Já classificados, Brasil e Itália entraram em campo neste sábado, pela última rodada da fase de grupos da Copa das Confederações. Dante, Neymar e Fred (duas vezes) garantiram o triunfo brasileiro, por 4 a 2, e o primeiro lugar da chave A para o time do técnico Luiz Felipe Scolari. Giaccherini e Chiellini marcaram para a azzurra. David Luiz deixou o gramado, depois de sofrer uma lesão, sendo substituído pelo defensor do Bayern. Já o meia Oscar atuou durante os 90 minutos.
Desfalcada, a equipe italiana saiu atrás do placar no fim do primeiro tempo. Após falta de Candreva em Neymar, o próprio camisa 11 cobrou para a área, Fred cabeceou, Buffon espalmou e Dante empurrou para o gol: 1 a 0 para o Brasil, já nos acréscimos da primeira etapa. Na volta do intervalo, Giaccherini tratou de deixar tudo igual, logo aos 6 minutos, acertando um chute forte, cruzado, no canto direito de Júlio César. Mas, quatro minutos depois, Neymar bateu falta, com perfeição, no ângulo esquerdo de Buffon, recolocando o Brasil na frente (2 a 1).
Aos 22, Fred recebeu belo lançamento de Marcelo, do meio de campo, dominou e passou pelo zagueiro, antes de fuzilar e balançar as redes pela primeira vez no torneio, ampliando o marcador para os donos da casa. Não demorou muito para Chiellini diminuir para os visitantes. Após cobrança de escanteio, o camisa 3 da Juventus aproveitou a sobra e marcou. Os brasileiros reclamaram de uma marcação de Pênalti sobre Balotelli, que o árbitro havia assinalado antes de o zagueiro concluir a jogada. A um minuto do fim do tempo regulamentar, o artilheiro do Fluminense anotou o seu segundo gol na competição e decretou a vitória da seleção canarinho.
Ficha técnica
Itália: Gianluigi Buffon – Ignazio Abate (Christian Maggi), Leonardo Bonucci, Giorgio Chiellini, Mattia De Sciglio – Antonio Candreva, Riccardo Montolivo (Emanuele Giaccherini), Claudio Marchisio, Alberto Aquilani, Alessandro Diamanti (Stephan El Shaarawy) – Mario Balotelli. Técnico: Cesare Prandelli.
Brasil: Julio César – Dani Alves, Thiago Silva, David Luiz (Dante), Marcelo – Hulk (Fernando), Hernanes, Oscar, Luis Gustavo, Neymar (Bernard) – Fred. Técnico: Luiz Felipe Scolari.
Gols: Itália: Giaccherini (6′ – 2°t), Chiellini (26’ – 2°t); Brasil: Dante (46’ – 1°t), Neymar (10’ – 2°t), Fred (22’ – 2°t ; 44’ – 2°t)
Cartões amarelos: Itália: Marchisio; Brasil: David Luiz, Neymar e Luiz Gustavo
Árbitro: R. Irmatov (Uzbequistão)
Estádio: Arena Fonte Nova, Salvador