Chelsea não oferece perigo e perde para o Newcastle

Eto'o pediu pênalti em lance isolado no fim da partida
Eto’o pediu pênalti em lance isolado no fim da partida

O Chelsea foi ao St. James Park, neste sábado, visitar o Newcastle pela décima rodada da Premier League e saiu derrotado por 2×0 . O time da casa começou o jogo com duas linhas de quatro na defesa, esperando chances de contra-ataque, enquanto o Chelsea dominou completamente a posse de bola. Porém, em jogadas de bola rolando, os Blues não conseguiram chutar no gol uma única vez, tendo boas chances apenas nas cobranças de escanteio em cabeceadas de John Terry. Já os donos da casa conseguiram chutar ao gol de Petr Cech duas vezes, mas sem oferecer perigo.

Mas no segundo tempo as coisas mudaram e o Newcastle acreditou na vitória e foi para cima do Chelsea, que continuava a não achar o caminho do gol. Sendo mais agudo do que os visitantes, o time da casa começou a pressionar, com boas chances até que conseguiu marcar o primeiro gol com Gouffran aos 67 minutos. Mourinho mudou o time, trouxe Eto’o e Willian, mas o clube do norte da Inglaterra já tinha ganhado confiança e apesar de algumas boas chances criadas pelo Chelsea, foi o Newcastle que marcou novamente no fim do jogo, para liquidar o jogo e garantir os três pontos. O Chelsea que tinha a chance de liderar, pode cair para sexto dependendo da combinação de resultados.

Jogo truncado no primeiro tempo, Chelsea pressionou, mas não achou o gol

Como era de se esperar diante do esquema defensivo do esquema de Alan Pardew, o Chelsea dominou o começo do jogo, tendo a posse de bola e tentando penetrar na defesa do Newcastle. Aos três minutos, Hazard recebeu falta na entrada da área, mas na cobrança David Luiz não levou perigo ao gol de Krul.

Os primeiros dez minutos do jogo foram parados, com os dois times encontrando muitas dificuldades em criar alguma coisa ou mesmo chegar ao ataque.

O Chelsea finalmente chegou com perigo em escanteio descolado por Oscar que Juan Mata bateu e John Terry cabeceou no travessão. No rebote, Ivanovic quase conseguiu marcar, com a bola quase encobrindo o goleiro Krul, mas também parando no travessão. Na sequência, o Chelsea conseguiu articular o seu primeiro ataque com a bola no chão, mas o chute de Hazard foi fraco e bloqueado pela defesa.

Aos 17, o Chelsea teve nova boa chance. Lampard fez boa jogada, tocando para Mata desmarcado na entrada da área, mas ao invés de chutar o espanhol preferiu tocar para Eden Hazard mais adiantado, mas a marcação impediu a assistência. No minuto seguinte, foi a vez do Newcastle chegar, com boa metida de bola de Gouffran, mas Ameobi não alcançou.

Aos 22, Mata e Hazard trocaram passes na área do Newcastle, em combinação perigosa, que muito lembrou as interações dos dois meias na temporada passada, mas não conseguiram espaço para o tiro. Nova chance de perigo aconteceu três minutos depois, em passe de Luiz dentro da área para Torres, mas mais uma vez a defesa dos donos da casa conseguiu tirar.

Até os 25 minutos de jogo nenhum dos dois times conseguiu exigir dos goleiros alguma defesa, pois o Newcastle tinha apenas 28% de posse de bola e praticamente só se defendia, enquanto o Chelsea não conseguia se livrar da boa marcação do time do norte da Inglaterra.

Já aos 30, a primeira defesa dos goleiros foi de Petr Cech, em tiro sem muito perigo de Cabaye. Apenas seis minutos depois nova chance de gol. Em cobrança de escanteio de Frank Lampard, Terry cabeceia e o zagueiro tira a bola de cima da linha. Em contra-ataque rápido, o Newcastle chegou na jogada mais aguda do jogo, mas o tiro de Sissoko parou em Cech.

Newcastle volta mais interessado no ataque e marca

Na volta do segundo tempo, com menos de dois minutos, Oscar meteu bola para Torres, mas o espanhol estava impedido, no que seria o lance mais direto do Chelsea no jogo em 47 minutos. Oscar começou a participar mais do ataque dos Blues, mas o jogo não mudou muito em relação ao primeiro tempo.

O Newcastle conseguiu bom contra-ataque com Shola Ameobi, que passou por Luiz, mas foi bloqueado pela zaga ao tentar o passe para Remy. Dois minutos depois, Sissoko correu nas costas de Ashley Cole e quase marcou, com boa defesa de Cech, que desviou para escanteio. Na cobrança a bola sobrou do outro lado e Remi teve a chance para o tiro, parando novamente no goleiro dos Blues. Nem um minuto depois, o atacante teve nova chance, mas a bola foi para fora, e o Chelsea viu a pressão aliviada temporariamente.

Aos 64, Gouffran fez excelente jogada pela ala esquerda, passando por Ivanovic e chutando para nova boa defesa de Cech. E de tanto martelar, o Newcastle conseguiu chegar ao gol com Gouffran de cabeça em bela cobrança de falta de Cabaye aos 67 minutos.

O gol só empolgou ainda mais os mandantes que continuaram pressionando, enquanto o Chelsea se encontrava totalmente perdido em campo. Aos 71, Remi teve nova boa chance e chutou forte no gol, mas a zaga bloqueou. O Chelsea só conseguiu responder com Eto’o, aos 73. O camaronês recebeu passe de Ivanovic e invadiu a área do Newcastle, mas teve o chute cortado.

Na melhor chance do Chelsea no jogo, aos 79, Oscar assistiu Willian, que dá entrada da área chutou forte, mas Krul fez boa defesa. No rebote, o chute de Eto’o foi desviado pela zaga para escanteio. Na cobrança do tiro de canto, a bola foi cortada para fora da área, mas recuperada pelos Blues e em novo cruzamento de Oscar, Schürrle cabeceou para fora.

Aos 84, Remi teve nova boa chance em cruzamento de Sissoko, mas Luiz se antecipou e desviou para escanteio. Hazard, teve nova boa chance para o Chelsea no jogo, mas o belga, desmarcado dentro da área, chutou cruzado para fora. Três minutos depois o artilheiro do Newcastle, Remi, teve nova boa chance, mas a bola foi bloqueada por Luiz. No rebote, o time da casa armou nova jogada e dessa vez o atacante não perdoou e com a assistência de Anita, o francês chutou sem chance para Cech.

O Chelsea tentou reagir com Eto’o que tentou duas vezes no gol de Krul, mas bloqueado na primeira, na segunda o atacante dos Blues mandou para fora. Os Blues continuaram pressionando, mas sem eficiência e José Mourinho segue sem conseguir vencer em St. James Park pela Premier League.

Ficha Técnica

Newcastle (4-4-2): Krul; Debuchy, Williamson, Yanga-Mbiwa, Santon; Sissoko, Tiote (Anita, 53), Cabaye, Gouffran (Obertan, 85); Shola Ameobi, Remy.

Substituições não usadas: lliot, Tavernier, Sammy Ameobi, Ben Arfa, Cisse.

Técnico: Alan Pardew

Chelsea (4-2-3-1): Cech; Ivanovic, Luiz, Terry, Azpilicueta; Ramires, Lampard (Schürrle, 70); Mata (Willian, 62), Oscar, Hazard; Torres (Eto’o, 62).

Substituições não usadas: Schwarzer, Azpilicueta, Cahill, Mikel.

Técnico: José Mourinho

Gols: Newcastle: Gouffran (68), Remi (89).

Cartões amarelos: Newcastle: Sissoko (42), Remi (90); Chelsea: Luiz (75), Ramires (77).

Árbitro: Lee Mason

Estádio: St. James Park

Category: Competições

Tags:

Article by: Chelsea Brasil

Somos o Chelsea Brasil, marca oficialmente reconhecida pelo Chelsea no Brasil e especializado em conteúdos e na comunidade de torcedores do Chelsea no Brasil.