Enquanto o elenco principal das seleções europeias estão apenas iniciando as eliminatórias para a Euro 2016, as principais equipes sub-21 do continente disputam os play-offs para a Euro 2015 da categoria, que acontecerá na República Tcheca. Cinco blues entrarão em campo nos próximos seis dias para ajudar suas seleções nesta disputa, são eles: Nathan Ake, Andreas Christensen, Kurt Zouma, Lewis Baker e Patrick Bamford.
A Holanda de Ake enfrentará Portugal nesta quinta feira (9), em Alkmaar, e fará a segunda partida na terça feira (14). Emprestado ao Milan, Marco van Ginkel está fora do confronto depois de ter sofrido uma lesão no tornozelo. A seleção holandesa estava caminhando para ser a campeã do grupo, mas perdeu seus dois últimos jogos, contra Georgia e Eslováquia, e acabou ficando na segunda colocação. Por sua vez, os portugueses foram os primeiros colocados no grupo sem perder um ponto sequer.
Em entrevista a Chelsea TV, Ake falou sobre as duas últimas derrotas da seleção. “Normalmente nós ganharíamos esses jogos, mas não criamos e nem defendemos bem. Nós vamos fazer de tudo para mudar isso neste momento.” O blue também comentou a ausência de van Ginkel no elenco. “Marco é uma grande perda, porque ele foi nosso capitão e principal jogador, mas o treinador chamou outros bons jogadores e estamos bem cobertos.”
Já a seleção inglesa, que conta com Baker e Bamford, enfrentará a Croácia na próxima sexta feira (10), em Wolwerhampton. As duas seleções venceram seus respectivos grupos e prometem uma partida disputada.
Em sua primeira convocação para e equipe sub-21, Baker, de apenas 19 anos, se mostra empolgado. “Ser convocado para o sub-21 é outra grande conquista para mim. É um bom passo e um grande passo, eu só preciso trabalhar duro e continuar jogando da maneira que jogo.” O jovem acredita que fazer parte do elenco principal do Chelsea tem tido um impacto positivo na sua carreira e no seu jogo. “Ser parte da primeira equipe (do Chelsea) é uma grande honra para mim. Treinando com jogadores como (Nemanja) Matic e Cesc Fàbregas, eu estou aprendendo com os melhores e é isso que você quer fazer.”
Também na sexta feira (10), Zouma e a seleção francesa enfrentam a Suécia, em Le Mans. No mesmo dia, a Dinamarca, que conta com Christensen no seu elenco, encara a Islândia. Na fase de grupos, a seleção dinamarquesa esteve invicta e teve o melhor ataque da competição, com 37 gols.
Os vencedores dos sete jogos de play-offs se juntam à anfitriã República Tcheca para a disputa do torneio em junho de 2015.