Jogando em Stamford Bridge, o Chelsea recebeu o Southampton, em jogo adiado da Premier League. Em um primeiro tempo morno, a equipe londrina aproveitou as poucas oportunidades e marcou logo duas vezes, dando a impressão que teria uma vitória sem muitas dificuldades. Mas, as mexidas do técnico Nigel Adkins surtiram efeito e o Southampton chegou ao empate, que acabou terminando com as chances de os Blues se aproximarem um pouco mais dos líderes. Já os Saints levaram um importante ponto para casa, na luta contra o rebaixamento.
Chelsea abre dois de vantagem e encaminha vitória tranquila
No primeiro chute a gol da partida, o atacante Rodríguez quase jogou a bola para a linha lateral. Tiro de meta para Cech. O Southampton teve o controle do jogo nos primeiros instantes da partida. Mas, aos 4 minutos e meio, Demba Ba iniciou jogada de ataque que acabou na finalização para fora do brasileiro Oscar. Um minuto e meio depois, Cech foi obrigado a sair do gol para interceptar um contra-ataque dos visitantes.
Aos nove minutos, Ba recebeu lançamento em contra-ataque perigoso e cruzou rasteiro para a área . O zagueiro do Southampton quase marcou contra, cedendo escanteio para os Blues. Pouco depois, Hazard avançou pela esquerda, tocou para Lampard, que recebeu e entregou a bola à Azpilicueta. O lateral dominou e chutou para fora. Aos 15, nova investida dos visitantes: Puncheon recebeu cruzamento, cabeceou torto e a bola foi pela linha de fundo.
Aos 17, minutos, Ba arriscou prensado na meia lua e a bola perdeu força, facilitando a defesa de Boruc. Oito minutos depois, cruzamento rasteiro que a zaga dos The Saints afastou mal. Na sobra, Lampard fez bela jogada individual e cruzou. Oscar dividiu de cabeça com o adversário e não teve sucesso. A bola sobrou para Demba Ba. O atacante senegalês não desperdiçou e, quase que de voleio, fuzilou o gol de Boruc para abrir o placar: Chelsea 1 a 0.
A partir daí, o Southampton partiu para o empate. Mas as jogadas dos visitantes pouco ameaçavam o gol de Cech. Nem mesmo os escanteios conseguidos pela equipe colorada eram motivos de pânico. Sempre bem posicionada, a zaga dos Blues afastava sem sustos, principalmente com o brasileiro David Luiz.
Aos 36, lançamento longo para o campo de ataque do Southampton. Rodríguez recebeu, dominou e rolou para trás para Davies, que pegou mal na bola e ela foi pela linha de fundo. O Southampton continuou tentando penetrar o campo de defesa dos londrinos, mas, sem êxito.
Aos 40, Juan Mata fez boa assistência pelo alto para Demba Ba. Mas Boruc se antecipou ao atacante senegalês e afastou do perigo. Dois minutos depois, Azpilicueta lançou Mata pela direita. O espanhol dominou e rolou para trás. Lampard arriscou, mas a bola passou à direita do goleiro polonês. Na jogada seguinte, Ba pegou cruzamento e tocou de cabeça para Lampard. O camisa 8 deu um belo toque para o alto. Na tentativa de aproveitar a jogada, Oscar e Hazard se atrapalharam com o zagueiro. Mesmo assim, a bola levou perigo à Boruc, que se esticou e jogou para escanteio.
No penúltimo minuto da primeira etapa, após bate rebate na área, a zaga afastou e Ramires soltou a bomba na trave direita do goleiro. Hazard aproveitou o rebote e mandou para o fundo das redes: Chelsea 2 a 0
Alterações fazem efeito e Southampton chega ao empate na segunda etapa
Logo no primeiro minuto do segundo tempo, Ashley Cole recebeu e chutou fraco, facilitando a defesa de Boruc. Pouco depois, Hazard lançou Demba Ba na direita. Mas o senegalês arriscou de longe, sem força, e o goleiro polonês teve tranquilidade para ficar com a bola.
Com dez minutos, o técnico Nigel Adkins resolveu fazer a primeira alteração do jogo, e o atacante Rodríguez deu lugar a Lambert na equipe visitante. Dois minutos mais tarde, Clyne colocou bola na área, e camisa 7, que acabara de entrar, cabeceou no ângulo direito, sem chances para Cech, diminuindo para os The Saints (2 a 1).
Aos 22, Ba recebeu lançamento de Mata pelo alto. O camisa 29 tocou na bola e ela foi por cima do gol de Boruc. Dois minutos depois, o espanhol sofreu falta do japonês Yoshida, próximo da meia-lua. Lampard cobrou e a bola passou com perigo, á direita do goleiro colorado. Os visitantes mexeram outar vez e Davis deu lugar a Chaplow.
Seis minutos mais tarde, Nigel Adkins decidiu fazer sua última mudança na partida: Ramirez entrou na vaga de Guly. No minuto seguinte, Shaw avançou pela esquerda e rolou para a área. Puncheon pegou e fuzilou o gol de Cech: 2 a 2. Surpreso, o técnico Rafael Benítez se viu obrigado a mudar a equipe e colocou o espanhol Fernando Torres, sacando o meia Frank Lampard da partida.
Os dez minutos finais foram de intensa pressão dos Blues. Aos 37, Demba Ba pegou o lançamento, matou no peito e a bola explodiu na zaga. Torres ainda tentou, mas não teve sucesso. Um minuto depois, David Luiz parou com falta um contra-ataque adversário e acabou levando o cartão amarelo. Logo depois, Fernando Torres fez jogada individual e arriscou para fora.
Aos 44, Mata botou bola na área, mas a zaga afastou. No lance seguinte, nova bola para a área e Clyne tirou do perigo. Os Blues continuaram pressionando nos quatro minutos de acréscimo. E, a dois minutos do fim, Torres recebeu na direita e levantou bola na pequena área. Mas ela subiu demais e foi para fora. No último lance do jogo, Cole foi pego em posição de impedimento, quando tentava aproveitar um lançamento pela esquerda. Boruc cobrou e o árbitro Michael Oliver deu números finais à partida.
Ficha Técnica
Chelsea (4-2-3-1): Cech, Azpilicueta, Cahill, Luiz, Cole, Ramires, Lampard (Torres, 79′), Oscar, Mata, Hazard, Ba.
Suplentes não utilizados: Turnbull, Ivanovic, Ferreira, Marin, Terry, Bertrand.
Southampton (4-4-1-1): Boruc, Clyne, Yoshida, Hooiveld, Shaw, Cork, Steven Davis (Chaplow, 67′), Schneiderlin, Puncheon, Do Prado (Ramirez, 74′), Rodriguez (Lambert, 55′).
Suplentes não utilizados: Kelvin Davis, Fox, Ward-Prowse, Seaborne.
Gols: Ba (25′), Hazard (45′), Lambert (58′), Puncheon (75′).
Cartão amarelo: David Luiz
Árbitro: Michael Oliver.
Estádio: Stamford Bridge
Público: 38,484.