Chelsea não joga bem mas sai de campo com a vitória sobre o Shakhtar em Stamford Bridge

Oscar marcou mais um golaço em competição européia. (Foto: Andy Hooper)

Após viajar à Ucrânia na última partida do Chelsea pela Champions League, a equipe recebeu hoje em casa o Shakhtar Donetsk. A equipe ucraniana era líder do grupo “E”, com 7 pontos, 3 a mais do que o Chelsea, que se encontrava na segunda colocação com apenas 4. O Chelsea entrou em campo sabendo que apenas uma vitória interessava e a equipe sabia da importância da partida. A seu favor, tinha o fato de que o Shakhtar nunca ganhou de um time inglês quando viajou à Inglaterra.

O Chelsea veio a campo com duas ausências em relação à equipe que enfrentou o Shakhtar na Donbass Arena. Ashely Cole não jogou devido à uma lesão no tendão e John Terry ficou no banco, não estando completamente apto para começar a partida, o que deu a chance para Cech novamente ser o capitão da equipe. O Shakhtar entrou com a mesma escalação que utilizou no último confronto.

O primeiro tempo de jogo começou frenético, com boas movimentações de ambas as equipes e um jogo corrido. O Shakhtar esperava o Chelsea em seu campo e acabou por sofrer as consequências logo aos 6 minutos de jogo. Em jogada estabanada, o goleiro Pyatov recebeu uma bola na fogueira e Torres, pressionando o goleiro, abriu o placar quando a bola chutada por Pyatov pegou diretamente no espanhol. O Shakhtar logo se recuperou e o talento dos brasileiros apareceu. Fernandinho fez boa jogada pela direita e Willian empatou, apenas 3 minutos depois do Chelsea abrir o placar. À partir daí, só deu Shakhtar. A equipe pressionava, tinha mais posse de bola, avançava e recuava em bloco e dava muito trabalho para os armadores do Chelsea, com um sistema defensivo impecável. Até um contra ataque fazer aparecer o talento de Oscar. Após tentativa de lançamento de Mata para Torres, o goleiro Pyatov saiu da área para afastar de cabeça, mas a bola foi parar no peito de Oscar na intermediária, que dominou, e, sem hesitar, bateu firme para o gol, marcando um golaço e colocando o Chelsea à frente no placar mais uma vez, aos 40 minutos. E assim terminou a primeira etapa.

A segunda etapa não foi tão diferente da primeira. O Shakhtar dominou boa parte do jogo e já começou incomodando. Logo aos dois minutos empatou o jogo, novamente com Willian, desta vez de cruzamento de Srna. O Shakhtar continuou pressionando após o gol e os brasileiros brilhavam. Fernandinho, Adriano, Teixeira e Willian estavam todos muito bem em campo. O bom sistema defensivo não deixava o Chelsea abrir espaços e os Blues não conseguiam invadir. As jogadas mais perigosas vieram da equipe ucraniana. Bertrand deixava muito espaço pela esquerda e Ramires, que cobria o setor, também não estava bem em campo e perdia a maioria dos confrontos com Fernandinho. Mas o Chelsea tem jogadores de estrela. Moses entrou aos 34 minutos do segundo tempo e foi feliz em cabecear um escanteio batido por Mata, já nos acréscimos, aos 49 minutos, fazendo o gol que deu a vitória ao Chelsea no último lance da partida.

Com a vitória, o Chelsea pode respirar mais aliviado. Pelo saldo de gols marcados, os Blues tomam a liderança do grupo “E”, empatados em pontos com o Shakhtar (7). A equipe parte para enfrentar a Juventus, no dia 20 de novembro, precisando apenas de um empate em Turin para garantir a classificação à próxima fase do torneio. Pela Premier League, o Chelsea enfrentará o Liverpool, no Domingo, dia 11, em Stamford Bridge.

Shakhtar dominou boa parte da primeira etapa, mas o talento de Oscar permitiu ao Chelsea terminar na frente, 2 a 1

Um erro grotesco cedeu o primeiro escanteio do jogo para o Shakhtar já no primeiro minuto de jogo, quando Bertrand recuou uma bola e Luiz não conseguiu alcançar. A cobrança foi ao meio da área, mas Ivanovic isolou.

David Luiz puxou Adriano a 27 metros do gol aos 2 minutos e cedeu falta perigosa. A batida foi firme, mas nas mãos de Cech.

O Chelsea teve sua primeira falta para bater aos 4 minutos quando Fernandinho derrubou Ramires a 33 metros do gol. David Luiz foi para a cobrança, bateu com perigo e o goleiro Pyatov espalmou, mas fez a defesa em dois tempos. Cahill quase chegou à bola antes do goleiro.

Um bom levantamento de Oscar buscava Fernando Torres dentro da área, mas  Rakitskiy resvalou a bola e o espanhol não conseguiu chegar na bola. Na saída de bola, Pyatov mandou para Rakitskiy, que tocou para Rat pela lateral esquerda. O jogador voltou a bola para Rakitskiy, que então devolveu para o goleiro, sob pressão. Pyatov foi pressionado por Torres e tentou isolar com um chutão, mas o espanhol pulou à frente dele e a bola chutada pelo goleiro bateu em Torres e entrou no gol, abrindo o marcador em Stamford Bridge.

Fernando Torres ainda teve uma chance para aumentar o placar aos 7 minutos, mas seu chute foi rasteiro e sem força, tranquilo para Pyatov fazer a defesa.

Fernadinho partiu pela direita, driblou Ramires, invadiu a grande área e cruzou para o meio da área. Willian estava ali e bateu de primeira para o gol, e encontrou o fundo das redes, aos 9 minutos, empatando a partida apenas 3 minutos após o gol do Chelsea.

E quase o Shakhtar virou o jogo, em cobrança de escanteio. A bola foi desviada por Bertrand, mas em direção ao gol, batendo na trave, aos 12 minutos. Cech fez a defesa em seguida.

Cech espalmou uma bomba de Fernandinho aos 14 minutos, em mais uma jogada de perigo do Shakhtar.

Hazard fez boa jogada pela esquerda e passou para Torres, que invadia a área aos 16 minutos. O espanhol girou, foi à linha de fundo e tentou uma finalização, mas a bola não foi em direção ao gol, cedendo apenas o tiro de meta ao Shakhtar.

Luiz Adriano, da entrada da área, fez o pivô e ajeitou uma boa bola para a chegada de Mkhitaryan, que chutou de primeira, mas à esquerda do gol.

A equipe do Shakhtar se postava muito bem em campo, avançando e recuando em bloco, com praticamente toda a equipe empenhada em seu papel. O sistema defensivo dava muito trabalho ao Chelsea, que, com menos posse de bola, não conseguia espaços para furar a defesa adversária. Quando no ataque, apenas dois jogadores ficavam na área defensiva do Shakhtar, quando na defesa, apenas Adriano permanecia no campo ofensivo, quando ficava.

Alex Teixeira recebeu na intermediária aos 31 minutos, tocou para Fernandinho, que partiu e encontrou Luiz Adriano na entrada da área. Adriano fez o pivô e deixou de calcanhar para Teixeira, que chutou de primeira. A bola passou a centímetros da trave esquerda, para sorte de Cech, que quase viu o segundo gol do Shakhtar.

O Chelsea não tinha muitos espaços no jogo, e quando encontrava, passes errados finalizavam todas as jogadas. A partida estava sombria para os Blues até os 35 minutos. O Shakhtar simplesmente não deixava o Chelsea jogar.

Adriano conseguiu mais um escanteio em jogada perigosa aos 38 minutos. Srna bateu e Cahill afastou. No contra ataque, Mata partiu pela esquerda e viu Torres avançando pelo meio. Mata lançou uma bola com curva mas Pyatov saiu da área para fazer a defesa com a cabeça. O goleiro acabou colocando a bola no caminho de Oscar, que matou no peito e, vendo o goleio fora da área, não hesitou e chutou com firmeza ao gol lá da intermediária, acertando com precisão, para fazer 2 a 1 para o Chelsea, aos 40 minutos.

Oscar teve mais uma chance quando bateu firme em direção ao gol já de dentro da grande área, cercado por defensores adversários. Pyatov apenas espalmou, cedendo escanteio. As jogadas que se sucederam não ofereceram perigo a Pyatov.

David Luiz quase entregou o empate ao cabecear em Adriano uma bola que iria tranquila para Cech fazer a defesa. Adriano ainda tentou uma jogada na entrada da área, mas a defesa do Chelsea acabou conseguindo isolar, com o próprio David Luiz. E essa foi a última jogada perigosa do primeiro tempo, pois o juiz apitou o fim da etapa em seguida.

O Shakhtar foi melhor em campo novamente, mas Moses tem estrela e marcou o gol da vitória

Com os mesmos jogadores da primeira etapa, as equipes voltam a campo para disputar a segunda etapa.

E o Shakhtar já começou incomodando. Fernandinho fez um lançamento espetacular para Srna pelo lado direito, que dominou, avançou e cruzou para o meio da área. A defesa do Chelsea comeu mosca novamente e deixou Willian desmarcado. O brasileiro não desperdiçou e chutou de primeira, bem no cantinho, marcando o gol de empate do Shakhtar, aos 47 minutos.

A direita do Shakhtar continuava perigosa. As inúmeras jogadas de ataque pelo setor levavam muito perigo à meta do Chelsea. Bertrand simplesmente não estava à altura para marcar o capitão Srna e suas jogadas.

Hazard conseguiu se livrar de Teixeira e levou um chute nos pés por trás. Cartão amarelo para Teixeira, o primeiro do jogo, aos 57 minutos. O belga foi para a cobrança e passa por todos os jogadores sem tocar em ninguém, perigosamente ao lado do gol.

Ramires perdia todas no duelo com Fernandinho, os dois camisas 7 de suas respectivas equipes. O meio de campo do Shakhtar estava muito melhor em campo e continuava pressionando.

Torres sofreu falta de Hubschman na entrada da área, pela direita. Mata foi para a cobrança e colocou na cabeça de Mikel, que, em posição de impedimento, cabeceou para o gol. O placar continuou em 2 a 2 aos 67 minutos.

Mata desperdiçou boa chance de gol aos 69 minutos. Após cruzamento de Ivanovic desviado por Willian, Oscar ajeitou a bola de dentro da área para Mata, que invadia. O espanhol tentou um cruzamento de primeira para Torres, mas a bola foi alta, para a linha de fundo.

Hazard bateu firme de dentro da área, após troca de passes com Mikel aos 72 minutos. O goleiro Pyatov segurou a bola, para decepção de Oscar, que estava pronto para o rebote.

Uma boa jogada individual de Hazard permitiu a Ramires invadir a área e receber do belga aos 73 minutos. Marcado por Srna, foi ao chão e pediu pênalti, mas o juiz não deu e mandou o brasileiro se levantar.

A primeira substituição do jogo ocorreu aos 77 minutos, quando Teixeira saiu para a entrada de Ilsinho.

Mikel teve uma chance de marcar após cobrança de escanteio aos 79 minutos. O nigeriano ficou livre na entrada da área e chutou firme, mas a bola passou à direita do gol.

A primeira substituição do Chelsea veio aos 80 minutos. Oscar saiu para a entrada de Moses.

Aos 84 minutos, Mata partiu pela esquerda e cruzou, com desvio de Kucher. Na batida de escanteio, Cahill desviou e Willian salvou perto da linha do gol. Ivanovic chegava.

David  Luiz fez um falta boba em Adriano aos 88 minutos e recebeu um cartão amarelo. Em seguida, Torres saiu para dar entrada para Sturridge, em mais uma substituição, aos 89 minutos.

O Shakhtar quase virou o jogo aos 90 minutos com Adriano. Após boa troca de passes e muito perigo dentro da área do Chelsea, Adriano sobrou livre para chutar e Cech espalmou. A bola ainda sobrou para o Shakhtar, que apenas conseguiu um escanteio.

O Chelsea conseguiu o que poderia ser o último escanteio do jogo aos 93 minutos. Mata cobrou o escanteio com veneno e Moses, que havia acabado de entrar, cabeceou firme, bem posicionado, para marcar o gol que deixou o Chelsea à frente no placar. E essa foi a última bola do jogo, que assim terminou, 3 a 2 para o Chelsea.

  Ficha Técnica

 Chelsea (4-2-3-1): Cech; Ivanovic, Luiz, Cahill, Bertrand; Ramires, Mikel, Hazard, Mata, Oscar (Moses, 80′); Torres (Sturridge, 89′).

Substitutos: Turnbull, Romeu, Moses, Marin, Sturridge, Terry, Azpilicueta.

Shakhtar (4-2-3-1): Pyatov; Srna, Kucher, Rakitskiy, Rat; Hubschman, Fernandinho, Alex Teixeira (Ilsinho, 77′), Mkhitaryan, Willian; Luiz Adriano.

Substitutos: Kanibolotskiy, Stepanenko, Eduardo, Shevchuk, Douglas Costa, Chygrynskiy, Ilsinho

Gols: Torres (6′), Willian (9′, 47′), Oscar (40′), Moses (90+4′)

Cartões Amarelos: Teixeira (57′), Luiz (88′)

Árbitro: Carlos Velasco Carballo (Espanha)

Estádio: Stamford Bridge

Público: 41 067

Category: Competições

Tags:

Article by: Chelsea Brasil

Somos o Chelsea Brasil, marca oficialmente reconhecida pelo Chelsea no Brasil e especializado em conteúdos e na comunidade de torcedores do Chelsea no Brasil.