Após a vitória na partida de ida da semi-final da Liga Europa por 2-1, o Chelsea recebeu o Basel e garantiu sua chegada à final da competição, vencendo por 3-1. Torres, Moses e David Luiz marcaram os gols do Chelsea, enquanto Salah marcou o gol do time suíço. A próxima partida dos Blues ocorrerá no domingo, contra o Manchester United, no Old Trafford. Já a final da Liga Europa será disputada contra o Benfica, no dia 15 de maio, em Amsterdam.
Pelo Chelsea, Fernando Torres foi o titular no ataque. Como Ashley Cole estava suspenso por ter recebido o segundo cartão amarelo na partida de ida, Bertrand foi o titular na lateral esquerda. Oriol Romeu foi outro desfalque dos Blues. Já pelo Basel, Streller foi o atacante titular apesar de ser dúvida momentos antes da partida. Como Dragovic estava cumprindo suspensão, o argentino Gastón Sauro assumiu o seu lugar na zaga.
No primeiro tempo, Chelsea desperdiçou chances e foi punido no fim
Como o Basel precisava da vitória para ir à final, eles começaram o jogo atacando mais. Porém, o Chelsea também começou bem o jogo, não deixando os suíços avançarem muito. Aos nove minutos, a primeira grande chance: após passe de Torres, Lampard apareceu livre e tocou na saída do goleiro, porém a bola bateu na trave. Pouco depois, após jogada entre Hazard e Torres, o espanhol chutou rasteiro e Sommer fez ótima defesa, mandando a bola para escanteio.
Aos 20 minutos foi a vez do belga, que chutou fora da área para a defesa do goleiro. Nesse momento, o Basel ameaçava nos contra-ataques. Em um deles, aos 26 minutos, Steinhofer cruzou para Streller, que chutou de primeira, quase abrindo o placar. Pouco depois, em bela jogada de Hazard, o belga tocou de calcanhar para Moses, que passou para Ramires, e o brasileiro teve o chute defendido pelo goleiro.
Perto do fim, outra boa oportunidade para o time suíço: após chute de Salah, Cech fez ótima defesa. Em seguida, Stocker chutou, e Bertrand salvou os Blues impedindo que a bola entrasse no gol. Na última jogada do primeiro tempo, após ótimo passe de Stocker, Salah aparece livre e chutou, sem chances para Cech: 0-1.
Os Blues acordam no segundo tempo e mudam a história da partida
Buscando o resultado, o Basel começou intensamente o segundo tempo, tendo uma chance com um chute de Elneny de fora da área, porém a bola passou por cima do gol. Porém, em apenas nove minutos, o Chelsea decidiu a partida. Aos 50 minutos, após ótima jogada de Hazard, que passou por vários adversários, a bola sobrou para Lampard, que chutou a gol. Depois do rebote do goleiro, Torres empurrou a bola para as redes. 1-1.
Apenas dois minutos depois, após troca de passes entre Torres e Moses, o espanhol deixou o nigeriano na cara do gol. Seu primeiro chute foi bloqueado, porém mesmo assim Moses tentou novamente, marcando mais um gol na competição. 2-1. Aos 59, o terceiro gol dos Blues: após passe de Lampard, David Luiz chutou de primeira, marcando um golaço, que certamente concorrerá a um dos mais bonitos da temporada! 3-1. Mesmo com o resultado, o Basel ainda tentava marcar gols, e quase conseguiu em um chute de Fabian Frei, em que a bola bateu no travessão.
Aos 73 minutos, em jogada de Torres, o espanhol caiu, pediu a falta, mas o juiz não atendeu. Porém na sequência da jogada, Hazard chutou colocado, quase enganando o goleiro Sommer. Perto do fim da partida, Mata quase marcou o quarto gol após receber passe de Torres. A partir daí, houveram poucas chances, e ambos os times apenas esperavam o final do jogo. A próxima partida dos Blues será no domingo, contra o Manchester United, no Old Trafford. Já a final da Liga Europa será disputada contra o Benfica, no dia 15 de maio, em Amsterdam.
Ficha Técnica
CHELSEA: Cech; Azpilicueta, Ivanovic, Cahill, Bertrand; David Luiz (Ake 82′), Lampard (c); Ramires (Oscar 66′), Hazard (Mata 74′), Moses; Torres.
Suplentes não utilizados: Turnbull, Ferreira, Terry, Benayoun.
Técnico: Rafael Benitez
Basel: Sommer; Steinhofer, Schär, Sauro, Voser; Elneny, F Frei (Marcelo Diaz 74′); Salah, Serey Die, Stocker; Streller (c) (D. Degen 60′).
Suplentes não utilizados: Vailati, Ajeti, Park Joo Ho, Cabral, Zoua.
Técnico: Murat Yakin
Gols: Salah (45′), Torres (50′), Moses (52′), David Luiz (59′)
Cartões: Amarelo: Azpilicueta (55′), Schär (67′), Steinhofer (69′), Serey Die (88′)
Árbitro: Jonas Eriksson (Suécia)
Estádio: Stamford Bridge