Com a vitória do Tottenham nesta rodada, o Chelsea precisava entrar no London Stadium e vencer o West Ham para se manter com a vantagem de 10 pontos sobre o vice-líder. Com a vitória sobre 2 a 1, com gols de Eden Hazard e Diego Costa para e Chelsea e Manuel Lanzini para o Hammers, os Blues mantém a vantagem com mais 11 jogos a serem disputados. Em uma partida onde parecia que o West Ham sairia na frente, o Chelsea deu aulas com suas jogadas de contra ataque, de onde surgiram seus dois gols na partida.
Na próxima Segunda-feira (13), o Chelsea recebe o Manchester United pelas quartas de final da FA Cup. Pela Premier League, o Blues volta a jogar no Sábado (18), fora de casa contra o Stoke City.
Sem grandes chances, contra-ataque dá show
Com um primeiro tempo devagar e com uma maior posse de bola do West Ham, a torcida começava uma pressão conjunta com o time pra cima do Chelsea. Uma série de tentativas ofensivas e escanteios, o time da casa já pensava em um gol. Após um início fraco, o contra ataque seria a única forma de chegar ao ataque. E foi assim que o Chelsea abriu o placar, aos 26 minutos. Kante roubou a bola após o rebote de uma falta. Hazard ligou Pedro, recebeu na frente dos zagueiros, driblou o goleiro e marcou o gol.
Depois do gol, tanto o time quanto a torcida do West Ham se acalmaram no jogo e assim, a equipe de Antonio Conte pode igualar os números de posse de bola e continuar em busca do segundo gol. Um primeiro tempo sem muitos chutes ao gol, mas com os donos da casa dominando a primeira metade com posse mas sem chances até o gol do Chelsea, que assim conseguiu trabalhar mais a bola na intermediária dos Hammers.
Aos 40 minutos a primeira grande chance do West Ham, com Manuel Lanzini. O argentino fez jogada individual e tabelou com Noble e ficou com amplo espaço pro chute, onde a bola foi por cima do gol de Courtois. Na sequência, quase que o Chelsea chega ao segundo gol. Hazard escapou pela esquerda graças ao erro do zagueiro Fonte. No cruzamento, Diego Costa furou e Moses teve o chute em cima da marcação. No rebote, Pedro forçou bela defesa de Randolph.
Nos acréscimos do primeiro tempo, quase que o Chelsea aumenta o marcador em outro gol que seria outra aula de contra ataque. Iniciada por Kante e seguida por um bloco de quatro jogadores, mas Diego Costa segurou e deu um péssimo passe para Marcos Alonso, que se atrapalhou e a zaga tirou o perigo.
Diego Costa marca no início e Chelsea segura vitória
Chelsea voltou pro segundo tempo com o mesmo gás do primeiro. Após um novo contra ataque puxado por Hazard, acabou acontecendo um escanteio. Na cobrança de Fàbregas, Diego Costa aumentou o placar do Chelsea no jogo ao tocar pro fundo do gol. E o Blues não parava. Marcos Alonso invadiu bem pelo lado esquerdo, driblou Fonte mas errou a conclusão.
Após o segundo gol, o West Ham ensaiava uma pressão no time do Chelsea, algo parecido com o feito pelo time de Slaven Bilic durante o início do primeiro tempo. Aos 60 minutos, os Hammers abusaram de cruzamentos na área que por diversas vezes ameaçaram o até então clean sheet de Courtois, com direito a Moses salvando bola em cima da linha.
Aos 67 minutos, quase que a dupla artilheira do dia construiu o terceiro gol do time no jogo. Hazard, puxando outro contra ataque, encontrou Diego Costa dentro da área, que girou e bateu pro gol, para grande defesa do goleiro Randolph. Com o passar do tempo, o jogo foi ficando mais igual, com as duas equipes dividindo a posse de bola, porém o Chelsea sempre levava perigo quando tinha um contra ataque a seu favor, enquanto o West Ham, dificilmente forçava Courtois a fazer uma defesa difícil, apenas intervenções.
Em outra chance ofensiva, aos 82 minutos, Fábregas teve um arremate da entrada da área que passou por cima do gol, após passe de Willian. O Chelsea só esperava o fim do jogo e apenas trocava passes. O West Ham tentava com algumas jogadas individuais ou quando conseguia alguma bola após erro dos Blues, mas não conseguia sucesso com isso. Nos acréscimos, o West Ham chegou ao gol com Manuel Lanzini, mas era tarde demais para qualquer reação.
Ficha Técnica
West Ham (4-2-3-1): Randolph, Kouyate, Reid (Byram 64′), Fonte, Cresswell; Noble (Fernandes 76′), Obiang; Feghouli (Ayew 64′), Snodgrass, Lanzini; Carroll
Reservas Não Utilizados: Adrians, Collins, Masuaku, Calleri
Chelsea (3-4-3): Courtois, Azpilicueta, David Luiz, Gary Cahill; Moses (Zouma 76′), Kante, Fàbregas, Marcos Alonso; Pedro (Matic 65′), Hazard (Willian 74′), Diego Costa
Reservas Não Utilizados: Begovic, Terry, Loftus-Cheek, Batshuayi
Gols: Hazard 26′ (CHE), Diego Costa 49′ (CHE), Lanzini 92′ (WHA)
Cartão Amarelo: Fàbregas 46′ (CHE)
Árbitro: Andre Marriner