Precisando do resultado, já que começaram o jogo em terceiro na classificação atrás de Chelsea e Schalke 04, o Basel partiu para o ataque desde o apito inicial e conseguiu a vitória por 1×0 em casa. Pressionando ofensivamente e sem deixar o Chelsea atacar, o time suíço dominou completamente o primeiro tempo, mas chegou ao gol apenas no segundo, quando o Chelsea tinha conseguido equilibrar as ações. Jogando com os alas bem abertos, o time da casa levava perigo tanto pela esquerda como pela direita, com bons cruzamentos e subidas perigosas de Salah, Streller e Stocker – os três homens de frente dos suíços. O Basel teve inúmeras chances para marcar com nove chutes no primeiro tempo, cinco dos quais no alvo, mas o gol nao saía. Cech fez algumas defesas importantes e Mikel chegou a tirar uma bola quase em cima da linha. Enquanto isso o Chelsea não conseguia se livrar da boa marcação do Basel, que dominava tanto na defesa como no ataque. Além da qualidade dos marcadores do time da casa, os jogadores de frente do Chelsea não estavam bem, com muitos passes errados principalmente de Lampard, Oscar e Ramires. Mesmo assim, o Chelsea conseguiu terminar o primeiro tempo sem levar o gol que parecia eminente durante toda a primeira etapa.
Na volta do intervalo, as equipes voltaram sem mudanças, mas o jogo era outro. O Chelsea conseguiu acertar a marcação e o Basel encontrava dificuldade em chegar, mas o ataque dos Blues continuava ineficiente. A defesa suíça não era tão eficiente como nos primeiros 45 minutos, mas os jogadores de criação dos Blues não conseguiam armar as jogadas. O jogo seguia sem emoção e o empate parecia ser o resultado final, mas o Basel foi premiado pelo bom primeiro tempo e conseguiu chegar ao gol com o melhor jogador da partida, o egípcio Mohamed Salah, que recebeu bola da defesa e avançou nas costas de Ivanovic. Se o Chelsea não conseguia chegar antes do gol, após ficar atrás do placar o time parecia ainda mais mal organizado e não conseguiu pressionar nos minutos finais da partida.
Apesar da derrota, o time de José Mourinho se classificou para oitavas de final, beneficiado pelo empate entre Steaua e Schalke. Os alemães que têm sete pontos jogam contra os suíços que têm oito e apenas um dos dois podem ultrapassar os Blues, que têm nove pontos. O Steaua Bucaresti já está eliminado com três pontos apenas.
Basel domina primeiro tempo completamente, mas não consegue marcar
Mal começou o jogo e com menos de um minuto, Streller teve boa chance para o Basel, quando Stocker conseguiu chegar à linha de fundo e cruzar para o meia, que recebeu dentro da pequena área, mas o chute foi para fora. Um minuto depois, Stocker recebeu falta na lateral da área e na cobrança exigiu boa defesa de Cech, que espalmou, mas no rebote havia apenas jogadores de branco dentro da pequena área, que afastaram o perigo.
Aos seis, novo cruzamento para o Basel agora pela direita, mas Cahill empurrou para escanteio. Mesmo com pouco tempo de jogo, a tática usada por Murat Yakin estava clara: com os alas enfiados e jogando aberto, e os laterais segurando os alas londrinos. Stocker e Salah (principalmente o último) jogavam com total liberdade para avançar e criaram problemas para os Blues durante todo primeiro tempo. O Chelsea encontrava dificuldade para penetrar na defesa do Basel e até mesmo articular as jogadas e em dez minutos de jogo, os visitantes ainda não tinham conseguido armar nenhum ataque.
Continuando a pressionar o Chelsea no seu campo, o time suíço recuperou a posse de bola e Frei chutou da entrada da área exigindo boa defesa de Cech que desviou para escanteio. Na cobrança de Stocker, o zagueiro Ivanov tocou de leve e Mikel tirou a bola de quase de cima da linha, desviando o perigo. O time da casa continuava controlando totalmente as ações do jogo, enquanto o time de José Mourinho parecia perdido em campo.
Apenas aos quinze minutos o Chelsea conseguiu levar algum perigo, em cruzamento de Ivanovic, mas a bola passou à frente de Samuel Eto’o, que se esticou todo, mas não alcançou. O Basel respondeu sem seguida, com falha de marcação de Ramires que permitiu a Salah chutar e quase encobrir Cech, que espalmou com dificuldade para escanteio – o sexto dos suíços em 16 minutos.
Aos 23 minutos, milagre de Petr Cech! Ivanovic não conseguiu afastar bem a bola e Salah ficou com o rebote dentro da área e chutou forte para excelente defesa do goleiro. Um minuto depois Voser cruzou pela direita – totalmente desmarcado – e Salah teve nova chance, que parou em Cech de novo.
O time suíço crescia e teve nova chance pela direita com Salah cruzando para Streller, que não conseguiu aproveitar o bom cruzamento. O primeiro tempo seguiu com total domínio dos donos da casa, que não foram capazes de converter nenhuma das inúmeras chances em gol.
Segundo Tempo é morno, mas mesmo assim Basel chega ao gol
Apesar da clara insatisfação com o time no fim do primeiro, Mourinho não fez nenhuma mudança no intervalo, e os times voltaram com as mesmas formações e a partida recomeçou um pouco mais equilibrada, sem que nenhuma das equipes conseguisse chegar ao ataque nos primeiros minutos, até que em bela jogada de Oscar aos 49, o brasileiro deixou de calcanhar para Ivanovic, mas a zaga conseguiu tirar. Apesar da boa jogada, o Chelsea não mostrava melhorias no ataque, mas conseguia pelo menos impedir os avanços do Basel, que nos 15 primeiros minutos do segundo tempo não tinha conseguido chegar ao ataque da maneira como fez no primeiro tempo.
Aos 62, Hazard recebeu falta na lateral da área e na cobrança de Lampard, a bola ficou viva dentro da área, até que a zaga afastou. Cinco minutos depois, Willian chegou à linha de fundo e conseguiu bom cruzamento para Fernando Torres, mas a zaga conseguiu se antecipar ao atacante.
O jogo seguia sem emoção com os times tendo dificuldade para chegar ao ataque. As poucas chances eram do Chelsea, mas o time falhava no último passe. Hazard roubou a bola de Voser aos 77 e tocou para Ramires que foi lento no domínio e não conseguiu nem concluir, nem passar para Torres que esperava na área. Na sequência Hazard novamente fez boa jogada e cruzou para Lampard dentro da área, mas o inglês não conseguiu o domínio e mais uma chance foi desperdiçada.
A melhor chance dos Blues aconteceu aos 81. Lampard articulou a jogada pelo meio, tocando para Ivanovic que não conseguiu completar para Torres. Na resposta o Basel armou rápido contra-ataque, cruzando a bola dentro da área, mas Terry tirou de cabeça afastando ao perigo, mas apenas temporariamente já que Serey Die ficou livre para o chute no rebote e a bola passou perigosamente à direita de Cech.
Porém aos 86, o Basel conseguiu finalmente chegar ao gol, quando um lançamento veio da defesa e chegou até Salah, nas costas de Ivanovic e em velocidade, o meia colocou na frente e chutou sem chance para Cech.
Já nos acréscimos, o Basel articulou bom contra-ataque em 3 contra 2, mas Serey Die não conseguiu acertar o chute e a bola se perdeu muito acima da meta de Cech. O jogo se arrastou por mais dois minutos, mas nada mais aconteceu. A vitória colocou o Basel na disputa pela segunda vaga no grupo e na próxima rodada jogam fora de casa, contra o Schalke, precisando apenas do empate.
Ficha Técnica
Basel (4-3-3): Sommers; Voser, Tomkins, Schär, Ivanov, Xhaka (Ajeti, 71); Elneny, Serey Die, F. Frei; Salah, Stocker (Sauro, 90+), Streller (Sio, 78).
Substituições não usadas: Vallati, Degen, Degen, Delgado.
Técnico: Murat Yakin
Chelsea (4-2-3-1): Cech; Ivanovic, Cahill, Terry, Azpilicueta; Mikel, Lampard; Ramires, Oscar (Hazard, 55), Willian (de Bruyne, 86); Eto’o (Torres, 42).
Substituições não usadas: Schwarzer, Cole, Mata, Schürrle.
Técnico: José Mourinho
Gols: Basel: Salah (87).
Cartões Amarelos: Basel: Xhaka (37), Serey Die (63); Chelsea: Mikel (65), Ramires (76).
Árbitro: Stéphane Lannoy (FRA)
Estádio: St Jakob Park