O Chelsea recebeu o Steaua Bucaresti no último jogo da fase de grupos da Champions League, precisando da vitória para garantir a primeira colocação do grupo, e venceu por 1×0. O time do técnico José Mourinho partiu para cima desde o apito inicial do árbitro e pressionou o time romeno do começo ao fim. Os Blues tinham total controle do jogo, com mais de 70% de posse de bola, mas mais uma vez demonstraram problemas para converter o domínio em gols e terminou a primeira etapa com apenas quatro chutes certos (sete fora do alvo) e um gol marcado. O Steaua tentava aproveitar os contra-ataques, mas teve somente duas boas oportunidades, uma delas que levou muito perigo ao goleiro Mark Schwarzer, que substituiu Petr Cech por opção de Mourinho.
No segundo tempo, o Chelsea tentou ampliar a vantagem, mas encontrou dificuldade novamente, apesar de ter sido levemente mais perigoso nos últimos 45 minutos. Demba Ba teve um gol anulado, já que o atacante estava à frente da defesa do Steaua. Mourinho trouxe Schürrle – que havia feito excelente partida contra o Stoke pela Premier League – e o alemão até imprimiu mais velocidade e criou boas jogadas pelo Chelsea, mas o jogo continuava sem chances claras de gol para qualquer um dos lados. De Bruyne também recebeu chance do treinador, com pouco mais de dez minutos do fim, depois de ter ficado de fora da partida na Romênia e treinar com o sub-21. O belga chegou a fazer duas boas jogadas, mas o Chelsea novamente parou na ineficiência do ataque e o placar do primeiro tempo foi mantido.
Com o resultado o time passou em primeiro no grupo, com o Schalke ficando em segundo.
Chelsea marca no começo do jogo, em gol contra que a UEFA atribuiu a Ba
O jogo começou com o Chelsea pressionando e buscando o gol, para evitar o cruzamento contra primeiro colocados dos outros grupos. Aos três minutos, David Luiz teve a chance de abrir o placar em cobrança de escanteio de Willian. O zagueiro tentou o voleio dentro da área, mas não pegou bem e a bola saiu pela linha de fundo. Um minuto depois, Willian tocou para Oscar que passou por dois jogadores do Steaua e bateu colocado, mas a bola passou à direita da meta de Tatarusanu.
Aos nove minutos, o Chelsea chegou com perigo novamente, Oscar fez cruzamento para David Luiz, que estava na área após cobrança de escanteio. O brasileiro tocou para dentro da área, mas a zaga desviou para a linha de fundo. Na cobrança do tiro de canto, a assistência de cabeça funcionou, e Oscar testou para Ba, que se antecipou ao adversário e tocou para dentro das redes, colocando o Chelsea na frente, 1×0.
Aos 12, o Steaua quase empatou, quando Mikel perdeu a bola no ataque e Iancu partiu com a bola dominada no meio campo e avançou até a entrada da área, de onde chutou forte, mas a bola foi para fora, raspando a trave esquerda de Schwarzer.
O jogo continuou sendo dominado pelo Chelsea, que mantinha a bola no ataque, mas não conseguia nenhuma chance mais aguda, enquanto o Steaua se defendia, esperando uma oportunidade para contra-atacar. Os romenos conseguiram boa jgoada com Georgievski que chegou à linha de fundo e cruzou, mas o goleiro dos Blues ficou com a bola. Aos 24, Hazard recebeu cobrança de escanteio curta de Willian, e avançou com a bola dominada, cruzando na medida para Ivanovic, que fuzilou de cabeça, mas Tatarusanu fez defesa à queima-roupa, evitando o segundo gol do Chelsea na partida.
Com as duas defesas trabalhando bem, os times começaram a arriscar de longe. Pelo Chelsea, Lampard tentou três vezes de fora da área aos 28, 37 e aos 44, mas um saiu por cima, outro pela esquerda e o último pela direita, enquanto que Ashley Cole também tentou de longa distância aos 40 para defesa de Tatarusanu. Já pelo lado do Steaua quem arriscou o chute foi Kapetanos, aos 36, mas a bola também saiu, sem assustar o goleiro australiano dos Blues.
Segundo tempo morno, Chelsea não capitaliza chances, mas sai com a vitória
O segundo tempo seguiu no ritmo que o primeiro terminou, com os dois times tentando encontrar espaços nas defesas adversárias e foi o Chelsea que achou primeiro. Aos 52, Willian deu uma assistência sob medida para Ba, que dentro da pequena área, chutou por cima e perdeu a chance de marcar seu segundo na partida. Poucos minutos depois, os dois jogadores criaram nova chance para o Chelsea, porém dessa vez o passe de Willian foi muito comprido e Tatarusanu chegou antes do senegalês.
Em um lance oportunista de Hazard, o belga ficou com a bola e deu um belo chapéu no meio campo, e avançou ao ataque, mas a zaga se antecipou e impediu o lance de genialidade do meia do Chelsea de ser concluído. Apenas aos 60 o Steaua conseguiu chegar, com tiro de Pintilii que passou longe do gol de Schwarzer.
Aos 67, Hazard novamente fez boa jogada individual, se livrou de três marcadores e chegou à linha de fundo, invadindo a área do Steaua, mas a zaga cortou o cruzamento do belga. Três minutos depois, Hazard perdeu a chance de gol. Schürrle, que tinha acabado de entrar, conseguiu passar por dois marcadores e chutou em gol. Tatarusanu tirou a bola, que parou na cabeça de Hazard dentro da pequena área, mas a testada do belga passou por cima do gol.
O goleiro dos Blues fez sua primeira defesa no segundo tempo aos 72, quando Piovaccari recebeu bola pela direita e chutou rasteiro, mas Schwarzer foi bem no lance. Na sequência, Hazard fez nova jogada individual e cortou para dentro, antes de chutar no gol, mas a bola subiu demais, sem assustar Tatarusanu.
De Bruyne, em sua primeira boa jogada na partida, subiu bem pelo flanco esquerdo e conseguiu fazer preciso cruzamento para Ba, mas o atacante novamente chutou para fora. Aos 88, Schürrle recebeu passe de cabeça de Ivanovic, e cortou para dentro, deixando os marcadores para trás, mas o chute foi bloqueado pela defesa. Já nos acréscimos, Schürrle e Ivanovic fizeram boa triangulação dentro da área, mas a defesa conseguiu bloquear a bola novamente.
E não houve tempo para mais nada. O Chelsea conseguiu o objetivo na Champions League, se classificou em primeiro e agora espera o sorteio na próxima segunda-feira, às 9h, para saber quem enfrentará nas oitavas de final.
Ficha Técnica
Chelsea (4-2-3-1): Schwarzer, Ivanovic, Terry, Luiz, Cole; Mikel (Ramires, 74), Lampard; Willian (de Bruyne, 79), Oscar (Schürrle, 66), Hazard; Ba.
Substituições não usadas: Cech, Cahill, Mata, Torres.
Técnico: José Mourinho
Steaua Bucharest (4-1-4-1): Tatarusanu; Georgievski, Szukala, Gardos, Latovlevici; Pintilii (Tatu, 64); Chipciu, Parvulescu, Stanciu (Prepelita, 60), Iancu; Kapetanos (Piovaccari, 71).
Substituições não usadas: Nita, Varela, Cristea, Neagu.
Técnico: Laurentiu Reghecampf
Cartões amarelos: Chelsea: Mikel (20), Ivanovic (47); Steaua: Georgievski (50), Latovlevici (78).
Gols: Chelsea: Ba (10).
Árbitro: Gianluca Rocchi (ITA)
Estádio: Stamford Bridge