Em jogo movimentado, David Luiz marca no último lance e Chelsea vence na Suíça

(Foto: Renan Santos/Designer Gráfico do Chelsea BR)
(Foto: Renan Santos / Designer Gráfico do Chelsea BR)

Nesta quinta-feira, o Chelsea foi até a Suíça para enfrentar o forte time do Basel pela semi-final da Liga Europa. Com gol decisivo de David Luiz no último minuto de partida, o Chelsea bateu os mandantes pelo placar de 2 a 1 e agora vai a Londres com excelente vantagem para garantir sua vaga na final. Moses foi o responsável pelo primeiro gol da partida, que ainda teve Schar descontando para o time da casa.

Poupando Juan Mata, Rafa Benítez iniciou a partida com Lampard jogando como seu principal articulador de jogadas. Ashley Cole e Cahill, que ficaram mais de um mês afastados por lesão, voltaram a ser relacionados para uma partida. Cole começou entre os 11 titulares, enquanto Cahill foi opção no banco de reservas.

Chelsea faz primeiro tempo seguro e vai para o intervalo com vantagem

Os primeiros minutos de partidas tiveram o Basel, mandante da partida, marcando sob pressão e dificultando o trabalho de posse de bola do Chelsea. Aos 4 minutos, os suíços já levaram perigo com El Nenny, que colocou bola na área e quase surpreendeu o goleiro Petr Cech. Na sequência, foi a vez de Stocker levar perigo após investida pelo lado esquerdo.

Porém, não demorou muito para o Chelsea equilibrar as ações e até ter certa superioridade sobre o Basel. Depois de  algumas tentativas sem sucesso com Fernando Torres e Victor Moses, os Blues conseguiram, aos 12 minutos, em um escanteio, abrir o marcador. O cruzamento saiu dos pés de Lampard que encontrou o nigeriano Moses em ótimas condições de concluir para o gol defendido por Sommer. Ivanovic também estava no lance, mas o gol foi validado pela arbitragem para Moses.

Após sair em desvantagem no placar, o Basel se viu obrigado a pressionar para alcançar o gol de empate, e por muito pouco não conseguiu alcançar seu objetivo. Aos 16, Schär acertou uma bomba e Cech espalmou para escanteio. Após a cobrança curta, Stocker escapou pela esquerda e entregou para Salah, que foi travado por David Luiz na hora de finalizar.

Após o início de jogo extremamente movimentado, as duas equipes acabaram não criando boas chances por um bom tempo, e perto do final da primeira etapa, o Chelsea foi quem cresceu e quase ampliou sua vantagem. Aos 33, Fernando Torres recebeu passe de Hazard e finalizou de fora da área, obrigando boa defesa do goleiro. Minutos depois, Sommer teve que trabalhar novamente, praticando boa defesa após chute de Ramires. Momentos depois o primeiro tempo se encerrou e o Chelsea foi com boa vantagem para o vestiário.

Chelsea é dominado, sofre empate, mas David Luiz garante a vitória no último lance

A etapa complementar começou e o Basel se via obrigado a buscar uma postura ofensiva. E logo aos 3 minutos, Stocker quase deixou sua marca após se livrar da marcação e chutar rasteiro rente a trave da meta defendida por Cech.  Pressionando a saída de bola do Chelsea, os mandantes quase pagaram caro pela ofensividade. Aos 8 minutos, Hazard puxou contra-ataque com muita velocidade pelo lado esquerdo e deu passe na medida para Fernando Torres. O espanhol finalizou com muito perigo e a bola foi no travessão, assim quase ampliando a vantagem dos Blues.

A pressão do Basel se manteve durante quase todo o segundo tempo, com a equipe quase chegando ao gol principalmente com seu centroavante Steeler, que teve boas chances de empatar a partida aos 12 minutos, quando cabeceou para fora quando estava livre de marcação, e aos 22, depois de receber bom passe de Frei dentro da área e ser travado na hora de finalizar. Jogando muito pouco e vivendo a base de contra-ataques, o jogo do Chelsea no segundo tempo parecia ser exclusivamente defensivo, apenas se preocupando em defender a vantagem. E sem ser convincente em contra-ataques, os Blues sofriam grande pressão.

Aos 28, Díaz quase empatou o jogo, após receber pelo lado esquerdo e bater colocado. A bola passou por cima da meta defendida por Cech. Minutos depois, foi a vez de Dragovic ter uma boa investida no campo de ataque e obrigar o goleiro trabalhar. Aos 40 minutos, o time mandante acabou, enfim, fazendo por merecer. Depois de cruzamento na área, Azpilicueta disputou lance com Stocker e árbitro marcou penalidade máxima. Schar cobrou colocado no canto direito, tirando do alcance de Petr Cech e empatando o placar da partida.

Mas ainda havia tempo, e o Chelsea, dominado durante toda a segunda etapa, achou seu gol já nos acréscimos. Falta muito perigosa pertinho da área que David Luiz assumiu, cobrou, e guardou. A bola morreu no cantinho da meta defendida por Sommer, assim garantindo a vitória do Chelsea no último lance da partida, que garantiu um grande resultado para o jogo da volta, em Londres.

Ficha técnica

Basel (4-4-2): Sommer;  Degen, Schar, Dragovic, Park; Frei,  Salah (Degen – 78′), Die (Diaz – 60′) e Elneny (Zoua – 65′); Stocker e Streller.

Reservas não utilizados: Vailati, Sauro, Steinhofer, Cabral.

Chelsea (4-2-3-1): Petr Cech; Azpilicueta, Ivanovic, Terry, Ashley Cole; David Luiz, Ramires; Moses, Lampard (Oscar – 79′) e Hazard (Mata – 71′); Fernando Torres.

Reservas não utilizados: Turnbull, Cahill, Bertrand, Mikel,  Benayoun.

Gols: Moses (12′), Schar (87′), David Luiz (90 +4′)

Cartões Amarelos: Dragovic, Degen (Basel), Ashley Cole, David Luiz (Chelsea)

Estádio:  St’ Jakob Park

Árbitro: Pavel Kralovec

Category: Competições

Tags:

Article by: Chelsea Brasil

Somos o Chelsea Brasil, marca oficialmente reconhecida pelo Chelsea no Brasil e especializado em conteúdos e na comunidade de torcedores do Chelsea no Brasil.