
Na tarde deste sábado, Chelsea e Tottenham fizeram o derby da rodada pela Premier League. Defendendo a liderança, os Blues passaram por cima e conquistaram uma vitória de 4 a 0 dentro do Stamford Bridge. Eto’o, Hazard e Ba (2x) marcaram os gols do Chelsea. A partida foi marcada por falhas na defesa dos Spurs, que “entregaram o ouro” três vezes para os donos da casa.
Os Blues começaram a partida com algumas novidades. A primeira foi a entrada de Ramires no time titular, na vaga de Willian, que há bastante tempo não frequentava o banco de reservas. A dupla de volantes mais uma vez foi formada por Lampard e Matic, e, na linha de três no meio de campo, Schurrle se manteve como titular após o hat-trick diante do Fulham, assim deixando Oscar mais uma vez entre os suplentes. No ataque, Torres seria o titular, mas lesionou-se no aquecimento, assim dando oportunidade para Samuel Eto’o.
Chelsea e Tottenham fazem primeiro tempo movimentado, mas não saem do zero
O Chelsea começou a partida na pressão. Logo nos primeiros segundos, Eto’o recebeu enfiada de Hazard e ia saindo cara a cara com Lloris, mas foi assinalado um equivocado impedimento, visto que a condição do camaronês era boa. Na sequência, aos 4 minutos, os papeis se inverteram. Bola lançada de Eto’o para Hazard, que driblou o goleiro mas acabou errando o alvo.
Após a blitz azul no começo de jogo, a partida ficou um pouco mais truncada, com algumas faltas e inclusive um cartão amarelo mostrado para Bentaleb. Somente aos 13 minutos um dos times voltou a assustar, o foi o Tottenham. Adebayor conseguiu enganar a marcação e soltou do lado esquerdo para Bentaleb, que chutou cruzado e levou muito perigo para a meta de Cech. O time do norte de Londres, inclusive, vivia um momento bom dentro da partida, com mais posse de bola e criando algumas oportunidades, como as de Walker aos 18 e de Sandro aos 22 minutos, ambas exigindo intervenções de Cech.
O Chelsea respondeu aos 28 minutos, com duas chances. Primeiro, Lampard levantou na área e a bola encontrou a cabeça de Matic, que cabeceou para fora. Depois, Eto’o recebeu livre, invadiu a área e bateu na rede pelo lado de fora. Aos 35, foi a vez do Tottenham chegar, após Walker roubar bola de Hazard e chutar cruzado. Cech defendeu sem dificuldades.
Nos minutos finais, as defesas prevaleceram. Aos 40, Kaboul tentou finalizar, mas Azpilicueta cortou. Na sequência, o Chelsea tentou responder com algumas bolas levantadas na área, mas nenhuma delas chegou a assustar os defensores do Tottenham, que contribuíram para que o jogo fosse empatado para o intervalo.
Defesa do Tottenham bobeia e permite massacre do Chelsea na segunda etapa
O segundo tempo começou com poucas (ou até mesmo nenhuma) oportunidade de gol. As defesas seguiam fazendo um jogo bastante sólido, até que Vertonghen resolveu jogar para o adversário.
Aos 10 minutos, o zagueiro belga do Tottenham recuou errado e acabou dando uma assistência para Samuel Eto’o, que finalizou na saída de Lloris e abriu o placar para o Chelsea. Na comemoração, o atacante imitou um “velhinho”, usando a bandeira do escanteio como uma bengala, assim zombando de José Mourinho, que outro dia questionou a idade do atacante africano.
E, três minutos mais tarde, Eto’o novamente foi protagonista. Após cruzamento de Hazard pelo lado esquerdo, o atacante iria completar para o gol, mas foi derrubado por Kaboul. O árbitro marcou pênalti e, para a revolta dos jogadores do Tottenham, expulsou o zagueiro que cometeu a infração. Na cobrança, Hazard bateu com muita tranquilidade e tirou do goleiro Lloris, assim fazendo 2 a 0 para os Blues.
Após a expulsão de Kaboul, o Tottenham ficou completamente entregue em campo, não conseguindo criar mais nenhuma oportunidade. Já o Chelsea tocava bastante a bola de um lado para o outro, sem necessariamente ser incisivo.
Somente aos 29 minutos o Chelsea voltou a ter uma boa chance de gol. Após passe sensacional de Willian, que havia acabado de entrar, Hazard buscou Eto’o ao invés da finalização, e a zaga acabou chegando em cima para cortar e evitar mais um gol do camaronês. Após o lance, o atacante foi substituído sob muitos aplausos no Stamford Bridge. Demba Ba entrou em seu lugar.
Aos 37 minutos, mais Chelsea. Após receber bom passe, Demba Ba buscou passe para Oscar, que ficaria livre para marcar o terceiro gol, mas o goleiro Lloris saiu bem do gol e evitou problemas para o Tottenham. Um minuto mais tarde, Willian deixou Oscar em ótimas condições de marcar, mas o brasileiro isolou.
Nos minutos finais, duas falhas na defesa do Tottenham ajudaram o Chelsea a sacramentar uma goleada no Stamford Bridge. Primeiro, Oscar cruzou rasteiro, Sandro escorregou e Demba Ba aproveitou para fazer o terceiro do Chelsea. Logo depois, Walker recuou a bola pessimamente mal para Lloris, que perdeu dividida para Demba Ba e viu o atacante senegalês fazer o seu segundo gol no jogo e assim fechar a vitória do Chelsea em 4 a 0.
FICHA TÉCNICA
Chelsea: Cech; Ivanovic, Cahill, Terry e Azpilicueta; Matic e Lampard (Oscar – intervalo); Ramires, Hazard e Schurrle (Willian 65′); Eto’o (Ba 75′).
Reservas não utilizados: Schwarzer, Kalas, Mikel, Salah
Tottenham: Lloris; Naughton, Dawson (Fryers 72′), Kaboul e Vertonghen; Bentaleb e Sandro; Walker, Lennon e Sigurdsson (Paulinho 60′); Adebayor.
Reservas não utilizados: Friedel, Chadli, Townsend, Kane, Soldado
Gols: Eto’o (55′), Hazard (58′), Demba Ba (87′, 89′)
Cartões amarelos: Lampard, Azpilicueta (Chelsea), Bentaleb, Naughton (Tottenham)
Cartão vermelho: Kaboul (Tottenham)
Estádio: Stamford Bridge