
Chelsea e Manchester City entraram em campo neste sábado em partida válida pela 23ª rodada da Barclays Premier League. Em Stamford Bridge, os blues saíram na frente com Rémy, mas a vantagem durou apenas três minutos, quando David Silva aproveitou a falha de Courtois para igualar o marcador.
O jogo poderia marcar uma vantagem de oito pontos sobre o City em caso de vitória dos Blues ou, em caso de vitória dos Citizens, diminuir a vantagem do Chelsea para apenas dois pontos. Como a partida terminou empatada, segue a diferença do líder e vice-líder em cinco pontos.
O próximo compromisso do Chelsea será no Villa Park, diante do Aston Villa, no próximo sábado (7) pela Premier League. Já o Manchester City, também no próximo sábado, recebe o Hull City no Etihad Stadium.
Chelsea e City fazem primeiro tempo equilibrado e terminam empatados
Como já se esperava num confronto envolvendo o líder e o vice-líder, Chelsea e Manchester City fizeram um primeiro tempo bastante movimentado, mas com poucas chances de gol, sobretudo pelas ausências de Cesc Fàbregas, para os Blues, e Yaya Touré, aos Citizens.
Mesmo fora de casa, foi a equipe de Manuel Pellegrini que começou a pressionar em busca do primeiro gol: aos 7′, Ivanovic errou na saída de bola, Fernandinho recuperou e chutou pela linha de fundo. Aos 23′, em mais um lance errado de Ivanovic, Aguero recuperou a bola e conseguiu a finalização, mas Courtois, atento, fez a defesa.
Sem contar com Fàbregas, líder em assistências, e Diego Costa, artilheiro dos Blues na temporada, o clube londrino teve dificuldade em armar jogadas ofensivas. A forte marcação da dupla brasileira Fernandinho e Fernando conseguiu anular as principais jogadas individuais de Hazard e Oscar, tanto que o primeiro chute do Chelsea aconteceu apenas aos 29′, após finalização de Oscar para a fácil defesa de Hart. Em resposta ao chute de Oscar, os Citizens responderam logo em seguida: lançamento para Aguero, que ganhou de Terry e finalizou para fora, mas com muito perigo, rente à trave de Courtois.
Os últimos dez minutos da primeira etapa foram emocionantes, digno de um dos confrontos mais aguardados nesta 23ª rodada: aos 40′, Ivanovic se redimiu dos erros no começo do jogo e fez lindo lançamento para Hazard, que cruzou para Rémy abrir o marcador em Stamford Bridge: 1 a 0 para os Blues. A resposta veio três minutos após o gol: Courtois falhou feio e não conseguiu interceptar o cruzamento feito pelo lado direito e, na sequência do lance, Aguero chutou forte e David Silva completou para igualar o placar: 1 a 1.
City pressiona Chelsea em busca da vitória, mas partida termina empatada
Chelsea e City adotaram uma postura mais cautelosa na etapa final. O placar empatado pareceu agradar as duas equipes, que pouco se arriscaram no campo de ataque. No entanto, assim como no primeiro tempo, a primeira chance de gol foi da equipe visitante: aos 55′, Fernandinho cabeceou com perigo após cruzamento de Navas e Courtois fez bonita defesa para evitar o gol que daria vantagem ao City. Aos 68′, novamente Fernandinho levou perigo, mas Courtois fez fácil defesa após chute de fora da área do brasileiro.
O momento mais esperado do jogo aconteceu aos 75′, quando Frank Lampard retornou ao Stamford Bridge pela primeira vez desde de sua saída. A torcida dos Blues recepcionou muito bem o ex-camisa 8. A atuação do agora camisa 18, diferente do primeiro encontro em Etihad Stadium quando marcou o gol do empate, não contribuiu para que o City conseguisse o gol da virada.
Enquanto o Chelsea estava satisfeito com o empate, o time de Manuel Pellegrini foi em busca dos três pontos e passou a fazer grande pressão nos últimos quinze minutos, mas não obteve êxito. Depois de três minutos de acréscimo, o árbitro Mark Clattenburg encerrou o confronto.
FICHA TÉCNICA
Chelsea (4-2-3-1): Thibaut Courtois; Ivanovic, Zouma, Terry (c), Cesar Azpilicueta; Matic, Ramires; Willian (Drogba 79′), Oscar (Loftus-Cheek 91′), Eden Hazard, Rémy (Gary Cahill 86′).
Reservas não-utilizados: Petr Čech, Gary Cahill, Christensen, Nathan Ake, Brown, Didier Drogba.
Manchester City (4-2-3-1): Hart, Sagna, Kompany (C), Demichelis, Clichy, Navas, Fernando (Lampard 76′), Fernandinho, Milner, Silva, Aguero (Dzeko 82′).
Reservas não-utilizados: Caballero, Zabaleta, Boyata, Kolarov, Jovetic, Dzeko.
Gols: Rémy (40′), David Silva (43′)
Cartões amarelos: David Silva (51′), Loic Rémy (66′), Fernando (72′)
Estádio: Stamford Bridge
Árbitro: Mark Clattenburg
Público: 41,620