A 35ª rodada da Premier League pode e deve ser decisiva na luta pelo título. Apesar de o grande rival Tottenham receber o Arsenal em um dos grandes clássicos londrinos; o Chelsea também não tem vida fácil, e vai a Liverpool encarar o Everton. Ou seja, os dois candidatos ao campeonato têm jogos muito difíceis, e que podem encaminhar uma conquista Blue ou colocar ainda mais fogo na disputa.
O desafio dos azuis de Londres acontece no domingo (30), às 10:05 (horário de Brasília), e terá transmissão da ESPN Brasil. É claro que nós não ficaremos de fora, e você pode acompanhar todos os detalhes do grande jogo no twitter @chelseabrasil.
Vantagem na liderança não é grande, e o Chelsea precisa se garantir
Os Blues não vêm jogando tão bem como na primeira metade do campeonato. A queda de rendimento é natural, e de certa forma, esperada, mas foi suficiente para ver o Tottenham encostar e ameaçar a grande vantagem construída ao longo da temporada.
Agora é o momento de unir as últimas forças e garantir a vinda do troféu para Stamford Bridge. O time não vem sofrendo com desfalques, e algumas modificações de Antonio Conte vêm surtindo efeito positivo no jogo. Porém, vencer o Everton em Goodison Park não é um desafio dos mais fáceis para os Blues.
Toffees não pensam em perder pontos e ainda sonham com as competições europeias
O Everton vem de uma sequência interessante de partidas – duas derrotas nos últimos oito jogos. Os azuis de Liverpool estão seguros na sétima colocação, mas podem cobiçar uma posição melhor até o fim do campeonato, uma vez que apenas dois pontos os separam do Arsenal, sexto na tabela.
Dono de um ataque poderoso e uma defesa capaz de se segurar, o Everton apresenta um futebol que pode não encantar em muitos jogos, mas tem conquistado resultados importantes, e é muito capaz de tirar pontos do líder do campeonato.
Prováveis Escalações
Everton (4-2-3-1): Stekelenburg; Holgate, Jagielka, Williams e Baines; Barry e Schneiderlin; Barkley, Mirallas e Davies; Lukaku. Técnico: Ronald Koeman.
Chelsea (3-4-3): Courtois; Azpilicueta, David Luiz e Cahill; Moses, Kanté, Matic e Marcos Alonso; Hazard, Willian (Pedro) e Diego Costa. Técnico: Antonio Conte.
Entrevistas Pré-Jogo
Ronald Koeman (Everton)
O treinador holandês comentou sobre a goleada sofrida no primeiro turno, e afirma que o Everton chega para vencer na partida de domingo.
“Talvez aquela (atuação no primeiro turno) tenha sido uma das atuações mais consistentes do Chelsea, e fizemos um jogo pobre em todos os aspectos do futebol. Mas esse é o jogo, e as coisas serão diferentes no domingo. Queremos vencer não só por nós, mas pelos torcedores.”
“Se nossa vitória significa que a briga pelo título fica mais aberta, isso é bom para a Premier League, mas não é o motivo pelo qual quero vencer o Chelsea. Queremos vencer para mostrarmos que somos fortes, e a vitória pode nos colocar em sexto na tabela, dando ainda a chance de alcançar a quinta posição.”
Antonio Conte (Chelsea)
Antonio Conte elogiou a equipe de Liverpool, mas chega em Goodison Park com força total e quer sair com os três pontos.
“Eles (Everton) jogam um futebol muito organizado, e certamente será um jogo difícil para nós. No fim da temporada, todos os jogos ficam difíceis por vários motivos.”
“Quando jogam em casa, são ainda mais fortes. Porém, para nós, é importante olharmos a nossa situação, e nos cuidarmos para jogar da melhor maneira possível, com boa organização e ótima condição física, tendo consciência das nossas tarefas ofensivas e defensivas.”
Fique de Olho
Romelu Lukaku é o dono do ataque do Everton. É o artilheiro da Premier League, com 24 gols, além de ser ex-jogador do Chelsea. Em Londres, foi tratado como o “novo Drogba”, mas não vingou e acabou fora dos planos dos Blues.
Após rodar o futebol inglês, o atacante belga se encontrou no Everton, onde joga desde a temporada 2013/14. Daí em diante, foram 137 jogos pelos Toffees e 67 gols, números que colocaram jogador e clube em novos patamares. Todos conhecem o potencial da perna esquerda de Lukaku, e ele deve ser observado de muito perto durante os 90 minutos.
Histórico Recente
Mesmo liderando o campeonato e com jogadores de prestígio internacional, o Chelsea não é o grande favorito para a partida. Entretanto, o primeiro turno mostrou um massacre em Stamford Bridge. Em 5 de novembro, o Chelsea fez 5 a 0, com gols de Hazard (2), Marcos Alonso, Diego Costa e Pedro.
Curiosidades
- Chelsea e Everton já se enfrentaram 175 vezes. Foram 69 vitórias dos Blues, 52 empates e 54 vitórias dos Toffees;
- Os últimos dez encontros mostram certo equilíbrio: cinco vitórias do Chelsea, um empate e quatro vitórias do Everton;
- As equipes se enfrentaram na final da FA Cup 2008/09, em Wembley. O Everton abriu o placar em menos de um minuto, com Saha, mas o Chelsea virou a partida, com gols de Drogba e Lampard, e levou o troféu;
- A primeira partida entre os times aconteceu em 26/10/1907, com vitória do Chelsea por 2 a 1