Chelsea faz boa partida e bate Stoke City pela FA Cup

Oscar fez o único gol da partida
Oscar fez o único gol da partida

Em movimentada semana onde Juan Mata e Michael Essien deixaram o time, após saída de Kevin de Bruyne, o Chelsea finalmente voltou a campo e os torcedores mudaram o foco do mercado de transferências para o futebol. O aniversariante do dia, José Mourinho, trouxe um time forte para o confronto contra o Stoke, válido pela FA Cup, com estreia de Nemanja Matic entre os titulares, sem dar chance a nenhum dos jogadores da base, que sequer figuravam entre os reservas.

O Chelsea dominou amplamente o cotejo no primeiro tempo, com destaque para Oscar, Hazard e Samuel Eto’o. O trio de jogadores ofensivos deu trabalho para o Stoke, que se defendia com dez jogadores e esperava uma chance de contra-ataque ou cruzamento para Peter Crouch. Oscar, em cobrança de falta magistral, abriu o placar e quase ampliou com potente chute na trave, enquanto Frank Lampard perdeu gol sozinho, dentro da pequena área. Do outro lado, os visitantes assustaram com bom chute de Ireland, mas o time de Hughes não levava perigo ao goleiro australiano do Chelsea, Mark Schwarzer.

 O segundo tempo começou como terminou o primeiro, mas mais uma vez o Chelsea não foi feliz nas finalizações. Schürrle também parou na trave, assim como Oscar no primeiro tempo. O time teve várias chances claras, inclusive com Eto’o perdendo gol semelhante ao que Lampard perdeu no primeiro tempo, sem marcação dentro da primeira área, mas os Blues não conseguiam empurrar a bola para o fundo das redes dos visitantes outra vez. O Stoke não teve muitas chances, mas pressionou no final do jogo, porém sem sucesso e o placar do primeiro tempo foi mantido.

Com o resultado o Chelsea avançou para as oitavas-de-final e conhecerá o seu adversário em sorteio que ocorrerá ainda hoje.

Com Oscar e Hazard inspirados, Chelsea sai na frente na primeira etapa

O jogo tinha apenas um minuto de bola rolando, mas Samuel Eto’o já dava susto na defesa do Stoke. O atacante recebeu passe de Hazard, dentro da área, com as costas para o gol, fez o giro e chutou, com a bola passouraspando a trave. 30 segundos depois, Hazard recebeu na corrida e meteu para o camaronês novamente dentro da área, mas Eto’o não alcançou a bola perigosa. Aos quatro, o Stoke respondeu com Crouch, que recebeu cruzamento pela esquerd,a se antecipando a David Luiz e ao goleiro Schwarzer, mas testou para fora.

O Chelsea seguia dominando a posse de bola e mantinha-se no ataque, pressionado o Stoke e buscando espaços para chutar ao gol, principalmente com Hazard, enquanto os visitantes esperavam uma chance para contra-atacar os Blues. Mas quem quase marcou no contra-ataque foi o Chelsea. Hazard recebeu no campo de defesa e fez grande passe para Eto’o, que marcado por dois, passou para Oscar que não conseguiu chutar e tocou para Schürrle, mas a defesa chegou antes do alemão.

A maior parte das jogadas do ataque do Chelsea acontecia pelo lado esquerdo, onde estava Hazard, mas o Stoke jogava com dez homens atrás da linha da bola e dificultava o ataque dos Blues para criar chances mais incisivas. Porém aos 28 minutos, a zaga do Stoke fez falta em Eto’o na entrada da área e na cobrança Oscar não deu chance para o goleiro Begovic, que não alcançou a bola no ângulo direito. Chelsea 1×0.

Aos 33, Nzonzi recebeu pela esquerda e avançando chutou de longe, com perigo, mas Schwarzer conseguiu fazer a defesa. Aos 39, o Chelsea quase ampliou, mas Lampard perdeu sozinho, sem goleiro dentro da pequena área, após linda jogada de Hazard pela direita. Na resposta, o Stoke também esteve perto de marcar com Ireland, que chutou com força, mas a bola bateu na rede pelo lado de fora. O jogo ganhou em emoção e na sequência Oscar recebeu bom passe de Hazard e fuzilou a trave esquerda de Begovic.

Aos 43, Ivanovic fez jogada de habilidade e passou para Lampard que chegou chutando forte na entrada da área, mas a bola subiu além do que o meio-campista gostaria. Um minuto depois, Oscar driblou dentro da pequena área e passou para Eto’o, que estava muito marcado, mas conseguiu chutar sem força. Oscar quase ficou com o rebote, mas Begovic chegou antes do brasileiro.

Chelsea manteve o ritmo, mas o placar manteve-se inalterado

O Chelsea voltou para o segundo tempo na mesma pegada que terminou o primeiro e com dois minutos, Oscar abriu bola para Schürrle na direita e o alemão entrou com ela dominada na área e soltou o foguete, mas mais uma vez a bola explodiu na trave. Aos 52, foi a vez do brasileiro arriscar com assistência do alemão, porém o chute colocado do #11 passou à esquerda de Begovic. Um minuto depois, o Stoke tentou marcar com Walters, mas o chute do volante subiu demais.

Os visitantes também tiveram chance com bola parada aos 56, quando Arnautovic fez a cobrança de média distância, mas a bola saiu. O Chelsea seguiu pressionando e o segundo gol parecia apenas uma questão de tempo, mas a bola insistia em não entrar. Aos 75, David se antecipou ao oponente no meio-campo e abriu boa bola para Hazard, que chutou, mas foi bloqueado pela zaga. No rebote, Lampard chutou da entrada da área, mas o goleiro Begotic estava bem posicionado e fez a defesa. Um minuto depois, Eto’o perdeu chance assim como Lampard fez na primeira etapa. Hazard driblou o marcador e chegou à linha de fundo, cruzando para Ramires que conseguiu escorar para Eto’o, mas o camaronês, com o gol livre na sua frente, estava desequilibrado e chutou para fora.

O Chelsea quase ampliou, mais uma vez de falta, em batida possante de David Luiz, mas o goleiro Begovic fez grande defesa na bomba do zagueiro que tinha endereço certo.

O Stoke ainda tentou pressionar no fim do jogo, mas Schwarzer não foi exigido e os Blues saíram com a vitória pelo placar mínimo.

Ficha Técnica

Chelsea (4-2-3-1): Schwarzer; Ivanovic, David Luiz, Cahill, Cole; Matic, Lampard; Schürrle (Ramires, 70), Oscar (Willian, 80), Hazard; Eto’o (Ba, 85).

Substituições não usadas: Cech, Azpilicueta, Terry, Mikel.

Técnico: José Mourinho

Stoke (4-2-3-1): Begovic; Cameron, Shawcross, Wilson, Pieters (Muniesa, 85); Walters, Nzonzi; Ireland, Palacios (Assaidi, 72), Arnautovic (Adam, 83); Crouch.

Substituições não usadas: Sorensen, Shotton, Whelan, Guidetti.

Técnico: Mark Hughes

Gols: Chelsea: Oscar (28).

Cartões Amarelos: Stoke: Cameron (31), Wilson (45+), Pieters (83).

Árbitro: Chris Foy

Estádio: Stamford Bridge

Category: Competições

Tags:

Article by: Chelsea Brasil

Somos o Chelsea Brasil, marca oficialmente reconhecida pelo Chelsea no Brasil e especializado em conteúdos e na comunidade de torcedores do Chelsea no Brasil.