Chelsea quebra invencibilidade de City no Etihad e bate o rival

Ivanovic fez o único gol da partida
Ivanovic fez o único gol da partida

O Chelsea visitou o Manchester City – líder do campeonato no começo da rodada – no Etihad Stadium e acabou com a invencibilidade do City jogando em casa na temporada. Não apenas os Citizens vinham vencendo todos seus compromissos nos seus domínios, mas golearam Tottenham, Liverpool, Manchester United e Arsenal no Etihad.

O técnico José Mourinho veio com surpresas na escalação, jogando com dupla de volantes formada por Nemanja Matic e David Luiz e com Ramires substituindo Oscar entre os meias, enquanto Manuel Pellegrini perdeu o brasileiro Fernandinho por lesão muscular no treino de ontem. A primeira metade da etapa inicial foi dominada pelo City que teve boas chances principalmente com Yaya Touré, aos 16 e aos 17 minutos, mas a segunda metade foi do Chelsea. O gol chegou com belo chute de Branislav Ivanovic aos 32, quando o sérvio aproveitou rebote da segunda chance de gol que Ramires teve em poucos minutos. O brasileiro chutou sem força nas duas vezes, mas o lateral aproveitou o rebote da segunda, colocando os Blues na frente. Apesar do domínio da posse de bola dos donos da casa, as melhores chances do primeiro tempo foram do Chelsea, que chegava com perigo nos contra-ataques e nas jogadas individuais de Hazard, que criava espaço para os companheiros.

A segunda etapa foi muito disputada e o Chelsea chegou a meter mais duas bolas na trave do Manchester City, que atacava com mais furor e levou perigo contra o gol de Cech, especialmente em duas ocasiões que o goleiro dos Blues foi buscar bolas quase inalcançáveis. O jogo era muito equilibrado nas chances criadas, com o Chelsea marcando a saída de bola, dominando o meio-campo do City e sendo muito perigoso nos contra-ataques. Já o Manchester fazia o seu jogo e tentava pressionar de todas as formas e perdeu duas boas chances com Jovetic que entrou no lugar de Negredo. Mas não deu para os donos da casa e o Chelsea embolou de vez a ponta da tabela, alcançando os 53 pontos que do City e ficando dois pontos atrás do líder Arsenal.

Chelsea sai na frente com bomba de Ivanovic

O jogo começou com Cech assustando os torcedores blues, ao sair no limite da grande área para tirar uma bola metida em profundidade com 30 segundos de partida. O goleiro tirou a bola com o pé, já fora da área, mas a bola não ganhou distância e Negredo recebeu de primeira pela esquerda, mas Cech mais uma vez quase saiu da área e conseguiu afastar a bola do espanhol.  O Chelsea deu a resposta em rápido contra-ataque aos oito minutos, quando Willian avançou pela direita, passou pela zaga e chegou à linha de fundo, mas a zaga do City conseguiu afastar. Um minuto depois, a melhor chance do começo do jogo aconteceu para o City. Touré puxou o contra-ataque e abriu para Kolarov sem marcação na esquerda. O lateral avançou e cruzou e quase o próprio Touré aproveitou o cruzamento.

Aos 16, Touré mais uma vez recebeu desmarcado dentro da área e quase marcou, mas a bola do africano subiu demais. Um minuto depois, mais uma vez ele, Yaya Touré chegou à linha de fundo, cortou pro meio, deixando Luiz para trás e cruzou na medida para David Silva, mas o meia não aproveitou e chutou para fora, levando muito perigo para Cech, que só observou a bola sair pela linha de fundo. O Chelsea teve boa chance de falta na sequência, mas David Luiz desperdiçou, mandando a bola para muito longe.

A melhor chance para os Blues veio no contra-ataque que Willian puxou após falha de Negredo. O brasileiro avançou pelo meio, deixou a zaga desorganizada do City para trás e passou para Ramires, mas o volante – jogando como ala – chutou colocado, facilitando a defesa para Hart, desperdiçando a melhor chance de gol da partida nos primeiros 30 minutos de partida. Mas aos 31, Ivanovic não perdeu a chance. Em bela jogada de Hazard que achou espaço na zaga do City pela esquerda, o belga tocou para Ramires que abriu para Ivanovic, o lateral tocou para Hazard, agora já pela direita, que recebeu e cruzou no meio da área para Ramires. O chute do brasileiro foi bloqueado por Kompany, mas no rebote Ivanovic encheu o pé, sem chance para Hart, e fez 1×0 Chelsea.

Aos 35, o Chelsea chegou com perigo novamente. Dessa vez foi Eto’o que puxou o contra-ataque e chegando à linha de fundo cruzou para Willian que estava desmarcado dentro da área, porém Zabaleta cortou antes que a bola alcançasse o brasileiro. Nastasic se atrapalhou para sair jogando e a bola sobrou para Hazard, que chutou rasteiro para defesa difícil de Hart. O City teve nova chance aos 41, quando Dzeko recebeu boa bola dentro da área do Chelsea, mas o tiro subiu demais, sem levar perigo para Cech.

Na última chance do primeiro tempo, o Chelsea quase aumentou aos 43, quando Hazard fez jogada sensacional pela esquerda, com o belga chegando na linha de fundo e cruzando para trás para Samuel Eto’o que explodiu no travessão de Hart.

Jogo é muito disputado no segundo, Chelsea mete duas bolas na trave, mas garante a vitória

O jogo recomeçou com a saída de bola do Chelsea, mas foi o City que chegou primeiro. Navas avançou pela direita e passou para Zabaleta. O lateral cruzou para Dzeco, mas o atacante cabeceou para fora. Aos 48, o Chelsea teve dupla chance com Hazard fazendo fila no campo de defesa do Manchester City. O chute foi bloqueado pela zaga, mas na saída de bola, David Luiz se antecipou e cruzou ótima bola para Eto’o, porém o camaronês não conseguiu dominar a bola, que sobrou para Willian na esquerda, mas o chute do brasileiro saiu mascado e a defesa afastou para escanteio.

Aos 50, mais uma vez Touré teve boa chance. Dzeko fez o pivot dentro da área e escorou para Touré, que chutou de primeira, levando muito perigo ao gol de Cech. A resposta do Chelsea veio com Matic.  O volante recebeu no meio campo e chutou do meio da rua. A bola fez uma curva incrível e bateu na junção da trave e do travessão, carimbando as traves de Hart pela segunda fez na partida.

O jogo ficou rápido e os dois times conseguiam chegam bem nos ataques, principalmente o Chelsea, com boas chances para os dois lados. Pellegrini trouxe Jovetic para substituir Negredo – que esteve apagado no primeiro tempo, mas a boa marcação do Chelsea continuava dificultando o trabalho do ataque dos donos da casa. Nos contra-ataques, normalmente puxados por Hazard ou Willian, o Chelsea pressionava muito o City, que não parecia ter uma resposta para a pressão na saída de bola dos Blues.

E mais uma vez o Chelsea carimbou a trave de Hart. Em cobrança de escanteio de Willian, Cahill testou e a bola carimbou o pau do gol do goleiro inglês. O City respondeu imediatamente com bom ataque, mas a zaga do Chelsea bloqueou os dois chutes do ataque dos donos da casa.

O City parece ter acordado no jogo e teve uma série de boas chances. Primeiro com cobrança de falta de Silva, que exigiu grande defesa de Cech. Depois aos 75, o espanhol teve nova chance e dessa vez o chute do espanhol passou à esquerda do goleiro dos Blues. Já nos acréscimos, Jovetic quase conseguiu o empate para o City, mas Cech fez novo milagre e evitou o gol dos Citizens.

A partida foi tensa no final, com o City pressionando e buscando o gol a qualquer custo, mas não deu para os donos da casa e o Chelsea é o primeiro time a bater o Manchester City em casa nessa temporada.

Ficha Técnica

Manchester City (4-4-2): Hart; Zabaleta, Kompany, Nastasic, Kolarov; Navas, Demichelis, Toure, Silva; Dzeko, Negredo (Jovetic, 57).

Substituições não usadas: Pantilimon, Boyata, Clichy, Milner, Rodwell, Lopes.

Técnico: Manuel Pellegrini.

Chelsea (4-2-3-1): Cech; Ivanovic, Cahill, Terry, Azpilicueta; David Luiz, Matic; Ramires, Willian (Mikel, 90+), Hazard (Ba, 90+); Eto’o (Oscar, 83).

Substituições não usadas: Schwarzer, Cole, Lampard, Salah.

Técnico: José Mourinho.

Gols: Chelsea: Ivanovic (32).

Cartões Amarelos: Manchester City: Demichelis (37), Kolarov (42), Nastasic (87); Chelsea: Ivanovic (33), Matic (40), Willian (90+).

Árbitro: Mike Dean

Estádio: Etihad Stadium.

Category: Competições

Tags:

Article by: Chelsea Brasil

Somos o Chelsea Brasil, marca oficialmente reconhecida pelo Chelsea no Brasil e especializado em conteúdos e na comunidade de torcedores do Chelsea no Brasil.