Chelsea e Manchester City se enfrentam pela 17ª rodada da Premier League

Os Blues encaram os Citizens em Stamford Bridge, neste domingo (3), para tentar recuperar o bom futebol do começo da temporada. Os dois times vêm oscilando bastante na época atual e enxergam a partida como fundamental para as ambições no campeonato doméstico. Assim, as equipes entram em campo a partir das 13h30, horário de Brasília. O jogo terá transmissão pela ESPN Brasil, mas você poderá acompanhar o jogo pela conta @chelsbrasil, no Twitter.

Ou, se você não quiser perder nada, o pessoal do Chelsea Brasil reagirá ao duelo ao vivo pelo Youtube. Confira:

O Chelsea vem com três derrotas nos últimos cinco jogos, vencendo somente uma partida, contra o West Ham. Na liga inglesa já são quatro derrotas. Além disso, o time acumula cinco empates e sete derrotas na sexta colocação. Após início promissor, os comandados de Frank Lampard vêm tendo dificuldades para vencer os duelos.

Giroud abre o placar para o Chelsea. Primeiramente, cruzamento de Chilwell. Por fim, cabeceio certeiro do francês.
Giroud continua em boa fase e pode ser opção (Chelsea FC / Site)

Já o Manchester City está invicto nas últimas cinco partidas com três vitórias e dois empates, incluindo um 0-0 no dérbi contra o Manchester United. Atualmente o time de Pep Guardiola ocupa a oitava posição na tabela e venceu os mesmos sete jogos dos Blues. Entretanto, a diferença encontra-se nas derrotas (2), duas a menos, já que também empataram cinco vezes.

Histórico de confrontos

Entre os dois times estão nove dos últimos 16 títulos da Premier League. Assim, somente sete pontos separam o líder Liverpool do lado de Lampard, que está tentando a terceira vitória consecutiva em casa contra o City pela primeira vez desde 2009. Ou seja, o último triunfo dos Citizens em Stamford Bridge foi em 2017. Além disso, o time azul de Manchester perdeu 26 vezes para o Chelsea na era moderna da competição, mais do que para qualquer outro adversário.

Além disso, Christian Pulisic está se recuperando de lesão com o time de Londres.
Pulisic foi uma das estrelas dos confrontos recentes (Foto: Getty)

Dos últimos cinco encontros entre as duas equipes, os londrinos levaram a melhor em dois. Das três vitórias dos visitantes de domingo, uma foi por 6-0 em fevereiro de 2019, com três gols de Sergio Aguero. Além disso, nenhum dos últimos dez duelos terminou em empate. O City só não marcou uma vez nos últimos 12 jogos contra os Blues.

Os Blues até agora

O Chelsea está invicto em sete jogos domésticos e marcou 18 gols na jornada. Além disso, só perdeu uma partida em casa nas últimas 14 na liga. Já por todas as competições, a invencibilidade em seus domínios é ainda maior. Desde a derrota para o Liverpool em setembro já são seis vitórias e cinco empates.

Mount "Não podemos iniciar um jogo do modo que iniciamos"
O time não vem bem nas últimas rodadas (Chelsea FC / Site)

Entretanto, o time da casa vem enfrentando dificuldades para recuperar o bom futebol apresentado no início da temporada. Lidando principalmente com lesões e má fase de alguns atletas titulares, os Blues buscam uma boa partida para retornar à fase de antes. Além disso, o jogo pode ter a volta de Hakim Ziyech aos gramados. O marroquino tem um gol e três assistências em sete aparições na liga.

O adversário

O City está invicto nas dez últimas partidas, somando todas as competições. Entretanto, seus 26 pontos ainda formam a pior campanha dos últimos dez anos. Assim, buscam três vitórias consecutivas somente pela primeira vez na temporada. Além disso, não ganharam nenhum dos últimos quatro jogos em Londres. Contudo, os Citizens são o time nas cinco principais ligas europeias com mais clean sheets na época, com 13.

aguero já fez dois hat tricks
Aguero costuma ser o carrasco recente dos Blues (Foto: Getty)

O carrasco dos Blues é Aguero com 10 gols nas últimas nove partidas entre os times. Não à toa, o lado de Manchester marcou 20 dos 21 gols desta temporada de dentro da área. Todavia, os comandados de Guardiola só marcaram quatro vezes nos últimos seis jogos como visitante e nunca mais de um por partida. Outro ponto importante também deve ser os cinco desfalques confirmados pelo técnico, incluindo Gabriel Jesus e Kyle Walker.

Prováveis escalações

O Chelsea deve vir para a partida com Mendy, Azpilicueta, Zouma, Silva e Chilwell; Kanté, Kovacic, Mount; Pulisic, Abraham e Werner. Os desfalques ficam por conta de Reece james, machucado, e Ziyech, que ainda é dúvida.

Já o City deve vir com Steffen, Cancelo, Dias, Stones, Mendy; Rodri, Gundogan; Mahrez, De Bruyne, Sterling; Aguero. Contudo, os desfalques ficam por conta de Eric Garcia, machucado, Gabriel Jesus, Ederson e Walker, com covid-19.

Fique de olho

De Bruyne continua sendo uma pedra no sapato do Chelsea. O belga já foi jogador dos Blues e irrita a torcida fazendo sucesso em outro clube inglês. Além disso, marcou nas duas últimas partidas contra o ex-clube. Na atual temporada já acumula dois gols e sete assistências. O jogador de 29 anos está no auge da carreira e promete dar trabalho com os seus 51 passes por partida e média de quase uma grande chance criada por jogo.

de bruyne tem a lei do ex ao seu favor
De Bruyne está em ótima fase e costuma marcar contra o Chelsea (Foto: Getty)

Curiosidades

– Se selecionado, Cesar Azpilicueta fará seu jogo de número 400 pelo clube. Assim, terá a companhia somente de outros 12 atletas azuis e somente o segundo estrangeiro ao lado de Petr Cech;

Informações da partida

Data: 3 de janeiro de 2021

Horário: 13h30 (Horário de Brasília)

Competição: Premier League

Local: Stamford Bridge – Londres, Inglaterra

Árbitro: Anthony Taylor / Mike Dean (VAR)

Category: Competições

Tags:

Article by: Lucas Jensen

Jornalista que ainda acredita que o futebol pode ser apreciado sem torcer (mas não se segura e torce mesmo assim). Fã de tática e do jogo reativo, se deleita nos contra-ataques e toques 'de primeira'. Amante racional da Premier League e nostálgico do Calcio, seus hobbies incluem teorias mirabolantes e soluções inusitadas.