Chelsea supera pressão no início e vence o Tottenham

Drogba celebra seu gol diante do Tottenham (Foto: Chelsea FC/Divulgação)
Drogba celebra seu gol diante do Tottenham (Foto: Chelsea FC/Divulgação)

Chelsea e Tottenham entraram em campo nesta quarta-feira (3) em partida válida pela 14ª rodada da Barclays Premier League. Em Stamford Bridge, com gols de Hazard, Drogba e Rémy, os Blues derrotaram o Tottenham por 3 a 0 e garantiram mais uma rodada na liderança.

Apesar de construir boa vantagem no primeiro tempo ao abrir 2 a 0, os comandados de José Mourinho tiveram dificuldade nos primeiros minutos por conta da pressão do adversário, que chegou a colocar uma bola no travessão. No segundo tempo, com uma postura mais defensiva, o Chelsea conseguiu anular as principais investidas do Tottenham e definiu o resultado num contra-ataque, que terminou com o gol do francês Loic Rémy.

Com a vitória, os Blues garantem mais uma rodada na liderança, além de permanecer invicto na temporada. A equipe de José Mourinho chega a 36 pontos, seis a mais que o Manchester City, que derrotou o Sunderland na outra partida pela 14ª rodada.

Tottenham começa melhor, mas é o Chelsea quem sai com a vantagem: 2 a 0

O Tottenham começou melhor a partida, tendo criado as melhores oportunidades de abrir o placar nos primeiros minutos. Aos  quatro minutos, Chiriches cruzou com perigo na cabeça de Vertonghen, que cabeceou para fora. Poucos minutos depois, em nova jogada aérea, Kane cabeceou livre de marcação e acertou a trave após cruzamento de Lennon.

Os visitantes aproveitavam os erros de passe do Chelsea e controlavam o início do jogo. Cahill errou na saída de bola e perdeu para Kane, que saiu cara a cara com Courtois, mas chutou pela linha de fundo. O primeiro chute dos Blues aconteceu aos 16 minutos: Drogba fez o pivô para Fàbregas, que chutou colocado para a fácil defesa de Lloris. A partir deste lance, o Chelsea melhorou e passou a pressionar com mais intensidade o adversário e, poucos minutos depois, saiu o primeiro gol: Hazard tabelou com Drogba e recebeu sozinho para finalizar de perna canhota e inaugurar o placar em Stamford Bridge.

O gol abalou os Spurs, que já não exerciam tanta pressão como aconteceu no início do jogo, e fez com que os Blues tomassem conta do jogo. Aos 22′, Lloris errou na reposição de bola e Hazard ficou com a sobra. O belga tocou para Oscar, que recebeu livre no meio-campo e deu bom passe para Didier Drogba ganhar da marcação e marcar o segundo gol do Chelsea.

Com a vantagem no placar, o Chelsea passou a valorizar mais a posse de bola e o time, aos poucos, foi se organizando em campo. Ao Tottenham, por sua vez, restava arriscar chutes de fora de área, como fez Mason, aos 33 minutos, finalizando para a defesa em dois tempos de Courtois.

Aos 35′, Drogba foi derrubado por Vertonghen e o juiz marcou falta. Na cobrança, o camisa 11 dos Blues foi para a bola e isolou. Aos 40′, Lamela deu bom passe para Kane, que saiu livre e finalizou para a boa defesa de Courtois – o bandeira, todavia, já havia assinalado impedimento. Na última chance do Chelsea no primeiro tempo, Oscar aproveitou a falha de Chiriches, invadiu a área e rolou para Willian, que finalizou fraco e Lloris fez a defesa.  Sem mais lances de perigo, a primeira etapa terminou com a vantagem aos Blues por 2 a 0.

Chelsea controla o jogo e amplia vantagem

José Mourinho promoveu a entrada de Zouma no lugar de Cahill, que sofreu uma pancada num lance envolvendo Vertonghen no primeiro tempo. A exemplo do primeiro tempo, o Tottenham começou melhor na segunda etapa: aos 50′ Eriksen finalizou de fora da área, sem perigo para Courtois. No lance seguinte, Fàbregas perdeu para Kane, que tocou para Lennon. O atacante dos Spurs, no entanto, optou pelo drible ao invés da finalização e foi desarmado.

Para dar maior consistência ao meio-campo, Pochettino colocou Chadli e Paulinho nos lugares de Lennon e Mason, respectivamente. Com isso, o Tottenham melhorou tanto defensivamente como ofensivamente. Aos 62′, Eriksen cobrou escanteio e Vertonghen cabeceou para fora. No minuto seguinte, Drogba recebeu, girou e finalizou com perigo, mas Lloris, seguro, defendeu sem dar rebote. Aos 66′, Drogba, que sentiu o tornozelo ao fim do primeiro tempo, foi poupado para a entrada de Rémy. O eterno camisa 11 dos Blues foi muito aplaudido pela torcida.

O Tottenham tinha maior posse de bola, mas faltava qualidade para acertar o último passe. O Chelsea, por sua vez, esperava alguma oportunidade de contra-atacar e definir o resultado. Esta oportunidade aconteceu, aos 72 minutos, quando Rémy aproveitou o lançamento de Azpilicueta, ganhou de Vertonghen e chutou cruzado, sem chances para Lloris, para fazer o terceiro gol dos Blues. Três minutos depois, em contra-ataque puxado por Willian, o brasileiro rolou para Oscar, que de frente para o gol finalizou pela linha de fundo.

Depois do gol de Rémy, a partida perdeu emoção, uma vez que o Chelsea já estava satisfeito com o resultado, enquanto o Tottenham, sem poder de reação, apenas apostava, sem sucesso, em jogadas aéreas. A última grande chance do jogo aconteceu com Willian, que finalizou com perigo para boa defesa de Lloris.

Ficha Técnica

Chelsea (4-2-3-1): Courtois; Ivanovic, Cahill (Zouma 45′), Terry (c), Azpilicueta; Matic, Fabregas (Mikel 75′); Willian, Oscar, Hazard; Drogba (Rémy 66′).

Substituições não usadas: Cech, Filipe Luis, Schurrle, Salah.

Técnico: José Mourinho

Tottenham (4-2-3-1):  Lloris; Chiriches, Fazio, Vertonghen, Davies; Bentaleb, Mason (Paulinho 57′); Lennon (Chadli 57′), Eriksen, Lamela (Soldado 73′); Kane.

Substituições não usadas: Vorm, Dier, Kaboul, Naughton.

Técnico: Mauricio Pochettino

Gols: Chelsea: Eden Hazard (19′), Didier Drogba (22′), Loic Rémy (72′)

Cartões Amarelos: Tottenham: Chiriches (48′) ; Chelsea: Matic (49′)

Árbitro: Mike Dean

Estádio: Stamford Bridge

Category: Competições

Tags:

Article by: Chelsea Brasil

Somos o Chelsea Brasil, marca oficialmente reconhecida pelo Chelsea no Brasil e especializado em conteúdos e na comunidade de torcedores do Chelsea no Brasil.