
Nesta terça-feira, o Chelsea saiu de Londres para enfrentar o West Bromwich, fora de casa. Após começar na frente com gol de Ivanovic, os Blues não conseguiram suportar a pressão dos donos da casa, que empataram aos 41 minutos da etapa final, com Anichebe. O jogo teve diversos cartões amarelos e foi marcado pelo nível técnico abaixo do habitual, com poucas jogadas trabalhadas e muitas tentativas em bolas aéreas e chutes de fora da área.
Com o empate, o Chelsea pode perder a liderança da Premier League, visto que Arsenal e Manchester City ainda realizarão os seus jogos nesta rodada.
O jogo desta terça-feira marcou o retorno de Fernando Torres, que voltou aos gramados após algumas semanas fora. O atacante espanhol entrou no segundo tempo, substituindo Samuel Eto’o. Na zaga, Terry foi desfalque, e assim David Luiz pode voltar a atuar na sua posição de origem.
Ivanovic marca e Chelsea é melhor no primeiro tempo
O primeiro tempo do Chelsea foi superior ao do West Bromwich. As chances de gol não foram claras, devido a dura marcação das equipes. Entretanto, o selecionado de José Mourinho conseguiu ser mais efetivo que os mandantes.
Os dez primeiros foram de estudo por ambas as partes e a prova de que o WBA vinha para atuar bem recuado quando o Chelsea tivesse a posse de bola. Com o West Brom fechava o meio, as jogadas pelas laterais foram o desafogo do Chelsea na partida. Com quatro minutos, Ivanovic já era a principal arma do clube londrino, mas quem chegou com perigo, inicialmente, foi o time da casa. Berahino apareceu pelo lado direito e cruzou bem, David Luiz estourou do jeito que pôde. Três minutos depois, outra tentativa de cruzamento por parte do WBA. Também sem sucesso.
O jogo ficou estagnado por alguns minutos, a posse de bola favorecia o Chelsea mas apenas três chutes foram efetuados pelas equipes, nenhum ao alvo. Eto’o era acionado com frequência, mas perdia a maioria das disputas, seja aéreo ou pelo chão. Os cruzamentos eram a saída dos selecionados, mas Foster e Cech só tinham o trabalho de interceptar as tentativas. Com uma posse de bola de 60% – 40% para os Blues, os visitantes apostavam nos contra-ataques de Matic e nas subidas do trio de meio-campistas. A subida mais perigosa do embate foi registrada no 21º minuto. Willian buscou Eto’o pela direita. O camaronês encontrou Ivanovic dentro da área, mas o sérvio foi interceptado. Boa jogada dos Blues, até então, a mais perigosa.
Da metade do primeiro tempo até o término do mesmo, só deu Chelsea. Oscar tocou para Hazard, que cruzou forte dentro da área. Ninguém chegou para empurrar a bola para dentro. Em seguida, Willian recebeu na entrada da área e arriscou o chute. A bola foi por cima do gol de Foster. Ramires vinha fazendo partida mediana e recebeu forte entrada de Thievy. O brasileiro precisou de atendimento médico. Vale ressaltar que a torcida do WBA vaiava Ramires toda vez que o volante tocava na bola.
O Chelsea continuava arriscando na velocidade dos meio-campistas e nos cruzamentos, o clube de Stamford Bridge chegava próximo ao gol dos mandantes, mas sempre era bloqueado, e na maioria das vezes, conseguia o escanteio. E já nos acréscimos, Willian cobrou o escanteio, David Luiz, em velocidade, resvalou na bola e encontrou Ivanovic, que fuzilou o arqueiro. Aos 47 minutos, o Chelsea abriu o placar no último lance do embate. Chelsea na frente por 1-0.
Os dados do primeiro tempo mostraram a superioridade dos Blues, 67% de posse de bola, seis chutes do Chelsea, contra apenas um do WBA, sete escanteios para os visitantes contra nenhum dos mandantes e 6-2 no número de faltas para o West Bromwich.
Chelsea não consegue segurar vantagem e cede empate aos donos da casa
Mesmo com a vantagem no marcador, o Chelsea começou o segundo tempo melhor. Controlando as ações e impedindo que o West Brom jogasse, os comandados de Mourinho inclusive tinham as melhores chances para ampliar o marcador.
Aos 4 minutos, Willian achou bem Eto’o, que finalizou e exigiu boa defesa do goleiro Foster. 8 minutos mais tarde, Willian trouxe para o meio e arriscou de fora da área, exigindo mais uma boa intervenção do arqueiro adversário.
O West Brom só passou a ameaçar a partir dos 20 minutos. Primeiro, Yacob deu leve desvio de cabeça após cobrança de falta e assustou. Depois, Morrison recebeu no passe de Thievy e chutou forte, mas por cima do gol. Nesse meio tempo, Hazard deu passe de letra para Eto’o, que finalizou para fora. Porém, o momento era mesmo dos donos da casa, que só cresciam de acordo com o tempo.
Aos 29 minutos, Thievy chutou cruzado e a bola passou perto. Depois, aos 36, Morrison bateu falta direto e Cech encaixou. Aos 41 minutos, o West Brom colheu frutos da pressão intensa e conquistou o empate.
Após bola levantada por Brunt, Anichebe, que havia entrado na segunda etapa, testou com precisão e empatou o jogo para os anfitriões.
Os minutos restantes tiveram muitas bolas alçadas na área e pouca produtividade, fazendo com que o empate de 1 a 1 permanecesse até o final.
Ficha Técnica
West Bromwich: Foster; Reid, McAuley, Dawson, Ridgewell, Yacob, Amalfitano (Anichebe 77′), Morrison, Brunt, Thievy (Vydra 72′), Berahino.
Reservas não utilizados: Myhill, Mulumbu, Lugano, Dorrans, Gera.
Chelsea: Cech (c); Ivanovic, Cahill, David Luiz, Azpilicueta; Ramires (Salah 88′), Matic; Willian, Oscar (Mikel 80′), Hazard; Eto’o (Torres 69).
Reservas não utilizados: Schwarzer, Cole, Lampard, Schurrle.
Gols: Ivanovic (45+2), Anichebe (87)
Cartões amarelos: Yacob, Amalfitano (WBA), Willian, Eto’o, Ivanovic, David Luiz, Matic (Chelsea)
Estádio: The Hawthorns
*Texto feito por Gabriel Belo e João Vitor Marcondes