
O Chelsea não teve dificuldades nessa tarde para vencer o Stoke, em casa, por 3×0 e retomar a liderança da Premier League. O técnico José Mourinho surpreendeu na escalação do time, deixando titulares como Eden Hazard e Oscar no banco, e promovendo a estreia de Mohamed Salah entre os titulares – que foi um dos destaques do time.
Os Blues dominaram os visitantes do começo ao fim e não levaram sustos, sendo que os adversários não ofereceram nenhum perigo. Salah e André Schürrle como alas trouxeram dinamismo e velocidade ao time, enquanto Willian jogando como meia, ditou o ritmo do ataque dos Blues. O time abriu o placar com Salah ainda no primeiro tempo, em um belo chute, e consolidou a vitória com mais dois tentos na segunda etapa. O jovem estreante titular recebeu o pênalti para o gol de Lampard e ainda deu o passe para o gol de Willian, participando diretamente dos três gols do time.
A defesa esteve bem, o meio-campo impediu o time do Stoke de sair jogando e o Chelsea garantiu três importantes pontos na caminhada do time no campeonato inglês.
Com escalação surpreendente, Chelsea faz bom primeiro tempo e sai na frente
A partida começou com o Chelsea dominando as ações e mantendo a bola no campo de ataque, enquanto o Stoke apostava nos contra-ataques. Os mandantes demoraram um pouco para pressionar, mas aos nove, Torres teve a primeira chance do jogo quando recebeu na entrada da área, mas finalizou para fora. Menos de um minuto depois, foi a vez de Schürrle dar o passe para Lampard na entrada da área, mas a bola espirrou e ficou para Salah, que finalizou fraco, facilitando para o goleiro Belović.
Aos 18, Willian roubou a bola na entrada da área, passou pelo marcador e chutou, mas o goleiro Begović se esticou todo e conseguiu espalmar para escanteio. Aos 19, os Blues trocaram passe de frente para o gol e a bola sobrou para Ivanovic que tentou o chute colocado, mas mandou para fora.
Aos 23, o time teve duas chances. Primeiro Schürrle escorou para Lampard, que chutou nas mãos do arqueiro do Stoke. Na saída de bola a zaga vacilou e Torres se antecipou à bola recuada para Begović, mas chutou em cima do goleiro. Os visitantes não conseguiam furar a marcação do Chelsea e eram desarmados pelo meio-campo dos Blues, ou ficavam com a bola presa no seu próprio campo, sem conseguir avançar.
O time de Mourinho seguiu pressionando e teve mais duas chances antes do relógio marcar 30 minutos. Primeiro com Willian que enfiou bola para Lampard dentro da área, mas o meio-campista chutou mascado. Na sequência, foi a fez de Torres receber ótimo passe de Schürrle dentro da área. O atacante estava bem marcado e tocou para trás, para assistir Azpilicueta, mas o lateral chutou para fora.
Porém aos 32, os Blues finalmente chegaram ao gol com Salah. O egípcio encheu o pé e chutou de primeira, dentro da área, aproveitando o cruzamento perfeito de Matic para fazer 1×0 para os Blues.
O egípcio, quase marcou o seu segundo gol na partida apenas dois minutos depois, quando recebeu bola pela direita e avançou, mas o ala adiantou demais a bola e foi interceptado por Begović.
Já nos acréscimos do primeiro tempo, Lampard recebeu a bola na entrada da área e chutou forte, mas a zaga afastou. Ainda antes do apito final da primeira etapa, Willian chegou à linha de fundo passando com classes pelos marcadores, mas ninguém aproveitou o cruzamento do brasileiro dentro da pequena área.
Chelsea liquida jogo e garante três pontos
Os times voltaram ao campo para o segundo tempo com a mesma disposição que terminaram o primeiro. O Chelsea continuava dominando, mantendo a posse de bola no campo de ataque, enquanto o Stoke se defendia e encontrava dificuldade para fazer a transição da defesa para o ataque, muitas vezes nem passando do meio-campo. Mourinho não fez alterações no time, e os três meia-atacantes continuavam bem na partida, pressionando a saída de bola do adversário e reduzindo os espaços.
Os visitantes tiveram a chance de chegar na bola parada aos 57, mas Adam – que entrou na volta do intervalo – bateu mal a falta da entrada da área.
Aos 59, Hazard entrou no lugar de Schürrle – que havia levado uma pancada forte no começo do segundo tempo – e um minuto depois, no seu primeiro lance, trocou passes com Salah dentro da área e Wilkinson fez pênalti claro no egípcio. Na cobrança, Lampard perdeu, mas aproveitou o rebote do goleiro Begović e marcou, Chelsea 2×0.
Depois do segundo gol, o Chelsea deu uma afrouxada na marcação e o Stoke começou a crescer e conseguia manter a bola mais tempo no ataque. Mas os Blues acabaram com as esperanças de reação dos visitantes quando Willian recebeu de Salah pelo meio aos 72 e avançou, chutando colocado no canto esquerdo de Begović, sem chance para o goleiro, e aumentando a vantagem dos Blues, 3×0.
Aos 81, Salah fez linda jogada e partindo com a bola dominada atravessou todo o campo de ataque, mas na hora do chute adiantou demais e a bola saiu pela linha de fundo.
O Chelsea continuou pressionando, se mantendo no ataque e não teve surpresas no final, vencendo e retomando a liderança, pelo menos até amanhã quando Liverpool enfrenta o West Ham fora de casa.
Ficha Técnica
Chelsea (4-2-3-1): Cech; Ivanovic, Cahill, Terry (c), Azpilicueta; Lampard (David Luiz, 71), Matic; Schürrle (Hazard, 60), Willian (Cole, 78), Salah, Torres.
Substituições não usadas: Schwarzer, Kalas, Oscar, Ba.
Técnico: José Mourinho
Stoke (4-2-3-1): Begović; Cameron (Wilkinson, 46), Shawcross, Wilson, Pieters; Odemwingie, Whelan, Palacios (Adam, 46), Nzonzi, Arnautovic; Crouch.
Substituições não usadas: Sorensen, Muniesa, Etherington, Walters, Guidetti.
Técnico: Mark Hughes
Gols: Chelsea: Salah (32), Lampard (61), Willian (72).
Cartões Amarelos:
Árbitro: Lee Probert
Estádio: Stamford Bridge