Chelsea joga muito mal no segundo tempo e só empata pela Champions

Chelsea joga muito mal no segundo tempo e sai apenas com empate da Turquia
Chelsea joga muito mal no segundo tempo e sai apenas com empate da Turquia

O Chelsea visitou o Galatasaray pelas oitavas-de-final da Champions League e transformou uma partida fácil, onde dominava diante de uma defesa fraca e um ataque sem inspiração, em um jogo morno e que o Gala chegou a dominar em alguns momentos. O resultado foi o empate de 1×1 quando a sensação era de que o time de Mourinho poderia facilmente ter saído com uma vitória por dois ou três gols.

Os times vieram a campo com os esquemas de costume, o Chelsea no 4-2-3-1 e o Galatasaray no 4-3-1-2. Pelo lado dos ingleses, a surpresa estava no ataque. Fernando Torres começou a partida no lugar de Samuel Eto’o, que vinha sendo o titular nas últimas semanas, mesmo após o espanhol se recuperar de lesão. Pelo lado do Gala, sem surpresas, com Sneijder jogando atrás da dupla de atacantes Burak Yilmaz e o herói da única conquista do Chelsea na competição, Didier Drogba. O técnico Roberto Mancini chegou a fazer uma mudança ainda no primeiro tempo, tirando o meio-campista Hajrovic – que vinha bem no jogo, mas o ataque do Galatasaray continuava inofensivo, com Drogba e Burak Yilmaz recebendo poucas bolas.

Pelo lado do Chelsea, Azpilicueta fez um grande primeiro tempo e além do passe para o gol de Torres aos nove minutos, o lateral jogava bem nas costas de Eboue. Hazard fez partida apagada na primeira etapa e não aproveitou as boas subidas de Azpilicueta. A defesa se virou bem contra os perigosos jogadores de ataque do Galatasaray e, exceto no gol anulado – por haver duas bolas em jogo – Cech não foi ameaçado.

 No segundo tempo, o Galatasaray cresceu no ataque, apesar da zaga continuar expondo o time, e de tanto pressionar o Chelsea que voltou ainda mais apático para a etapa complementar, conseguiu o gol de empate aos 62, em cobrança de escanteio onde a zaga do Chelsea e o goleiro Petr Cech falharam,  o zagueiro dos donos da casa subiu completamente sem marcação para empatar. O Chelsea continuava mal na partida e o Galatasaray crescia, ameaçando com perigo virar a partida. Mas nos últimos quinze minutos do jogo, o time local cansou e passou a administrar o placar, tentando se defender de um Chelsea que não sabia como atacar.

Goleiro adversário ajuda e Blues sai na frente

O jogo começou com os dois times marcando e pressionando muito no meio-campo, mas sem conseguirem penetrar nas defesas, até que o goleiro uruguaio Fernando Muslera quase entregou quando saiu da área para tentar afastar uma bola e tocou nos pés de Willian, que chutou da intermediária, mas a bola teve desvio e saiu pela linha de fundo. O lance acordou o Chelsea, que em seguida fez boa jogada com Hazard pela direita, mas o belga errou o último passe e não achou Torres dentro da área.

Mas em mais uma falha de Muslera, o Chelsea saiu na frente aos nove minutos. Azpilicueta recebeu ótimo passe de Schürrle, entrou na área e passou pelo marcador. O goleiro saiu para interceptar o lateral do Chelsea, mas ao invés de encarar o arqueiro, o espanhol tocou para Torres, que sozinho dentro da área não perdoou: Chelsea 1×0

Aos 12, Lampard meteu ótima bola para Schürrle que correu por trás da zaga, mas dessa vez Muslera conseguiu se sair bem, colocando para a lateral antes que o alemão alcançasse a bola. Aos 14, Willian recebeu de Torres pelo meio e tentou o chute de longe, mas Muslera caiu para fazer a defesa sem dificuldades.

A primeira chegada perigosa do Galatasaray aconteceu aos 16, quando Yilmaz chegou à linha de fundo e cruzou para trás, para Hajrovic chutar de primeira da entrada da área, mas a bola subiu demais. Um minuto depois, os donos da casa tiveram uma falta perigosa, mas a zaga dos Blues conseguiu afastar. No contra-ataque Willian meteu excelente bola para Hazard, mas o belga não conseguiu passar pela marcação e deu passe para trás para ninguém.

Aos 27, Schürrle recebeu excelente bola pela direita, passando mais uma vez por trás da lenta zaga do Galatasaray e cruzou sob medida para Ramires no meio da área, mas o brasileiro chutou longe do gol. Aos 29, após o Chelsea afastar mal um cruzamento, o Galatasaray ficou com o rebote e Hajrovic chutou da entrada da área para a defesa tranquila de Cech.

O Galatasaray melhorava no jogo, mas não conseguia oferecer perigo ao Chelsea, que deixava o adversário ter a posse de bola (56%), mas fazia forte marcação no meio campo, esperando a chance de criar o contra-ataque, porém o time de Mourinho errava muitos passes no ataque e também não ameaçava Muslera.

Os turcos quase empatou aos 42. Na verdade os donos da casa chegaram a marcar, mas havia duas bolas em campo (o gandula deu outra bola para o lateral, mas a bola do jogo também tinha sido colocada dentro do campo e estava com Terry perto da área). Na cobrança rápida de lateral, o Yilmaz recebeu a bola, avançou para a linha de fundo e sem ângulo conseguiu marcar, mas o árbitro invalidou o lance por haver duas bolas em campo e deu cartão amarelo para o capitão John Terry.

Defesa do Gala continua mal, mas Chelsea é pior e concede empate

Mancini voltou para o segundo tempo com uma mudança na zaga, mas a defesa do Galatasaray continuava mal na partida. O Chelsea não conseguia aproveitar a fraqueza do time turco e seguia completamente desarticulado na frente. Aos 51, Torres teve a chance de marcar o seu segundo gol na partida, recebendo ótimo passe de Hazard. O espanhol avançou com a bola dominada, passou por dois marcadores, mas Muslera se redimiu das falhas do primeiro tempo e fez grande defesa, desviando o tiro do atacante para escanteio.

Na cobrança de escanteio de Sneijder aos 62, Drogba tocou de cabeça e antes que a bola saísse pela linha de fundo, Selçuk tocou a bola a meio metro do gol, mas o jogador acertou a trave, perdendo gol incrível. Mas dois minutos depois, em nova cobrança de escanteio do alemão, a zaga do Chelsea falhou e o zagueiro Chedjou subiu sozinho para empatar a partida.

 Mourinho então tirou um meia e colocou um volante, com Schürrle saindo para a entrada de Mikel e trouxe Eto’o para substituir Torres, mas o Chelsea ficou mais defensivo ainda e continuava a ser dominado pelo Galatasaray.

Aos 74, Willian tentou sair driblando após a defesa afastar o perigo, mas Telles tomou a bola do brasileiro e chutou com força de fora da área, exigindo grande defesa de Cech que espalmou para escanteio.

O jogo esfriou ainda mais e o Galatasaray cansou em campo, não tendo mais fôlego para chegar no ataque e tentando se defender da maneira que podia, mas o Chelsea não conseguia articular um bom ataque e a partida seguiu sem emoções até o fim.

Com o gol fora de casa, o Chelsea joga pelo empate sem gols, ou por qualquer vitória no jogo da volta em Stamford Bridge no dia 18 de março.

Ficha Técnica

Galatasary (4-3-1-2): Muslera; Eboue, Chedjou, Hakan Balta (Kaya, 45), Telles; Selçuk, Melo, Hajrovic (Kurtulus, 31); Sneijder; Burak, Drogba (Bulut, 79).

Substituições não usadas: Ceylan, Sarioglu, Gülseman, Colak.

Técnico: Roberto Mancini.

Chelsea (4-2-3-1): Cech; Ivanovic, Terry (c), Cahill, Azpilicueta; Ramires, Lampard; Willian, Schürrle (Mikel, 62), Hazard (Oscar, 90+); Torres (Eto’o, 68).

Substituições não usadas: Schwarzer, Cole, Kalas, Ba.

Técnico: José Mourinho.

Gols: Galatasaray: Chedjou (64); Chelsea: Torres (9).

Cartões Amarelos: Galatasaray: Selçuk (57); Chelsea: Terry (42), Schürrle (55,), Ramires (58), Cech (60).

Árbitro: Carlos Velasco Carballo

Estádio: Turk Telekom.

Category: Competições

Tags:

Article by: Chelsea Brasil

Somos o Chelsea Brasil, marca oficialmente reconhecida pelo Chelsea no Brasil e especializado em conteúdos e na comunidade de torcedores do Chelsea no Brasil.