva rolou, na entrada da área, para o baixinho chutar forte no canto direito, sem chances para Cech.

Com 2 a 0 no placar, a equipe da casa se aproximava da vitória, o que deixava o time de Roberto Mancini vivo na perseguição ao líder Manchester United. Sem muito a fazer, o Chelsea ainda chegou com David Luiz, que, de longe, chutou para fora, após pegar o rebote da zaga celeste. Nasri e Lescott ainda entraram no lugar de Agüero e Silva, respectivamente; e os quatro minutos de acréscimo não alteraram a situação dos londrinos na partida. Com a derrota, os Blues saíram de vez da briga pelo título e vão ter que lutar para segurar a vaga na próxima UEFA Champions League.

Ficha técnica

Chelsea (4-2-3-1): Cech; Ivanovic, Cahill, David Luiz, Ashley Cole; Mikel (Fernando Torres – 36’, 2° tempo), Lampard (Moses – 22’, 2° tempo), Ramires, Mata, Hazard (Oscar- 23’, 2° tempo); Demba Ba

Suplentes não utilizados: Turnbull, Terry, Azpilicueta, Bertrand

Manchester City (4-2-3-1): Hart; Zabaleta, K Toure, Nastasic, Clichy; Rodwell (Tevez – 7’, 2° tempo), Javi Garcia; Milner, Y Touré, David Silva (Lescott 47’, 2° tempo); Agüero (Nasri – 45’, 2° tempo).

Suplentes não utilizados: Pantilimon, Kolarov, Sinclair, Džeko.

Gols: Yaya Touré (MC – 17’, 2° tempo) e Tevez (MC – 39’, 2° tempo)

Cartões amarelos: Rodwell (MC – 29’, 1° tempo), Ramires (CHE – 36’, 1° tempo), Kolo Touré (MC – 39’, 1° tempo), Zabaleta (MC – 42’, 1° tempo)

Árbitro: Andre Marriner

Estádio: Etihad Stadium/City of Manchester

Público: 47,256

Category: Competições

Tags:

Article by: Chelsea Brasil

Somos o Chelsea Brasil, marca oficialmente reconhecida pelo Chelsea no Brasil e especializado em conteúdos e na comunidade de torcedores do Chelsea no Brasil.