Em jogo de oito gols, Tottenham bate o Chelsea, que agora divide liderança com o City

Link permanente da imagem incorporada
Festival de gols e vitória do Tottenham (Foto: Getty Images)

Boas entradas de ano novo? Não para o Chelsea. Jogando o derby londrino frente ao Tottenham, fora de casa, os Blues iniciaram as suas atividades em 2015 com derrota, a segunda na Premier League 2014/15. Com gols de Harry Kane (2), Rose, Chadli e Townsend, os mandantes venceram, de virada, o então líder da Premier League, por 5 a 3. O time comandado por José Mourinho descontou com Diego Costa, Eden Hazard e Terry.

A derrota acabou deixando Manchester City e Chelsea juntos na liderança, já que os Citizens venceram o Sunderland na rodada e empataram em pontos com o Chelsea (46). Neste momento, os dois times tem exatamente o mesmo saldo de gols e gols marcados. Os Blues terão a chance de retornar ao topo (isolado) no sábado, contra o Newcastle, no Stamford Bridge.

O Chelsea começou o jogo deste sábado sofrendo pressão, mas segurou as pontas. O gol inicial, marcado por Diego Costa, deu confiança ao time, que poderia ter ampliado. Oscar perdeu uma chance em momento chave, e o Tottenham voltou a assumir o controle, empatando e virando o jogo ainda no primeiro tempo. A etapa emplementar serviu apenas para confirmar a boa vitória do Tottenham, que alcançou vaga no G-5.

Diego Costa abre o placar, mas Chelsea sofre virada

A partida começou com muito estudo. Por parte do Chelsea, toque de bola defensivo, e do Tottenham, ligações diretas. E foi do time mandante o primeiro momento de perigo, quando o belga Chadli, aos 3 minutos, finalizou de fora e fez com que seu compatriota Courtois trabalhasse. Logo depois, Walker avançou pela direita, passou por Azpilicueta e cruzou, mas a defesa blue afastou a redonda. Aos 9, Townsend cortou pelo meio e tocou para Mason, que chegou em boas condições de finalizar mas foi parado por Azpilicueta.

O Tottenham continuava mais efetivo. Aos 12, o Chadli recebeu pela esquerda e driblou Chadli, mas na sequência foi travado por Cahill. No contra-ataque, Fàbregas teve boas condições de finalizar, mas preferiu buscar Willian, que por pouco não chegou para concluir. Aos 16, após bate rebate, Chadli novamente apareceu, desta vez com uma bicicleta, mas Courtois novamente defendeu.

Apesar da encurralada nos minutos iniciais, os Blues conseguiram sair (em grande estilo) da situação. Aos 18, em contra-ataque, Hazard entortou Rose e finalizou contra a meta de Lloris. A bola bateu na trave, e voltou oferecida para Oscar, que finalizou. Antes que a pelota entrasse, Diego Costa beliscou-a e “roubou” o tento para si. 1 a 0 para o Chelsea.

Após o gol, o Chelsea ganhou respaldo para atacar. E por muito pouco o placar não foi ampliado. Aos 23, em novo contra-ataque, Diego Costa deixou Oscar em excelente condição para marcar. Porém, desequlibrado, o camisa #8 finalizou com a pontinha do pé, e a bola passou à direita da meta de Lloris. Depois da chance desperdiçada, o castigo acabou vindo.

Aos 28 minutos, o centroavante Harry Kane recebeu do lado esquerdo, fintou dois marcadores e finalizou com extrema felicidade de fora da área. A bola, com muito capricho, entrou no canto esquerdo da meta de Courtois. Um lindo gol.

Posterior ao tento de Kane, o jogo voltou ao seu estágio inicial. Sem se arriscar tanto, os times protagonizaram aos menos dez minutos de certa melancolia. Do lado do Chelsea, Fàbregas, com duas enfiadas de bola interessantes, foi quem mais apareceu. Pelo Spurs, Chadli seguia incomodando e chegou a carimbar a trave, mas a bandeira já havia subido.

Na parte final da primeira etapa, o destaque da primeira etapa voltou a fazer sua graça. Aos 43 minutos, depois de arrancada e bom passe de Eriksen, o infernal Chadli saiu na cara do gol e tirou de Courtois. A bola foi na trave, mas o rebote acabou sendo concluído por Rose, que virou para o Tottenham. E poderia ficar pior.

Já nos acréscimos, Cahill chegou atrasado em dividida com Kane e acabou derrubando o atacante. Pênalti indiscutível que foi cobrado e convertido por Townsend. 3 a 1 e final de primeiro tempo.

Segundo tempo infestado de gols confirma vitória do Tottenham

O Chelsea voltou para o segundo tempo com Ramires no lugar de Oscar, e um pouco mais de pressão do Tottenham. Em cima na saída de bola, os mandantes logo viram a sua energia novamente dar resultado. Aos 7 minutos, Kane recebeu da esquerda, passou fácil por Matic e finalizou no canto, fazendo o seu segundo na partida, o quarto do Tottenham.

O Chelsea repondeu minutos depois. Aos 15, após pixotada de Fazio, Hazard tabelou com Fàbregas e chutou firme, no canto de Lloris, para diminuir e dar alguma esperança ao torcedor. Após o gol, Maurício Pochettino tirou Townsend e colocou mais um volante, praticamente abdicando de atacar. Com domínio, os Blues passaram a jogar soltos no campo de ataque e Azpilicueta, após lindo passe de Hazard, quase fez o terceiro. Destaque para a monumental defesa de Lloris.

Apesar do domínio momentâneo, o Chelsea não conseguiu se aproximar mais do marcador, e viu sua situação, inclusive, piorar. Aos 31 minutos, após tabela de Kane e Paulinho, Chadli, grande destaque da partida, tirou de Courtois e fez o quinto gol dos Spurs.

A parte final de jogo ainda teve bons momentos. Aos 37, Ramires finalizou com perigo, mas para fora. Depois, aos 42, Terry tentou dignificar um pouco a mais a derrota do Chelsea, marcando após jogada de Hazard. Não perca as contas: 5 a 3.

Nos acréscimos, em jogada praticamente sem ângulo, Fàbregas acertou a trave do Tottenham. Mas nada além disso. Fim de jogo e derrota do Chelsea em festival de gols.

FICHA TÉCNICA

Tottenham (4-2-3-1): Lloris (c), Walker, Fazio, Vertonghen, Rose (Davies 80′); Bentaleb, Mason (Dembelé (14′); Chadli, Eriksen, Townsend (Paulinho 65′); Harry Kane

Reservas não utilizados: Vorm, Chiriches, Stambouli, Soldado

CHELSEA (4-2-3-1): Courtois; Ivanovic, Cahill, Terry (c), Azpilicueta; Matic, Fabregas; Willian (Salah 71′), Oscar (Ramires int), Hazard; Diego Costa

Reservas não utilizados: Cech, Zouma, Mikel, Remy, Drogba

Gols: Hazard (18′), Kane (28′, 52′), Rose (43′), Townsend (45+2′), Hazard (61′), Chadli (78′), Terry (87′)

Cartões amarelos: Bentaleb, Paulinho, Fàbregas

Estádio: White Hart Lane

Árbitro: Phil Dowd

Category: Competições

Tags:

Article by: Chelsea Brasil

Somos o Chelsea Brasil, marca oficialmente reconhecida pelo Chelsea no Brasil e especializado em conteúdos e na comunidade de torcedores do Chelsea no Brasil.