Após a vitória sobre o Sunderland por 2×1 pela Premier League, o Chelsea viajou até a Rússia para jogar contra o Rubin Kazan pelas quartas de final da Europa League. Os Blues ganharam a partida de ida por 3-1, e na partida de volta mantiveram a vantagem, mesmo com a derrota por 3-2. Torres e Moses marcaram os gols da equipe londrina, enquanto Marcano, Karadeniz e Natcho fizeram os gols dos russos.
Pelo Chelsea, como Demba Ba não pode jogar nessa competição, Fernando Torres voltou ao time titular. O técnico Rafael Benitez decidiu poupar vários jogadores, e Paulo Ferreira, Nathan Aké, Yossi Benayoun e Victor Moses ganharam uma chance entre os titulares. Já pela equipe russa, Salomon Rondon e Alan Kasaev voltaram ao time titular após ficarem de fora da primeira partida.
Chelsea fez gol no início em um primeiro tempo pouco movimentado
O Chelsea começou a partida recuado, com a equipe russa sendo mais incisiva em campo. Logo aos três minutos, os russos tiveram a primeira chance, mas a bola bateu na zaga. Mas pouco depois, na primeira jogada de ataque, os Blues marcaram o primeiro gol: após um belíssimo passe de Lampard, Fernando Torres recebeu a bola livre de marcação e tocou por cima do goleiro, um golaço! 0-1.
Após o gol, o Chelsea passou a avançar mais, marcando os russos em seu campo. Aos 15 minutos, em jogada de Moses pela esquerda, após chegar na entrada da grande área, o nigeriano chutou a bola, para a defesa do goleiro. A equipe londrina dominava as ações ofensivas. Aos 20 minutos, a segunda chance do Rubin Kazan: após tabela entre os jogadores, Rondon chutou, mas a bola passou longe do gol. Em seguida, a partida teve poucas jogadas ofensivas, apesar da constante movimentação no meio-campo.
Após os 30 minutos, os russos passaram a ter mais oportunidades. Em jogada individual aos 33, Kasaev chuta a bola para defesa de Cech. Em seguida, após lançamento de Natcho, Cech segura a bola antes da chegada de Rondon. No fim da primeira etapa, os Blues voltaram a atacar, mas não assustaram o goleiro adversário. Já nos acréscimos, após falha de Terry, Karadeniz recebe a bola na área e chuta cruzando; após Cech espalmar, Azpilicueta afastou a bola.
No segundo tempo, os russos dominaram, mas o Chelsea manteve a vantagem no placar agregado
A segunda etapa começou com o Rubin atacando mais. Aos 49 minutos, Rondon dribla Terry, mas o inglês consegue mandar a bola para escanteio. Mas na cobrança, após cruzamento de Orbaiz, Marcano sobe na grande área e cabeceia pro gol. 1-1. Em seguida, o Chelsea voltou a ficar na frente do placar: após passe de Lampard e tabela com Ramires, Moses recebeu a bola de frente para o gol e chutou, sem chances pro goleiro: 1-2.
Aos 62 minutos, os russos empataram novamente: após cruzamento de Ansaldi, Karadeniz cabeceou pro gol, sem chances para Cech: 2-2. Em seguida, os adversários quase viraram: em novo cruzamento, Marcano cabeceou e a bola passou muito perto do gol. Apesar da maior intensidade na partida, os Blues não criaram muitas jogadas nesse período. Após falta de Azpilicueta em Ryazantzev dentro da área, o árbitro marcou pênalti, que Natcho converteu: 3-2.
Aos 79 mintos, Ansaldi chutou a bola, mas ela passou perto do gol. Em seguida, após cruzamento para a área, Rondon cabeceou para o gol, mas Cech defendeu tranquilamente. Mesmo sem jogar bem na segunda etapa e sofrendo três gols, o Chelsea conseguiu avançar às semifinais da competição. A próxima partida dos Blues será no domingo, em Wembley, contra o Manchester City, pela semifinal da FA Cup.
Ficha Técnica
Rubin Kazan: Ryzhikov; Kuzmin (Kaleshin – intervalo), Ansaldi, Cesar Navas, Marciano; Orbaiz (Dyadyun 66′), Natcho, Kasaev (Ryazantzev 72′), Karadeniz(c); Eremenko; Rondon.
Suplentes não utilizados: Arlauskis, Sharonov, Kislyak, Tore.
Técnico: Kurban Berdyev
CHELSEA: Cech; Azpilicueta, Terry(c), D.Luiz, P.Ferreira; Aké, Lampard (Ivanovic 90′); Ramires (Mikel 60′), Benayoun (Oscar 76′), Moses; Torres.
Suplentes não utilizados: Turnbull, Mata, Hazard, Marin.
Técnico: Rafael Benitez
Gols: Torres (4′), Marcano (51′), Moses (55′), Karadeniz (62′), Natcho (75′)
Cartões: Amarelo: Marcano (87′), Oscar (90′)
Árbitro: Firat Aydinus (Turquia)
Estádio: Luzhniki Stadium