Após a parada para os jogos internacionais, o Chelsea volta a campo neste sábado. Em partida válida pela 12ª rodada da Premier League, os Blues recebem o West Bromwich Albion, atualmente na 13ª colocação. O jogo, que acontecerá em Stamford Bridge, está marcado para as 13h00 (horário de Brasília) e será transmitido pelo canal ESPN Brasil. Você também pode acompanhar à partida em nosso twitter, o @chelseanewsbr.
Diego Costa e Schürrle estão totalmente recuperados; Ake está fora
Em sua volta aos campos, o Chelsea tem boas notícias. Diego Costa e André Schürrle, que sofreram com lesões e doenças nos últimos dias, e não representaram suas seleções, estão disponíveis. Outro que deixou de estar com sua seleção em função de problemas físicos, Cesc Fàbregas tem treinado e sua presença em campo é esperada. Ramires é outro que está curado. Por outro lado, John Obi Mikel, que retornou mais tarde das eliminatórias para a Copa Africana de Nações, será avaliado antes do jogo e Nathan Ake está fora, com um problema na coxa.
Olsson está fora e Pocognoli é dúvida
O treinador do West Brom, Alan Irvine, tem dois problemas para o jogo deste sábado. Jonas Olsson, com um problema no tendão, está fora e Sebastien Pocognoli, que sofreu lesão na coxa contra o Newcastle, é dúvida. Por outro lado, Ben Foster e Saido Berahino, que estiveram com a Seleção Inglesa, mas não atuaram, estão confirmados.
Prováveis escalações:
Chelsea (4-3-3): Courtois; Ivanovic, Cahill, Terry, Azpilicueta (F. Luís); Matic, Fàbregas, Oscar; Willian (Schürrle), Diego Costa, Eden Hazard. Téc.: José Mourinho
West Bromwich (4-2-3-1): Foster; Wisdom, Dawson, Lescott, Pocognoli (Gamboa); Mulumbu, Morrison; Dorrans, Sessègnon, Brunt; Berahino. Téc.: Alan Irvine
Entrevistas Pré-jogo:
José Mourinho (Chelsea)
Em sua entrevista coletiva, José Mourinho confirmou que apesar de esperar um jogo difícil, espera uma vitória.
“Eu vou jogo a jogo. Sei que temos sete jogos da Premier League, mais dois da Champions League e um da Capital One Cup (até o Boxing Day). Meu foco está no West Brom, não no West Ham em 26 de dezembro, Tottenham ou Stoke. Nós iremos jogar pensando apenas sobre o West Brom, jogando com o time que pensamos ser o melhor time.”
“Eu espero vencer, mas eu espero uma partida muito difícil. Eu sempre espero vencer, nós vamos para todos os jogos pensando isso, mas eles têm um bom time. Se você olhar para nossos resultados – 2×1 contra o Liverpool, 2×1 contra o QPR, 1×1 contra o Manchester United –, é difícil conseguir um tipo diferente de placar, então eu espero uma partida apertada. Eles sabem que podem conseguir um resultado contra nós porque eles já o fizeram no passado.”
Alan Irvine (West Bromwich)
Para Alan Irvine, o Chelsea desta temporada está mais forte do que o da última, o que não quer dizer que seu time não conseguirá um bom resultado.
“Eu, provavelmente, arguiria que o Chelsea fortaleceu o ótimo elenco do último ano, adicionando alguns excepcionalmente bons jogadores. Eles são mais fortes, mas isso não significa que não podemos conseguir alguma coisa de lá. Nós temos uma chance – não há dúvidas quanto a isso – mas nós precisaremos jogar extremamente bem”
“Eles são muito efetivos no jogo livre e em todos os lances de bola parada. Precisamos aproveitar as oportunidades que conseguirmos para atacá-los. É importante que nossos jogadores não sejam passivos – temos que ser organizados, mas também positivos e agressivos quanto tivermos a bola. Temos que estar preparados para as ameaças que eles têm, mas temos que ser bons com a bola também.”
Fique de Olho (Berahino)
Vivendo grande fase, tendo inclusive conquistado uma convocação para a Seleção Inglesa, Saido Berahino é um atacante rápido, dono de boa habilidade e facilidade para finalizar. Na atual edição da Premier League, o jovem, de 21 anos, já marcou sete gols em 11 aparições, marca que lhe rende a quarta colocação na artilharia do campeonato, atrás apenas de Sergio Agüero, Diego Costa e Alexis Sánchez.
Último Confronto
A última vez em que WBA e Chelsea se enfrentaram aconteceu na 26ª rodada da última edição da Premier League e terminou com um empate por 1×1. Os Blues saíram na frente com gol do lateral Branislav Ivanovic e viram, aos 42 do segundo tempo, o nigeriano Victor Anichebe empatar o encontro, que aconteceu na casa do rival.
Curiosidades
– Ao todo, Chelsea e WBA se enfrentaram em 119 ocasiões. Ocorreram 52 vitórias do clube londrino, contra 37 do rival. Contabilizam-se, ainda, 30 empates;
– A maior goleada do confronto aconteceu na temporada 1960-1961, 7×1 para o Chelsea;
– Nos últimos cinco jogos o retrospecto é favorável aos Baggies, que venceram duas vezes. Aconteceram outros dois empares e uma vitória dos Blues;
– O WBA foi uma das vítimas preferidas de Didier Drogba, que anotou oito vezes contra a equipe;
– Desde 1978, o West Brom não vence na casa dos Blues.