Chelsea e Barcelona fizeram um grande jogo na partida de ida das oitavas de final da UEFA Champions League. A partida, que aconteceu nesta terça-feira (20) em Stamford Bridge, apresentou momentos de domínio para ambos os lados, e assim foi também o placar: 1 a 1 em Londres. A partida de volta acontece em 14/3, no Camp Nou.
Chelsea efetivo na primeira etapa
Com a inesperada ausência de um centroavante no time titular, o Chelsea iniciou o confronto impondo pressão sobre a equipe do Barça. Ainda aos cinco minutos do primeiro tempo, Eden Hazard levou perigo a meta defendido por Ter Stegen ao mandar uma bomba de pé esquerdo por cima do gol.
O controle ofensivo da equipe londrina sobre a partida pareceu acordar o Barcelona somente após os 10′, em mais uma tentativa dos Blues de abrir o placar, desta vez com Antonio Rüdger. Dentro da área de Courtois, Paulinho tentou, de cabeça, responder os lances ofensivos do Chelsea, mas acabou também desperdiçando sua chance.
Ainda pressionando a equipe visitante – apesar de ter uma posse de bola bem menor -, o Chelsea exercia forte marcação sobre as principais peças do elenco catalão, como Lionel Messi. Com o jogo mais truncado, os lances de perigo só voltaram a aparecer após os 29 minutos de jogo. Willian tirou a defesa do Barça para dançar e, de quebra, acabou sofrendo falta de Rakitic na entrada da área.
E o brasileiro não parou por ai. Aos 33′, o camisa 22 criou a melhor oportunidade de gol dos londrinos até então, mandando a bola direto para a trave de Ter Stegen. Sete minutos depois, teve outra grande chance de marcar, que também bateu na trave.
O relógio marcava 42 minutos quando Hazard tentou uma finalização com bola parada do lado de fora da área. O camisa 10 bateu bem, mas não conseguiu abrir o placar antes que o juiz apitasse o fim da primeira etapa em Stamford Bridge.
Segundo tempo recheado de emoções
O Barcelona retornou para o jogo bem mais atento que na etapa anterior. Dessa vez, os culés assumiram uma postura mais ofensiva, na tentativa de pressionar a equipe do Chelsea para encontrar espaços.
Luis Suárez apareceu pela primeira vez na partida aos 53’, trazendo perigo ao gol do Chelsea após passe de Andres Iniesta. O lance, no entanto, não teve sucesso, com o próprio uruguaio cruzando frente a meta defendida por Courtois para ninguém.
Mantendo a postura ofensiva mesmo sem manter a posse de bola, o Chelsea finalmente encontrou o gol adversário aos 62 minutos, com Willian. O atacante brasileiro que foi o nome do jogo na primeira etapa bateu de fora da área entre os defensores do Barça, o que atrapalhou a visão de Ter Stegen e permitiu que a equipe inglesa abrisse o placar.
A partir de então, os Blues tiveram o controle das ações, e ganharam muita confiança. Entretanto, uma falha na saída de bola foi fatal. A posse chegou dentro da área para Iniesta, que rolou para Messi. De primeira, o argentino deslocou Courtois e pôs fim à sua estatística, que não mostrava gols contra o Chelsea.
O jogo ganhou equilíbrio nos minutos finais, e a tensão ganhou os dois lados. Foram diversas faltas duras nos 15 minutos finais, e muitos cartões amarelos distribuídos. Não houveram mais chances claras de gol, e o placar se encerrou na igualdade.
Ficha Técnica
Chelsea: Courtois; Azpilicueta, Christensen, Rüdiger; Moses, Fàbregas (Drinkwater 84′), Kanté, Alonso; Willian, Pedro (Morata 83′), Hazard.
Barcelona: Ter Stegen; Sergi Roberto, Piqué, Umtiti, Jordi Alba; Busquets, Rakitic, Paulinho (Vidal 64′), Iniesta (Gomes 92′); Messi, Suárez.
Gols: Willian 62′ (Chelsea) e Messi 75′ (Barcelona)
Cartões Amarelos: Ivan Rakitic 29’, Suárez 76′ e Busquets 90′ (Barcelona); Rudiger 80′ e Morata 86′ (Chelsea).
Estádio: Stamford Bridge, Londres