O Chelsea foi até Newcastle enfrentar o time da casa nessa tarde de sábado (2), em St’ James Park, pela 25ª rodada da Premier League. Em jogo intenso e com duas viradas, o reforçado Newcastle bateu o irregular Chelsea por 3×2, com gols de Sissoko (2) e Gutiérrez. Lampard e Mata descontaram para os Blues. Agora, o Chelsea vê a chance de título, que já era muito pequena diminuir ainda mais, e até o terceiro lugar, que já parecia certo, agora é bastante ameaçado. O time de Rafa Benítez volta a campo diante do Wigan, no próximo sábado em Stamford Bridge.
Melhor, Newcastle abre o placar no primeiro tempo
A partida começou com as equipes se estudando bastante, sem nenhuma chance de gol nos primeiros minutos. De início, o destaque foi para Demba Ba; o atacante ex-Newcastle foi vaiado a cada vez que pegou na bola. Durante a semana, Ba revelou que não sentiria a pressão das arquibancadas.
Após 10 minutos de partida, já se percebia que a iniciativa era do Newcastle, que vinha mantendo a posse de bola, marcava bem e não deixava o Chelsea jogar. Apesar de jogar a base de chutões, a primeira boa chance foi dos Blues. Aos 14, Mata fez ótimo lançamento para Bertrand, que cruzou para dentro área e Lampard, de primeira, chutou forte e com perigo ao gol de Tim Krul. Mas os donos da casa responderam rapidamente. Após desatenção de Ramires na saída de bola, Cabaye deu bom passe para Cissé, que em posição duvidosa, finalizou para boa defesa de Petr Cech.
30 minutos de jogo, e os Magpies continuavam melhores. Marcando sob pressão e arriscando bons chutes de fora da área, o Newcastle fazia um grande jogo. O Chelsea apostava em contra-ataques, e daí veio a melhor chance da partida até então. Aos 31, Lampard fez lançamento preciso para Demba Ba, que finalizou para defesa de Krul, no rebote, o próprio Ba cabeceou e a bola passou muito próxima do gol. No lance, Ba se chocou com Coloccini e acabou fraturando o nariz, fazendo o jogador ficar alguns minutos fora de campo para controlar um sangramento.
O Newcastle respondia as chances à altura, e minutos depois Cech fez defesa milagrosa em finalização de Cissé. Na sequência, aos 40 minutos, veio o golpe. Após cruzamento excelente de Santon, Jonas Gutiérrez apareceu entre a zaga do Chelsea e cabeceou firme, no canto, sem chances para Cech. Para piorar a situação dos Blues, Ba acabou sendo substituído ainda antes do intervalo, por conta do sangramento no nariz. Torres entrou. Após isso, o primeiro tempo acabou em 1×0 para os mandantes.
Chelsea volta bem para o segundo tempo e vira o jogo
O inicio da segunda etapa foi bastante parecido com o primeiro tempo. Jogo morno, de bastante marcação por parte do Newcastle e pouca criatividade do Chelsea. Levamente melhor, o Chelsea tinha controle de bola no campo de ataque e o gol veio dos pés de quem sabe. Aos 54 minutos, Cole tocou para Frank Lampard, que dominou e soltou uma bomba de fora da área. Golaço do camisa 8 dos Blues, o de número 197 pelo clube, no qual ele segue como segundo maior marcador da história. Além disso, Lampard agora é o artilheiro da equipe na Premier League, com 10 gols.
Após o gol, o Chelsea parecia outro. Mais solto, criando, a equipe não deixou mais o Newcastle jogar. E minutos depois, veio a virada. Fernando Torres fez a parede, e a bola caiu nos pés de Juan Mata que bateu colocado e fez um golaço. O espanhol também chegou a 10 gols, empatando com Lampard na artilharia.
A estratégia de forte marcação do time da casa teve que mudar, e o jogo ficou “lá e cá”. O Chelsea tentava manter sempre a bola em seus pés, fazendo o relógio correr, e criando chances, como a boa subida de Oscar pela esquerda, enquanto o Newcastle tentava recuperar a bola e partir para um contra-ataque. E foi assim que os Magpies empataram o jogo. Aos 67, aproveitando a defesa desprotegida do Chelsea, o estreante Gouffran partiu em velocidade pela esquerda e finalizou, Cech espalmou, Sissoko aproveitou e fez seu primeiro gol com a camisa do Newcastle. 2×2 e um grande jogo em St’ James Park.
A partir daí o jogo ficou corrido, mas sem grandes chances pra nenhum dos lados. Apoiado por sua vibrante torcida, que não parou por um minuto durante o jogo, o Newcastle foi premiado. Aos 89, Sissoko recebeu a bola na entrada da área e disparou em direção do gol de Cech, pegando o contra-pé do goleiro dos Blues, mais um belo gol na partida, mais um gol de Moussa Sissoko, mais um tropeço do Chelsea de Rafa Benítez.
Ficha técnica
Newcastle (4-2-3-1): Krul; Debuchy, Coloccini, Perch, Santon; Taylor, Cabaye, Sissoko (Yanga-M’Biwa – 90′), Gutierrez, Gouffran; Cissé (Marveaux – 84′).
Substitutos não utilizados: Elliot, Anita, Bigirimana, Obertan, Shola Ameobi.
Chelsea (4-2-3-1): Cech, Ivanovic, Terry, Cahill, Cole; Ramires, Lampard, Mata, Oscar, Bertrand; Ba (Torres – 43′).
Substitutos não utilizados: Turnbull, Ferreira, Azpilicueta, Ake, Benayoun, Marin.
Gols: Gutiérrez (41′), Lampard (55′), Mata (61′), Sissoko (68′ e 90′).
Estádio: St James Park.
Público: 52,314.
Árbitro: Howard Webb.