Em entrevista coletiva, Mourinho releva derrota e afirma: “Isso pode acontecer quando se é campeão tão cedo”

Mourinho se dirigiu aos torcedores azuis com um sinal de "campeão" (Foto: Getty Images)
Mourinho se dirigiu aos torcedores azuis com um sinal de “campeão” (Foto: Getty Images)

José Mourinho viu a derrota para o West Brom, por 3 a 0, na última segunda-feira, como consequência do alto desempenho que o time manteve ao longo da temporada. A derrota foi apenas a terceira no Campeonato e, em contraste com as quedas para Newcastle e Tottenham, veio depois que o objetivo final de vencer o título já tinha sido alcançado. E a conquista da Premier League, de acordo com o treinador, foi o fator-chave por trás do resultado em Hawthorns.

O Chelsea jogou por mais de uma hora com 10 homens após a expulsão infantil de Cesc Fàbregas, e acabou sucumbindo para uma excelente atuação de Saido Berahino e seus companheiros. O atacante marcou os dois primeiros gols da partida e Chris Brunt completou o placar com um forte chute no canto.

Os Blues até melhoraram em algum momento da partida, com tanto Loic Remy quanto Nemanja Matic não marcando por pouco. Mourinho, inclusive,ao invés de descer diretamente para o vestiário, como lhe é de costuma, passou alguns minutos no gramado em frente a torcida do Chelsea que viajou para acompanhar a partida, fazendo um “número um” com o dedo, reconhecendo os cantos de celebração da Premier League que os torcedores azuis entoaram por toda a partida. E só após a celebração com a torcida que Mou deu sua avaliação de uma rara derrota:

“Esta é uma consequência de ser campeões tão cedo. O cenário ideal é ser campeões e não jogar novamente: ir para casa, ter férias e não jogar novamente. Mas quando você tem mais três partidas para jogar, o que aconteceu com o Bayern de Munique pode acontecer: perder três jogos em três. E o que está acontecendo conosco pode acontecer, um ponto em duas partidas.

Eu não culpo os jogadores. Quando você joga desde agosto no topo da sua motivação, concentração, compromisso, sentindo-se a cada três dias a pressão de vencer e obter o resultado, e então você é campeões, você respira e tudo muda. É difícil jogar nesse nível.

Vamos culpar os jogadores um pouco, vamos me culpar um pouco, e vamos culpar os principais candidatos para o título, porque eles não foram bons o suficiente para lutar conosco até o fim. Se estivéssemos precisando deste jogo (contra o West Brom) para sermos campeões, eu não estou digo que iriamos ganhar, mas digo que teríamos competido em um nível diferente para tentar vencer.”

Cesc Fàbregas foi expulso por chutar a bola em um jogador do West Brom, em um lance gerado por confusão entre Diego Costa e os jogadores adversários. Em lance infantil, o camisa 4 chutou a bola diretamente sobre a cabeça de um jogador do West Brom e acabou expulso. Contudo, José Mourinho não concordou com o cartão vermelho dado ao espanhol:

“Eu nunca vi uma expulsão como esta. Eu gostaria de ver o lance novamente. O que aconteceu para uma expulsão? Onde está o perigo da situação? Onde está a agressão?

Para receber um cartão vermelho um jogo que é praticamente um amistoso, eu realmente não entendo isso. Eu acho que Fletcher sim foi agressivo, ele empurrou Fàbregas no peito, sim, porque ele é experiente e sabe o que ele pode fazer para provocar o rival. Ele foi muito mais agressivo do que Fàbregas.

Para mim, um árbitro que estivesse mesmo no controle do jogo teria ido lá, diria duas ou três palavras, puxaria as orelhas de jogadores, e pronto. É um cartão vermelho bizarro. A punição detrês jogos por isso? Claro que é duro.”

Mourinho também fez questão de elogiar os adversários, enaltecendo a temporada feita pelo West Bromwich Albion:

“Parabéns ao West Brom por sua temporada. Estou feliz por saber que irei voltar aqui (no The Hawthorns, estádio do West Brom) na próxima temporada. Parabéns a eles pelos três pontos e vamos para casa.”

Tony Pulis também elogiou os Blues depois do jogo:

“A equipe com a qual jogamos, o Chelsea, de longe é a melhor na Inglaterra. Eles ganharam a Premer Leauge por uma milha de distância. Todo o louvor deve ir para eles.”

O Chelsea volta a campo no próximo fim de semana, para disputar o último jogo da temporada. A partida será contra o Sunderland, em Stamford Bridge, e fechará a Premier League. O confronto marcará também a entrega de medalhas e o erguimento da taça ao Chelsea, que poderá vê-la sendo erguida pela quarta vez por John Terry, que iguala Roy Keane como o capitão que mais levantou taças da Premier League.

Category: Competições

Tags:

Article by: Chelsea Brasil

Somos o Chelsea Brasil, marca oficialmente reconhecida pelo Chelsea no Brasil e especializado em conteúdos e na comunidade de torcedores do Chelsea no Brasil.