Com goleada, Chelsea avança na FA Cup

(Foto: Renan Santos / Designer Chelsea Brasil)
(Foto: Renan Santos / Designer Chelsea BR)

Pelo jogo da volta da quarta fase da FA Cup, o Chelsea recebeu o Brentford City, neste domingo, em Stamford Bridge. Após empatar em 2 a 2 na casa do adversário, os Blues foram a campo precisando da vitória para evitar uma possível prorrogação. A equipe do técnico Uwe Rösler vinha empolgada com o resultado obtido em seus domínios, que acabou forçando o jogo replay contra o poderoso time da capital. Mesmo sem apresentar um bom futebol, a vitória magra sobre o Sparta Praha, fora de casa, pela Liga Europa, na última quinta-feira, deu tranquilidade à equipe de Rafa Benítez para o duelo contra as abelhas.

Após dominar todo o primeiro tempo, Os Blues não conseguiram transformar a posse de bola em oportunidades claras de gol. Recuado, o Brentford quase não ameaçava. Mas foi numa das poucas chegadas que o time visitante abriria o placar, não fosse a falta marcada pelo arbitro a favor das abelhas, quando a equipe tinha a vantagem.

Nos 45 minutos finais, os Blues foram para cima e balançaram as redes adversárias quatro vezes. Mata, Oscar, Lampard e Terry deixaram suas marcas e o time de Stamford Bridge não teve dificuldades para avançar rumo à quinta fase da competição.

Chelsea domina, mas Brentford segura anfitriões na primeira etapa

Mesmo com o domínio da posse de bola, o Chelsea não assustava o gol adversário e o Brentford chegou pela primeira vez aos 9 minutos, no chute de fora da área de Adam Forshaw, que passou à esquerda de Cech. No minuto seguinte foi a vez de Ivanovic cabecear para fora, após cobrança de falta pela direita.

O Chelsea teria uma nova chance de bola parada aos 15 minutos. Mas Demba Ba não aproveitou a cobrança de escanteio e cabeceou torto para fora. Pouco depois, Moses fez boa jogada pela direita e cruzou rasteiro para dentro da área. Na tentativa do chute, Lampard furou e a bola sobrou para Oscar, que chutou travado com o zagueiro e a bola foi saiu.

Na volta dos Blues ao ataque, Mata lançou na área, Ba se esticou com o zagueiro e não alcançou. A Bola sobrou para Ashley Cole, que pegou de primeira, mas  ela subiu demais. Logo depois, após troca de passes de Ba e Mata, o espanhol rolou para Oscar bater para o gol na saída do goleiro, mas a bola foi parar na trave.

Os visitantes só retornariam ao campo de ataque passada a primeira meia hora de jogo. Clayton Donaldson avançou e rolou para Forshaw, que arriscou para o gol, na entrada da meia-lua, assustando Petr Cech.

Aos 39 minutos, Trota recebeu dentro da grande área e balançou a rede dos Blues. Mas o árbitro Neil Swarbrick assinalou uma falta do brasileiro David Luiz em Forshaw, quando as abelhas tinham a vantagem no lance, e acabou salvando o Chelsea de sair atrás do placar. Quatro minutos depois, Lampard pegou mal o lançamento recebido da direita por Ivanovic e mandou para fora, sem perigo.

Tomando gosto da partida, o Brentford começou a buscar mais o ataque no fim do primeiro tempo, empolgando a torcida visitante e assustando o time de Rafa Benítez. Mas os primeiros 45 minutos terminaram sem gols e a prorrogação já começava a se tornar uma realidade em Stamford Bridge.

Mais agressivos, Blues abrem vantagem e goleiam no segundo tempo

Tomando a iniciativa, o Chelsea pressionou a equipe adversária nos primeiros minutos da etapa final. Moore cortou cruzamento da direita e depois teve que salvar de novo. Dessa vez o goleiro deu rebote, mas Ba não conseguiu alcançar.

Aos 9 minutos, Cech deu um chutão para frente, Ba dividiu com o adversário e a bola sobrou para Juan Mata. O camisa 10 não teve dúvidas e soltou a bomba, de fora da área, para fazer 1 a 0 para o Chelsea. Logo após sofrer o gol, o técnico Uwe Rösler fez a primeira alteração do jogo e colocou Forrester no lugar de Trotta. Na sequência, Benítez sacou o nigeriano Victor Moses, que deu lugar a Hazard.

Logo na primeira aparição no jogo, o belga roubou bola no meio de campo e tocou para Ivanovic. O sérvio cruzou rasteiro, a bola passou por todo mundo e apareceu para Oscar, de letra, mandar para o fundo das redes e ampliar para os Blues: 2 a 0, aos 23.

O terceiro não demorou. Três minutos depois, em contra-ataque, Mata fez jogada pela esquerda e achou Lampard dentro da área. Livre, o camisa 8 não perdoou e escorou para as redes, se tornando o maior artilheiro da história do Chelsea na FA Cup. O meia deixaria o jogo aos 36 minutos, para dar lugar ao jovem Bertrand.

Rafa Benítez ainda aproveitou para fazer mais uma modificação e colocou o Benayoun na vaga do espanhol Juan Mata. Pouco depois, Oscar fez jogada individual e cruzou, da esquerda,  para Terry fazer, de cabeça, o quarto dos atuais campeões europeus e decretar a goleada. Com a classificação na mão, só restou ao Chelsea esperar o apito final do árbitro. Agora, os Blues enfrentam o Middlesbrough, no próximo dia 27, em busca da vaga para manter vivo o sonho da conquista.

Ficha técnica

Chelsea: Cech; Ivanovic, Cahill, Terry, Cole; David Luiz, Lampard (Bertrand – 36, 2°t), Oscar, Mata (Benayoun – 31, 2° t), Moses (Hazard – 20, 2° t.); Demba Ba.

Reservas não utilizados: Turnbull, Azpilicueta, Ramires e Torres.

Brentford: Moore; Logan, Dean, Craig, Bidwell; Douglas, Diagouraga (Reeves – 27, 2°t); Donaldson, Forshaw (Saunders – 33 min, 2° t), Adeyemi; Trotta (Forrester –  11’, 2° t.).

Reservas não utilizados: Lee, Barron, Hodson, Hayes.

Gols: Juan Mata (9 min – 2° tempo), Oscar (23 min – 2° tempo), Lampard (26 min – 2° tempo), Terry (36 min – 2° tempo).

Cartão amarelo: Ivanovic (25 min – 2° tempo).

Árbitro: Neil Swarbrick.

Estádio: Stamford Bridge.

Público: 40,961.

Category: Competições

Tags:

Article by: Chelsea Brasil

Somos o Chelsea Brasil, marca oficialmente reconhecida pelo Chelsea no Brasil e especializado em conteúdos e na comunidade de torcedores do Chelsea no Brasil.