Chelsea tem muita dificuldade, mas Ba salva o time novamente

Chelsea sofreu, mas venceu
Chelsea sofreu, mas venceu

Pressionado para vencer diante da derrota do Manchester City e da folga que o Liverpool abriu na ponta, o Chelsea visitou o Swansea no País de Gales e finalmente venceu fora de casa de novo, batendo os Cisnes por 1×0. Ainda ameaçado pelo rebaixamento, os mandantes não se encolheram e buscaram o gol desde o começo da partida. Porém a expulsão de Chico aos 16 minutos, após levar dois cartões amarelos em dois minutos, minou as chances do time. Mas, se o fato de ter uma menos limitou o ataque dos mandantes, o mesmo pôde ser dito ao time que tinha uma a mais. Após a expulsão, o Chelsea encontrava ainda mais dificuldades para atacar diante do recuo do Swansea. O time inglês terminou o primeiro tempo com boas chances, mas sem nenhuma finalização certa no gol, enquanto Petr Cech fez pelo menos duas defesas difíceis, além de outras duas intervenções mais fáceis.

Para o segundo tempo, o técnico José Mourinho ousou nas substituições e mudou o esquema para o 4-1-3-2, com a entrada de Oscar e Samuel Eto’o nos lugares de Ramires e Schürrle. O time veio mais ofensivo e conseguiu criar melhores chances e pressionar mais o Swansea. Mas daí o desperdício dos atacantes dos visitantes começou. Oportunidade atrás de oportunidade perdida, enquanto o Swansea tentava aproveitar o contra-ataque – porém sem muita qualidade.

Mas Demba Ba que já havia salvado o time durante a semana, com o gol que deu a classificação às semifinais da Champions League, brilhou novamente e fez o gol que deu a vitória e o três pontos e que permitiu ao time colar no Liverpool, apenas dois pontos atrás dos líderes do campeonato, há duas semanas do confronto direto entre as equipes no estádio Anfield.

Depois do gol, o Chelsea continuou levando perigo, mas o camaronês, Samuel Eto’o, perdeu uma sucessão de gols feitos e o time de Londres saiu do País de Gales com a vitória mínima. O time de Mourinho enfrenta o Sunderland em casa no próximo fim de semana, em partida antecipada de domingo para sábado.

Swansea tem jogador expulso, mas Chelsea não tem criatividade

O Swansea mostrou que estava disposto a vencer a partida e começou o jogo pressionando os visitantes e tiveram duas boas chances com Hernandez nos quatro primeiros minutos.

Aos cinco, porém, a melhor chance do começo do jogo foi para o Chelsea, que desperdiçou com Salah sozinho dentro da área. Ivanovic fez cruzamento rasteiro para o egípcio que estava a poucos passos da pequena área, mas na finalização a bola passou raspando a trave. O próprio ala teve nova chance dois minutos depois, mas bateu mascado e mais uma vez a bola se perdeu pela linha de fundo.

Shelvey respondeu para os donos da casa aos nove, recebendo passe na ala esquerda, mas o meio-campista chutou mal e a bola atravessou a área. Os Cines quase abriram o placar aos 13, quando o atacante Bony recebeu cruzamento e tocou de cabeça, forçando Cech a fazer grande defesa.

As coisas se complicaram para os mandantes quando Chico recebeu o segundo cartão amarelo aos 16 minutos. Apenas dois minutos antes o zagueiro já havia recebido um amarelo por parar o contra-ataque do Chelsea com falta e com isso foi expulso, deixando o time da casa com um a menos antes dos 20 minutos de partida.

Mas a expulsão não se converteu em domínio do Chelsea. Com Monk imediatamente tirando uma meia para colocar outro zagueiro, o Swansea passou a se defender e buscar menos o ataque, impossibilitando o estilo que os Blues mais gostam de atacar: o contra-ataque.

O jogo ficou morno, com o Chelsea encontrado dificuldade de criar boas chances diante da defesa postada do Swansea que jogava com nove jogadores atrás da linha da bola. Apenas aos 36 houve nova oportunidade de gol. O Chelsea subiu pela direita e Ba recebeu dentro da área, mas tentou o toque de letra sem sucesso fazendo com que a bola quase saísse pela linha lateral.

Em jogada de velocidade aos 38, o Chelsea quase chegou lá com Ramires. O brasileiro tabelou com Ba e entrou com a bola dominada na área, mas na hora da finalização o zagueiro conseguiu cortar antes que o brasileiro finalizasse. O Swansea respondeu aos 43, quando Dyer recebeu passe na entrada da área e chutou com força, para boa defesa do goleiro dos Blues. Antes de Dowd apitar o fim da primeira etapa, o Chelsea ainda teve uma boa chance com Salah recebendo dentro da área, mas mais uma vez o egípcio bateu para fora, fazendo com que ps Blues terminassem o primeiro tempo sem uma única finalização certa.

Mourinho ousa nas mudanças no intervalo e Chelsea responde

Mourinho voltou para o segundo tempo com o time ainda mais ofensivo, tirando o volante Ramires e trazendo Samuel Eto’o para o jogo, além de Oscar por Schürrle que tinha recebido cartão amarelo no primeiro tempo.

O time permaneceu ainda mais no ataque, pressionando o Swansea de maneira mais incisiva, mas nos primeiros minutos da segunda etapa o time de Londres ainda encontrava dificuldades para penetrar na defesa dos galeses.

Aos 54, o Chelsea quase chegou lá. Azpilicueta chegou à linha de fundo e cruzou para a pequena área. Willian tentou a cabeceada e a bola bateu em Oscar no rebote, que não teve tempo de reagir e dominar antes de chutar. Um minuto depois, em cruzamento perfeito de Ivanovic, Ba testou, mas a bola passou raspando a meta de Vorm, assustando o goleiro do time galês.

Aos 57, foi a vez de Eto’o perder o gol feito. A zaga desviou e a bola sobrou para ele dentro da área. O camaronês estava sozinho a poucos passos do gol, mas como Salah no primeiro tempo, chutou para fora. Aos 59, o Chelsea teve o seu primeiro chute no alvo da partida, com Ba fazendo o giro dentro da área, mas Vorm estava bem posicionado e fez a defesa. Na saída de bola, o Swansea tentou o contra-ataque e quase marcou com Shelvey, que chutou, mas teve a bola desviada para a linha de fundo por Terry.

Aos 68, porém, a angústia do time de Londres acabou. Em excelente lançamento de Matic, Ba dominou a bola, se livrou do zagueiro e bateu forte para fazer 1×0 para o Chelsea.

O senegalês teve mais duas chances. Primeiro aos 76, em mais um lançamento de Matic, mas a bola ficou comprida demais e o atacante não chegou a tempo. Um minuto depois, o atacante recebeu na entrada da área, fez o giro, mas o goleiro Vorm conseguiu fazer a defesa.

O Swansea quase chegou ao empate aos 81, em lançamento para Shelvey, mas o jogador não conseguiu finalizar como queria de cabeça e Cech ficou com a bola. No contra-ataque o Chelsea teve boa chance, mas o chute de Eto’o foi travado. Aos 84, o camaronês quase chegou lá. Salah cruzou para o atacante dentro da área e Eto’o bateu de primeira, com classe, mas a bola passou à esquerda do gol de Vorm.

No contra-ataque aos 86, quase que o Chelsea matou a partida com Salah. O egípcio recebeu a bola de Oscar e driblou toda a zaga do Swansea, mas o chute foi bloqueado pelo último homem da defesa do time da casa e o Chelsea ficou apenas com o escanteio.

Aos 88, o Chelsea quase se torna vítima do azar. Em cruzamento de Shelvey, Bony não consegue fazer o desvio e o quique da bola quase enganou Cech, que teve de fazer a defesa no reflexo e desviar para escanteio.

Em mais um contra golpe, o Chelsea teve sua última chance quando Salah deixou Eto’o sozinho na cara do gol dentro da área, desmarcado, mas o camaronês deixou a bola escapar e o Chelsea perdeu mais uma chance nos pés do atacante.

Mesmo não jogando bem e perdendo várias chances, o time conseguiu vencer e os três pontos mantiveram os comandados de José Mourinho na briga pelo título.

Ficha Técnica

Swansea (4-2-3-1): Vorm; Rangel, Chico, Williams, Davies; Britton (de Guzman, 86) Shelvey; Dyer (Ngog, 73), Hernandez (Amat, 19), Routledge; Bony.

Substituições não usadas: Tremmel, Taylor, Fulton, Emnes.

Técnico: Garry Monk

Chelsea (4-2-3-1): Cech; Ivanovic, Cahill, Terry, Azpilicueta; Ramires (Eto’o, 45) Matic; Salah, Willian, Schürrle (Oscar, 45); Ba (Mikel, 79).

Substituições não usadas: Schwarzer, Cole, David Luiz, Torres.

Técnico: José Mourinho.

Gols: Chelsea: Ba (68).

Cartões Amarelos: Swansea: Chico (14, 16); Chelsea: Schürrle (45), Mikel (85).

Cartões Vermelhos: Swansea: Chico (16).

Árbitro: Phil Dowd

Estádio: Liberty Stadiu

Category: Competições

Tags:

Article by: Chelsea Brasil

Somos o Chelsea Brasil, marca oficialmente reconhecida pelo Chelsea no Brasil e especializado em conteúdos e na comunidade de torcedores do Chelsea no Brasil.