Chelsea viaja à Espanha para pegar o Atlético de Madrid (atualizado)

(Foto: Esporte Interativo)
(Foto: Esporte Interativo)

Após uma decepcionante derrota para o Sunderland, que complicaram as chances do Chelsea em vencer a Barclays Premier League, os Blues voltam suas atenções para o principal torneio interclubes do mundo, a UEFA Champions League. O time comandado por José Mourinho viaja à Espanha para jogar contra o clube de melhor defesa na Europa: o Atlético de Madrid. A ESPN Brasil/ESPN Brasil HD transmite o ‘Abre o Jogo’, a partir das 15h, com bola rolando às 15h30, no horário de Brasília. Ao mesmo tempo, o Esporte Interativo também mostrará a partida. Nosso twitter oficial, @ChelseaNewsBr, acompanha o Tempo Real.

Fernando Torres será o provável titular do ataque; Matic, Salah, Ivanovic e Eto’o são desfalques

Mourinho terá quatro problemas para escalar o Chelsea na partida de amanhã. Trata-se dos já conhecidos desfalques, Nemanja Matic e Mohamed Salah, que não podem atuar pelos Blues nesta edição do torneio. Enquanto isso, Branislav Ivanovic está suspenso e Samuel Eto’o tem uma “pequena irritação” no joelho. Para seu lugar, entrará Fernando Torres, ex-jogador dos colchoneros e que pela primeira vez enfrentará o clube para qual torce, em pleno Vicente Calderón (ele já jogara contra o Atlético na final da Supercopa da Europa, em Mônaco).

 Thibaut Courtois está liberado para atuar; Arda Turan retorna ao time

O Atlético de Madrid terá força máxima para enfrentar o Chelsea na tarde desta terça-feira. Diego Simeone relacionou toda sua equipe para a partida de amanhã, não possuindo jogadores lesionados ou suspensos. Ainda, o argentino contará com Courtois para ser o goleiro titular. O belga, que está emprestado pelos Blues aos colchoneros, foi liberado pela UEFA a jogar contra o clube que detém seus direitos federativos. Além dele, o meio-campista turco Arda Turan está confirmado e vai pro jogo.

Entrevistas Pré-Jogo

José Mourinho (Chelsea)

(Foto: Chelsea FC/Press Association)
(Foto: Chelsea FC/Press Association)

O técnico do Chelsea, o português José Mourinho, deu a entrevista coletiva pré-jogo na tarde desta segunda-feira, onde abordou vários assuntos, dentre eles a volta de Fernando Torres para o Vicente Calderón. Também afirmou que já estudou bastante o adversário de amanhã.

“É difícil uma semifinal de UEFA Champions League ser decidida em uma partida. Acontece de vez em quando, mas é realmente difícil haver um resultado na primeira partida que mate a emoção do segundo jogo.”

“Eu não estou aqui para falar das qualidades do Atlético. Eu fiz isso com meus jogadores ontem, fiz hoje e farei amanhã e só com meus jogadores preciso falar sobre meus pensamentos com relação ao Atlético. Claro que nenhum time chega na semifinal de uma UEFA Champions League sem ser um bom time e eles não são exceção.”

“Eu assisti o Atlético jogar várias vezes, e a partir do momento em que fomos sorteados para jogar com eles, comecei a vê-los com melhores olhos, e estudá-los bastante para tentar passar aos jogadores o que o Atlético é.”

“Não estou dizendo que Fernando (Torres) vai começar, mas ele nunca se esconde, e todo dia que falamos sobre futebol espanhol ele fala como torce pro Atlético, e não tenho dúvidas que os minutos em que ele estará em campo amanhã, ele fará o melhor pelo Chelsea porque é um grande profissional.”

Diego Simeone (Atlético de Madrid)

(Foto: Club Atlético de Madrid)
(Foto: Club Atlético de Madrid)

‘El Cholo’ Simeone também deu sua entrevista coletiva. Nela, elogiou o time dos Blues, e evitou comparar muito seu time com os ingleses. Assim como “The Special One”, o argentino também falou sobre a volta de Fernando Torres ao lugar onde fora criado.

“Não somos o mesmo time, mas temos várias semelhanças. Uma é a melhor defesa da Premier League e nós somos a de La Liga. Além disso, eles possuem um jogo direto e tem uma boa bola parada.”

“É uma semifinal de Champions e eu imagino um jogo bem parelho, decidido pelos detalhes ou pela qualidade individual, mais o trabalho de equipe.”

“Nós dependemos de nós mesmos, sabemos nossas virtudes e defeitos. Vamos tentar fortalecer nossas virtudes e esconder os defeitos como uma equipe.”

“Ele ama muito este clube (Fernando Torres), sempre se preocupou com o que ocorria com o time. Ele provavelmente jogará a amanhã, e quando o juiz assoar o apito, os torcedores não vão torcer para ele, mas antes e depois da partida, ele será ovacionado como merece. É um menino criado aqui, um menino amado. Ele sempre será do Atlético de Madrid, onde quer que esteja.”

Courtois vive dilema entre os dois clubes

Um dos principais goleiros do mundo, o jovem Thibaut Courtois, jogará pela segunda vez contra seu ‘clube-pai’. Em entrevista para o site da FIFA, o belga afirmou que tenta deixar isso de lado, e vai ajudar o Atlético da melhor maneira possível. Por outro lado, ele afirma que torce todos os dias para que os Blues vençam a Premier League.

Reencontro entre Colchoneros e Blues

Duas temporadas depois, Chelsea e Atlético de Madrid voltam a disputar uma partida oficial. Na última vez, com Roberto Di Matteo no banco, os ingleses foram massacrados pelos espanhóis, com show de Radamel Falcão García, que marcou três vezes na vitória por 4 a 1. A partida valia o caneco da Supercopa da Europa.

Petr Cech x Thibaut Courtois

É inevitável falar sobre a disputa entre dois dos principais goleiros do mundo. Courtois já expressou o desejo de voltar ao Chelsea, porém apenas se garantido que será o titular. No entanto, o camisa #1 dos Blues não mostra sinais de envelhecimento e parece ficar melhor a cada dia que passa. Amanhã, mais uma vez esses dois se enfrentam para ver quem será o dono das traves de Stamford Bridge no futuro.

Fique de Olho

(Foto: Getty Images)
(Foto: Getty Images)

Como relatado no Guia das Estrelas feito pelo Chelsea Brasil, o Atlético possui várias armas que os ingleses temem. Hoje, falaremos do principal artilheiro dos espanhóis na temporada, o brasileiro Diego Costa. Substituto do artilheiro Falcão García, o agora naturalizado espanhol, é o principal comandante do ataque. Ele tem sets gols em seis jogos disputados na UEFA Champions League, além de já ter marcado 26 em La Liga. Ele vem sendo ligado com uma possível transferência para Stamford Bridge na próxima temporada.

Escalações OFICIAIS

Atlético de Madrid (4-5-1): Courtois; Juanfran, Miranda, Godín, Filipe Luís; Gabi, Raúl García, Mario Suárez, Koke, Diego; Diego Costa.

Banco: Aranzubia, Alderweireld, Tiago, Arda Turan, Crístian Rodríguez, Sosa, David Villa.

Chelsea (4-3-3): Cech; Azpilicueta, Cahill, Terry, Ashley Cole; David Luiz, Mikel, Lampard; Willian, Ramires, Torres.

Banco: Schwarzer, Aké, Kalas, Oscar, Van Ginkel, Schürrle, Ba.

Histórico Recente

Atlético de Madrid: Atlético de Madrid 2-0 Elche (V), Getafe 0-2 Atlético de Madrid (V), Atlético de Madrid 1-0 Barcelona (V), Atlético de Madrid 1-0 Villareal (V), Barcelona 1-1 Atlético de Madrid (E) e Athletic Bilbao 1-2 Atlético de Madrid (V).

Chelsea: Chelsea 1-2 Sunderland (D), Swansea City 0-1 Chelsea (V), Chelsea 2-0 Paris Saint-Germain (V), Chelsea 3-0 Stoke City (V), Paris Saint-Germain 3-1 Chelsea (D) e Crystal Palace 1-0 Chelsea (D).

Histórico entre as equipes

São três jogos em toda a história, envolvendo Atlético e Chelsea. Pela UEFA Champions League da temporada 2009/2010, foram duas partidas na fase de grupos, com empate por 2-2 na Espanha e goleada azul em Stamford Bridge por 4-0. Na final da Supercopa da Europa, quem goleou foi o Atléti, por 4-1.

Category: Competições

Tags:

Article by: Vinícius Paráboa