Chelsea cede empate e cai para o terceiro lugar

Liverpool arranca empate em Londres. (Foto: Site oficial do Chelsea)

Após uma vitória heróica na última quarta-feira em Stamford Bridge sobre o Shakhtar Donetsk, pela UEFA Champions League, o Chelsea tropeçou em casa e perdeu o segundo lugar na Premier League. Os Blues apenas empataram em 1 a 1 com o Liverpool, o 11° colocado.

Com alguns desfalques (Ashley Cole, David Luiz e Frank Lampard), o Chelsea veio a campo precisando da vitória, após ver os rivais de Manchester triunfarem na rodada, com duas viradas. Se vencesse, os Blues retomariam a segunda colocação, e ficariam à apenas um ponto do United.

O primeiro tempo foi inteiro azul. Depois de cinco minutos de partida equilibrada, os Blues tomaram as rédeas do jogo e foram pra cima do Liverpool. Tanto que, logo aos 19′ minutos, Mata bateu escanteio e John Terry, que fazia sua primeira partida como titular depois de quatro partidas suspenso, anotou o primeiro tento. E se engana quem pensa que o Liverpool tentava o empate. Os Blues criavam chances, mas pecavam nas finalizações. Aos 35′, o recém-titular Terry se lesionou seriamente, e precisou deixar o campo de maca. Mais chances eram desperdiçadas, e, assim, fim de primeiro tempo. 1 a 0.

A segunda etapa começou completamente diferente da primeira. Agora, era o Liverpool quem vinha pra cima, tentando de todas as formas o empate. Eles esbarravam na boa atuação da defesa londrina, até que aos 25′ veio o prêmio. Escanteio batido por Gerrard, Carragher desviou na primeira trave e Luís Suárez completou para as redes. Então, o jogo seguiu favorável aos Reds que controlaram, satisfeitos com o empate. O Chelsea, sem forças, não conseguiu a vitória. Final: 1 a 1.

Chelsea domina primeira etapa, mas perde Terry por lesão

O jogo no primeiro tempo começou com ambas as equipes tentando ir ao ataque. Porém, logo o Chelsea se impôs em campo e passou a dominar as ações, neutralizando as tentativas de ataque do Liverpool, e criando algumas oportunidades de gol.

Aos 6′, Hazard roubou a bola no meio-campo e serviu Oscar, que limpou o marcador e, já dentro da grande área, chutou por cima da meta defendida por Jones.

A primeira boa falta pro Chelsea veio apenas no minuto 18′. Hazard rolou para a pancada de Ivanovic, que não foi muito longe do gol.

O gol veio logo no lance seguinte. Fernando Torres conquistou escanteio pela esquerda, e Mata colocou a bola na cabeça de John Terry, que estufou as redes de Jones.

O Chelsea dominava as ações. Aos 26′, Hazard fez grande lance, e rolou para Torres chapar. Jones fez grande defesa, e no rebote, o belga mandou pela linha de fundo.

O Liverpool só chegava com chutes de fora da área, com Allen e Sahin, mas todos sem sucesso.

Aos 35′, a nota triste do jogo. Em ataque do Liverpool, Terry disputava bola com Luís Suárez, porém o uruguaio caiu por cima da perna do inglês, obrigando Roberto Di Matteo a fazer sua primeira alteração. Entrou Gary Cahill, enquanto Terry saiu de maca. A gravidade da lesão ainda é desconhecida.

Nos minutos finais do primeiro tempo, o Liverpool tentou chegar, mas esbarrou na boa marcação dos Blues. Tanto que o último bom lance foi do Chelsea: Oscar roubou a bola no meio-campo, já lançando Juan Mata. O espanhol aplicou linda ‘caneta’ em Wisdom, porém desperdiçou grande oportunidade.

Liverpool volta melhor e arranca empate.

O jogo começou outro no segundo tempo. O Chelsea recuou e viu os Reds vindo pra cima. Só que novamente via-se o time da Terra dos  Beatles esbarrando na defesa londrina.

O primeiro bom lance da etapa final veio dos pés de Mata, que aos 7′ arriscou de fora da área. A bola passou perto do gol defendido por Jones.

Aos 11′, o Chelsea chegou de novo. Oscar bateu falta na cabeça de Torres, Jones defendeu com os pés e Cahill pegou a sobra fora da grande área e cruzou para Mikel, que matou no peito e furou. O árbitro Howard Webb parou o lance logo depois disso, ao ver Steven Gerrard caído no gramado.

Brendan Rodgers logo sacou o inoperante Sahin, e colocou o garoto Suso. A alteração surtiu algum efeito. Os Reds foram mais uma vez pro ataque e martelavam, ganhando escanteios. Mas, o sistema defensivo dos Blues estava realmente muito bem, afastando qualquer perigo.

Aos 22′, finalmente um bom lance pro Chelsea. Em falta batida por Mata, Torres não conseguiu o desvio, e o goleiro Jones não achou nada. Com o gol vazio, Mikel não conseguiu o domínio e a bola foi pra fora.

Três minutos depois, o castigo. Oscar perdeu a bola no meio-campo para Wisdom. Ele passou para Suárez, e Cahill fez o corte. Na sobra Wisdom cruzou e ganhou escanteio.

Nesse escanteio, a primeira falha da defesa. Gerrard bateu, Carragher desviou na primeira trave e o uruguaio Suárez, livre, completou para o fundo do gol: 1 a 1.

A partir daí, o Chelsea se perdeu em campo. Notando isso, Di Matteo sacou Oscar e Torres, promovendo as entradas de Victor Moses e Daniel Sturridge.

Porém, de nada adiantou. Era o Liverpool quem chegava com perigo, primeiro em lançamento para Suárez que Cech saiu do gol e afastou. Depois, já nos acréscimos, José Enrique fez o goleiro aparecer novamente com bela defesa.

Fim de jogo, e agora Chelsea terceiro colocado na Barclays Premier League, um ponto atrás do City e quatro atrás do líder United.

Ficha técnica:

Chelsea (4-2-3-1): Cech; Azpilicueta, Ivanovic, Terry (c) (Cahill 39), Bertrand; Ramires, Mikel; Mata, Oscar (Moses 76), Hazard; Torres (Sturridge 81).

Liverpool (3-4-1-2): Jones; Wisdom, Carragher, Agger; Johnson, Allen, Şahin (Suso 59), Enrique; Gerrard; Sterling, Suarez.

Gols: Terry aos 19′ do 1°T. Suárez aos 25′ do 2°T.

Cartões Amarelos: Joe Allen, Glen Johnson e Steven Gerrard (Liverpool). Obi Mikel (Chelsea).

Árbitro: Howard Webb.

Público: 41,627 pagantes.

Category: Competições

Tags:

Article by: Vinícius Paráboa