Após uma série de resultados insatisfatórios para os Blues na Premier League, os jogadores entraram em campo nesta terça-feira para não perder pela Champions League. O adversário, a Juventus, jogou em território conhecido, o Juventus Stadium em Turin. O Chelsea estava apenas um ponto à frente da velha senhora na classificação do grupo “E” e precisava da vitória. A Juventus também entrou com força total, pois uma derrota no jogo complicaria bastante as possibilidades de sua classificação.
A novidade do lado do Chelsea foi a mudança na escalação, com a ausência de Torres, relegado ao banco de reservas, e Hazard jogando no lugar do espanhol fazendo o papel do chamado falso 9, além do retorno de Ashley Cole à equipe principal. Pela Juventus, a volta de Pirlo foi o grande reforço do time para a importante partida.
O primeiro tempo foi equilibrado. A Juventus começou melhor, com mais volume de jogo e pressionando. Mas em um momento em que o Chelsea estava melhor, uma falha de marcação de Ramires deixou Pirlo fazer sua mágica pelo meio campo. O italiano tentou um chute de fora da área e Quagliarella desviou para o cantinho do gol, abrindo o placar para o time da casa. A Juventus ainda teve mais duas boas chances e continuou pressionando no final do primeiro tempo, acuando o Chelsea, que não conseguia encontrar espaços. Mata, Hazard e Oscar perderam gols na primeira etapa.
A segunda etapa se provou decisiva para o time da casa. As alterações de Di Matteo para dar âmbito ofensivo à equipe dos Blues acabaram por deixar mais espaços para a Juventus, que aproveitou sua posse de bola e ainda conseguiu marcar mais duas vezes, com Vidal e Giovinco, este já no finalzinho da partida. O Chelsea ainda tentou pressionar nos minutos finais, mas uma aparente falta de raça e apatia total da equipe tornaram as jogadas completamente infrutíferas. Nada deu certo para o atual campeão da Champions League.
E o Chelsea se complica bastante na batalha pela classificação à próxima fase da Champions League com esse resultado. O Shakhtar venceu com certa facilidade seu jogo contra o Nordsjaelland e continuou na primeira colocação, com 10 pontos. Com essa vitória, a Juventus ultrapassou o Chelsea e dorme na segunda colocação, com 9 pontos. O Chelsea manteve seus 7 pontos e caiu para terceiro colocado. A equipe agora só poderá se classificar caso vença o Nordsjaelland em sua última partida pela Champions League, no dia 5 de dezembro, e ainda terá de torcer pela vitória do Shakhtar sobre a Juventus no último confronto entre as equipes. Se a Juventus vencer o Shakhtar, o Chelsea precisará saldar 5 gols em relação ao Shakhtar, fazendo pelo menos 2 contra o Nordsjaelland. Em caso de empate, o Chelsea precisará fazer pelo menos 7 gols em cima do Nordsjaelland e não levar nenhum.
Pela Premier League, o Chelsea segue para enfrentar o Manchester City, no próximo domingo (25).
Juventus teve maior volume de jogo e abriu o placar
E se iniciou a partida no Juventus Stadium. O Chelsea entrou com Hazard no lugar de Torres como atacante, visando dificultar o maestro Pirlo em uma esquema mais defensivo.
E a Juventus quase abriu o placar logo aos 4 minutos com Lichtsteiner após receber um lançamento, mas Cech salvou à queima roupa.
Aos 9 minutos o Chelsea tem a sua primeira chance! Oscar avançou e driblou, achando um passe muito bom para Hazard, que finalizou mas a bola foi defletida para fora.
Aos 14 minutos, Marchisio chuta firme mas Cech faz outra importante defesa.
O jogo estava bem aberto, com ambas as equipes levando perigo em suas jogadas ofensivas.
Quagliarella recebeu uma bola em condições de finalizar pela esquerda, aos 19 minutos. Mas o italiano praticamente recuou a bola para Cech.
Vucinic fez um bom giro em cima do Ramires aos 22 minutos. O chute, de fora da área, foi na direção do gol, mas sem força e fácil para Cech defender.
Ivanovic fez uma falta perigosa em Vidal logo na entrada da área aos 24 minutos. O perigoso Pirlo foi para a cobrança e bateu no meio do gol, por entre a barreira. Cech nem saiu do lugar e fez a defesa com tranquilidade.
Oscar rolou uma bola para Ramires na entrada da área aos 30 minutos, que já chegou batendo de primeira. A bola, no entando, foi muito longe da meta.
Uma boa jogada entre Marchisio e Lichtsteiner deixou o último em boa jogada de linha de fundo, mas Cahill afastou o cruzamento rasteiro, aos 31 minutos.
Quagliarella caiu em contra ataque aos 33 minutos e ficou pedindo falta. O carrinho de Ashley Cole foi preciso e na bola no entanto e o juiz não caiu na do italiano.
Uma bela jogada de contra ataque quase resultou em gol do Chelsea aos 36 minutos. Ramires recebeu um presente dos defensores no meio de campo e avançou com a bola. Passando da intermediária, viu Oscar passando livre pela esquerda e fez o passe. O brasileiro dominou, invadiu a grande área, fintou Chiellini para a direita e tentou o chute, mas a bola resvalou nos defensores e subiu, resultando em defesa tranquila para Buffon.
E aos 37 minutos saiu o gol de abertura do placar. Pirlo tentou um chute de longa distância e Quagliarella estava no meio do caminho para desviar. A bola foi morrer no fundo das redes no cantinho, sem chances para Cech. Asamoah quase fez o segundo momentos depois, mas Ashley Cole afastou.
Em seguida, aos 39, Mata quase faz ao receber uma bola lançada dentro da área, mas Buffon fez a defesa.
Bonucci recebeu um merecido cartão amarelo aos 40 minutos por uma falta em Hazard parando o contra a taque do Chelsea.
Oscar recebeu de Hazard na entrada da área e tentou um chute em meio aos zagueiros aos 43 minutos, mas a bola foi por cima do gol.
Aos 45 minutos, com muitas opções, a pior delas sendo o chute, Ramires finalizou uma bola que sobrou em seus pés e mandou para longe do gol.
E com apenas um minuto de acréscimo, termina o primeiro tempo no Juventus Stadium.
Chelsea continuou sem raça e Juventus, melhor em campo, fez mais dois gols
Ambas as equipes voltam a campo sem alterações para a segunda etapa.
Vucinic invadiu a área pela direita aos 2 minutos e chegou à linha de fundo, mas ao invés de cruzar, tentou um chute a gol, errando.
Vidal cortou Oscar pela direita aos 3 minutos e já chutou a gol de fora da área, mas Cech pegou com facilidade.
Aos 4 minutos de partida, Vucinic recebeu um lançamento e dominou, invadindo a área. Encostado em Cahill, Vucinic desaba ao chão e pede pênalti, mas o juiz não assinalou e o jogo continuou.
Em seguida, aos 5 minutos, Mata sofreu falta na entrada da área, ao centro. O próprio espanhol foi para a batida, mas acertou a barreira em cheio.
Quagliarella teve uma nova chance 12 minutos, mas o chute foi defendido por Cech.
Aos 12 minutos, Pirlo tentou um chute de fora da área. A bola foi venenosa e visava o cantinho do gol, mas Cech espalmou para escanteio. Em seguida, um lançamento encontrou Vucinic completamente livre no meio do campo. O jogador invadiu a área, tentou driblar Cech mas não foi bem sucedido, conseguindo apenas mais um escanteio.
Moses foi a campo aos 14 minutos na primeira substituição da partida. Azpilicueta foi quem saiu para dar lugar ao nigeriano.
A Juventus amplia o placar aos 15 minutos do segundo tempo. Quagliarella encontrou Asamoah pela direita, que avançou e tocou para Vidal, que já chutou de primeira na entrada da área. Ramires ainda desviou e a bola foi morrer no fundo do gol.
Aos 21 minutos, Lichsteiner saiu para dar lugar a Cáceres na primeira substituição da Juventus.
E a Juventus continuava pressionando e levando perigo à meta do Chelsea. Sucessivos ataques deixaram Cech suando frio.
Mikel sai de campo para dar lugar a Torres aos 25 minutos, na segundo substituição do Chelsea.
Asamoah recebeu pela esquerda aos 26 minutos e já tentou um chute mas a bola passou à esquerda da trave.
Aos 29 minutos Vucinic perdeu uma ótima chance de ampliar o placar ao receber livre, no centro da área, uma bola de Cáceres. Mas o jogador chutou muito mal e a bola foi por cima do gol.
Hazard encontrou Moses marcado na entrada da área e fez o passe. O nigeriano recebeu, girou e tentou um chute, afastado facilmente pela defesa, aos 30 minutos. No mesmo minuto, Ramires recebeu um amarelo por falta em Chiellini.
David Luiz tentou um chute de fora da área aos 32 minutos. A bola até pegou efeito perigoso, mas foi por cima do travessão.
Aos 75 minutos, Ramires recebeu um amarelo por falta em Chiellini.
Giovinco foi a campo para o lugar de Vucinic, aos 36 minutos, em mais uma substituição da Juventus.
Oscar recebeu boa bola na intermediária aos 38 minutos. O brasileiro fintou mas acabou perdendo o equilíbrio e caiu. A jogada então foi tomada pela Juventus, que afastou a bola.
O Chelsea apenas rodeava a área adversária e tentava lançamentos nos minutos finais da partida, porém, sem sucesso algum. Aos 42 minutos, Marchisio recebeu um cartão amarelo e não jogará a próxima partida por suspensão.
Aos 43 minutos, Quagliarella saiu de campo para a entrada de Pogba na última substituição da equipe da casa.
Giovinco recebeu um belo lançamento aos 45 minutos de jogo e dominou tranquilamente. Avançou e chutou por baixo das pernas de Cech, que saía do gol. A Juventus fez 3 a 0 e decretou a derrota do Chelsea no último lance de importância na partida.
Ficha Técnica
Chelsea (4-2-3-1): Cech; Ivanovic, Luiz, Cahill, Cole; Mikel (Torres, 70′), Ramires; Azpilicueta (Moses, 60′), Mata, Oscar; Hazard
Substitutos: Turnbull, Bertrand, Romeu, Marin, Piazon, Moses, Torres.
Juventus (3-5-2): Buffon; Barzagli, Bonucci, Chiellini, Lichtsteiner (Cáceres, 66′), Vidal, Pirlo, Marchisio, Asamoah, Quagliarella (Pogba, 87′); Vucinic (Giovinco, 83′)
Substitutos: Storari, Caceres, Pogba, Pepe. Giaccherini, Giovinco, Matri
Gols: Quagliarella (37′), Vidal (60′), Giovinco (90′)
Cartão Amarelo: Bonucci (40′), Ramires (75′), Marchisio (85′)
Árbitro: Cüneyt Çakιr (Turquia)
Estádio: Juventus Stadium
Público: 40 000