Demba Ba decide e Chelsea vai às semifinais

(Foto: Renan Santos / Designer Gráfico Chelsea BR)
(Foto: Renan Santos / Designer Gráfico Chelsea BR)

Em partida válida pelo replay da FA Cup, o Chelsea dominou o jogo e venceu o Manchester United pelo placar mínimo, graças a gol de Demba Ba no início da segunda etapa. Agora, os Blues terão pela frente, na semifinal, outro time da cidade de Manchester, o City. A partida será realizada no dia 14 de abril, um domingo.

Em primeiro tempo muito truncado, poucas chances de gol e zero no placar

Robin Van Persie já tinha dito antes da partida para que as pessoas não esperassem uma grande partida, devido a fadiga de ambas equipes. Se considerarmos as poucas chances de gol na primeira etapa, o holandês estaria correto. Mas, Chelsea e United provaram o contrário, lutando muito pela bola no meio-campo.

Aos 21′, Ashley Cole acabou se lesionando, obrigando Rafa Benítez a mexer na equipe. Ryan Bertrand, titular contra o Southampton no fim de semana, entrou em campo.

A primeira chance real de gol, só veio com meia hora de bola rolando. Eden Hazard rolou a redonda para Demba Ba, que estava dentro da área. O senegalês finalizou no canto, mas David De Gea fez ótima intervenção com o pé esquerdo.

O United respondeu aos 37′. Em jogada individual de Nani, o português limpou a marcação e, de muito longe, arriscou o arremate. A bola passou muito perto do gol de Petr Cech. Logo no lance seguinte, o Chelsea respondeu. Hazard e Oscar tabelaram dentro da grande área, e o belga chutou colocado. Entretanto, a bola foi por cima.

Aos 40′, um lance estranho quase resultou no gol dos visitantes. De Gea repôs ótima bola, que caiu nos pés de Chicharito Hernández. O mexicano arriscou do meio da rua, e a bola desviou em ‘morrinho’ existente no gramado. Cech fez malabarismo com a perna para evitar o gol. Fim de primeiro tempo e jogo equilibrado em Stamford Bridge.

Chelsea domina o segundo tempo e avança às semifinais

Os Blues vieram para o segundo tempo com todo o gás que sobrara do primeiro período. Logo aos 2′, Hazard cruzou e Ba, de chaleira, desviou. De Gea estava bem colocado e agarrou a bola.

Aos 4′, o gol da partida. Do meio-campo, Juan Mata fez grande lançamento, que passou pelas costas de toda defesa do United. Ba, esperto, pegou de primeira no contra-pé de De Gea. Golaço, que dava a vantagem para os mandantes e tirava a possibilidade da prorrogação.

A partir daí, Phil Dowd começou a puxar o cartão do bolso. Aos 10′, Cleverley fez falta muito dura em Ramires, mas o árbitro lhe atribuiu apenas o amarelo. Cartão de mesma cor aplicado em Bertrand, aos 15′, por chegada em Chicharito.

Eis que surgiu a estrela do goleiro Petr Cech. Também aos 15′, Welbeck cruzou e Chicharito, livre na pequena área, cabeceou no contra-pé do tcheco. Não desistindo, ele esticou o braço esquerdo e fez defesa antológica em Stamford Bridge. Milagre que arrancou aplausos dos torcedores.

O lance pareceu acordar o Chelsea, que foi pra cima em busca do segundo tento. Aos 17′, Hazard enfiou boa bola para Mata, que chutou para boa defesa de De Gea. Phil Dowd, entretanto, deu apenas o tiro de meta. Aos 22′, em erro de Michael Carrick, Hazard roubou a bola, e ficou cara-a-cara com De Gea. O belga teve tempo de olhar a posição do goleiro, mas arrematou pra fora.

Alex Ferguson tentava mudar a cara de equipe, colocando Van Persie e Ryan Giggs no jogo, mas as alterações não surtiam efeito. Aos 39′, Oscar tabelou com Hazard. O brasileiro driblou Chris Smalling e chutou ao lado do gol.

Desesperado em busca do empate, o United veio pra cima. E o Chelsea buscava espaços para contra-atacar. Aos 42′, Ashley Young, que mais cedo entrara no lugar de Welbeck, serviu Patrice Evra. O francês cruzou de primeira, e Van Persie, na marca do pênalti, jogou longe do gol.

Desorganizado, o United não assustou mais, e os Blues apenas seguraram o jogo até o apito final. Chelsea classificado para as semifinais.

Chelsea (4-2-3-1) : Cech, Azpilicueta, Ivanovic, Luiz, Cole (Bertrand 22′); Mikel, Ramires, Hazard, Mata, Oscar (Moses 90′), Ba (Torres 90′)

Reservas não-utilizados: Turnbull, Terry, Benayoun, Lampard.

Manchester United (4-4-2): De Gea; Jones, Smalling, Ferdinand, Evra; Valencia, Carrick, Cleverley (Van Persie 61), Nani (Giggs 65); Hernandez, Welbeck (Young 80).

Reservas não-utilizados: Lindegaard, Powell, Kagawa, Vermijl.

Gol: Demba Ba 49′.

Cartões Amarelos: Cleverley (Manchester United); Bertrand, Azpilicueta, Oscar e Mata (Chelsea).

Público: 40,704.

Árbitro: Phil Dowd.

Estádio: Stamford Bridge

Category: Competições

Tags:

Article by: Vinícius Paráboa