Ashley Cole marca no finalzinho e consegue os 3 pontos para o Chelsea contra o Stoke

Salvador da pátria, Cole marca o gol da vitória após mais de dois anos sem balançar as redes. (Foto: AP)

Ainda na posição de líder do campeonato, o Chelsea enfrentou neste sábado o Stoke City, em partida válida pela quinta rodada da English Premier League. Os Blues vinham de 2 empates consecutivos nas últimas duas partidas da equipe, o último quando viu a Juventus  igualar o placar na primeira rodada da fase de Grupos da Champions League, o que gerou a visita do dono do clube, Roman Abramovich, aos treinamentos. Pelo campeonato inglês, o Chelsea empatou sua última partida contra o QPR.

Com trio de criação extremamente ofensivo contando com Hazard, Oscar e Mata, Di Matteo queria quebrar a muralha defensiva do Stoke City mas viu seus esforços frustrados por um bom sistema de marcação da equipe de Tony Pulis. A primeira etapa não apresentou muitas chances claras de gol e o Stoke foi a equipe que levou mais perigo à meta adversária. O Chelsea pressionou muito e circulou inúmeras vezes a área do Stoke, mas as finalizações não aconteciam devido à marcação. Torres teve boa oportunidade de abrir o marcador quando recebeu ótimo de passe de Mata dentro da grande área, mas não conseguiu finalizar a jogada. A melhor chance do Stoke City veio com sua melhor arma, as bolas paradas. Em uma delas, Jonathan Walters cabeceou firme e acertou o travessão de Cech, que já estava vencido no lance.

O Chelsea começou bem na segunda etapa, com mais energia e disposição, o ataque parecia estar atento e perigoso. O Stoke City, no entanto, não facilitou as coisas e seu sistema de marcação continuava a ser uma verdadeira muralha. O gol do Chelsea veio dos pés de quem menos se esperava. Após mais de dois anos sem marcar um golzinho sequer, Ashley Cole partiu com vontade para o campo ofensivo e encontrou Lampard no centro do campo. A bola foi de pé em pé passando por Ramires, Ivanovic, até que resvalou em Mata e o inglês que iniciou a jogada estava lá, absoluto, para dominar e cavar a bola com classe por cima de Begovic, que já caía no chão. Ashley Cole salva o Chelsea de mais um empate e os Blues conseguem os 3 pontos.

A próxima partida do Chelsea na Premier League será contra o rival londrino Arsenal, no dia 29 de setembro. O Chelsea segue líder e invicto na tabela com 13 pontos conquistados em 5 jogos.

 Em primeiro tempo sem muitas chances, Stoke levou mais perigo apesar da pressão do Chelsea

Logo nos primeiros segundos de jogo, Torres partiu pela direita e tocou para Ivanovic, que tentou um cruzamento na linha de fundo e ganhou o primeiro escanteio a favor do Chelsea. Após a cobrança o escanteio mudou de lado, mas a chance se mostrou infrutífera.

Aos 3 minutos, o Stoke ganha seu escanteio quando Kightly tentou chute de fora da área e Ivanovic desviou. O Chelsea rapidamente retomou a posse e partiu em contra ataque, mas Ivanovic fez falta já dentro da grande área do Stoke, impedindo a continuação da jogada.

Terceiro escanteio para o Chelsea quando Torres fez jogada pela direita e, na tentativa de cruzamento, foi desarmado pela defesa. Hazard bateu e Torres escorou de cabeça por cima do gol.

Cruzamento perigoso de Cameron aos 10 minutos deu o primeiro susto nos torcedores do Chelsea, mas Ashley Cole afastou de cabeça com propriedade. Na jogada de contra ataque, os Blues ganharam mais um escanteio e continuam a pressionar.

O trio ofensivo responsável pela criação de jogadas do Chelsea se movimentava bastante, mas as jogadas ainda não eram bem sucedidas. Mata parecia ainda não estar em sua melhor forma e errava passes bobos.

Perigos nas bolas paradas, o Stoke teve a chance de abrir o placar aos 19 minutos quando a equipe sofreu falta fora da área. Na batida, Walters cabeceou firme e acertou o travessão, para alívio dos torcedores Blues.

Aos 22 minutos, depois de boa tabela de Hazard com Torres, Ivanovic recebeu a bola do belga invadindo a área e se jogou numa tentativa de conseguir um pênalti. O juíz não caiu no teatro do sérvio. No contra ataque, Adam puxou Ramires com clareza e o juíz mostrou o primeiro cartão amarelo do jogo.

O Chelsea teve uma chance excelente de abrir o marcador aos 26 miuntos quando Mata fez um ótimo passe por cima da defesa e encontrou Torres completamente desmarcado. O espanhol dominou cara a cara com o goleiro mas o chute saiu raspado, resultando em fácil defesa para Begovic.

A equipe das bolas paradas teve mais uma falta para cobrar quando David Luiz fez falta em Crouch pela direita. A bola foi lançada para dentro da área e Ivanovic desviou para a lateral. Após cobrança, Wilson cruzou para o meio da área e Ivanovic desviou novamente. David Luiz isolou na sequência.

Belo chute de Wilson de fora da área forçou Cech a ficar atento. A bola foi firme mas o goleiro encaixou com facilidade. Aos 37 minutos, Cameron, desmarcado pela direita, chutou firme em direção ao meio da área e Kightly chegou para chutar, mas a bola foi parar nas mãos de Cech, que não conseguiu segurar mas Cahill estava pertinho para isolar. O Stoke levava mais perigo à meta até então.

Huth desviou para escanteio a jogada mais elaborada do Chelsea nos minutos finais da primeira etapa. Oscar recebeu pela direita e fez passe de primeira para Ivanovic, que invadiu a grande área e rumou à linha de fundo e tentou cruzar, mas Huth estava forte na marcação. A cobrança não resultou em jogada perigosa.

Com 45 minutos no relógio, os defensores do Chelsea pareciam aflitos. Chutes horrendos de Ashley Cole e David Luiz de fora da área foram parar lá no meio da torcida.

O juíz soou o apito final da primeira etapa sem acréscimos. Primeiro tempo foi de pouca qualidade em Stamford Bridge. A jogada mais perigosa foi a cabeçada de Walters acertando o travessão de Cech.

Com gol esforçado de Ashley Cole, o Chelsea conseguiu furar a defesa do Stoke City

A etapa complementar começou com protestos da torcida quando Oscar, invadindo a grande área, se desequilibrou e foi ao chão, mas o juíz mostrou cartão amarelo para o brasileiro por simulação, aos 50 minutos de jogo.

O Chelsea começou muito bem o segundo tempo e já mostrou perigo nos primeiros minutos de jogo. Oscar bateu firme e rasteiro de fora da área aos 51 minutos, mas Begovic caiu e segurou a bola. Mata estava na cobertura. Em seguida, Mata lançou boa bola para Torres, mas Begovic, muito atento, se antecipou e conseguiu fazer a defesa. No contra ataque, o Stoke conseguiu um escanteio que foi cobrado em direção ao meio da grande área e encontrou Crouch, que se desmarcou de Luiz e conseguiu colocar o bico da chuteira na bola, mas o chute foi para a linha de fundo. Início de segundo tempo era bastante movimentado até os 55 minutos.

Aos 59 minutos, Adam lançou da esquerda para a grande área e encontrou Crouch, que escorou para Whelan, mas o chute saiu fraco e sem direção, para a linha de fundo.

O Chelsea não conseguia completar suas tabelas e muitos passes eram desperdiçados. Aos 61 minutos aconteceu a primeira substituição da partida, quando Hazard saiu de campo para a entrada de Victor Moses. Logo em seguida, Adam saiu de campo e Michael Owen entrou pela segunda vez na equipe do Stoke City.

Boa jogada de Torres aos 64 minutos de jogo, quando passou enfiado para Mata dentro da área pela direita, mas o diminuto meia não conseguiu o fazer o domínio com a chegada da marcação e desperdiçou a chance.

Aos 66, Oscar tentou chute após jogada individual e pegou Begovic no contra pé, mas o goleiro conseguiu se esticar e fez a defesa. Moses fez boa jogada no lance seguinte, fintando duas vezes os marcadores pela direita do campo e conseguiu passe cruzado para Torres, que não conseguiu dominar e a bola resvalou em direção ao goleiro. Oscar tentou ainda um contato, mas a bola já estava nas mãos de Begovic.

Aos 69 minutos, Ramires fez passe para Oscar, que girou e bateu com perigo novamente, mas a bola passou à direita de Begovic, perto da trave.

Nova substituição aos 71 minutos. O técnico Pulis sacou Kightly para colocar Etherington em campo. Crouch saiu logo em seguida para a entrada de Jones.

Uma enfiada de Torres para Mikel pela direita rendeu um chance para o Chelsea aos 76 minutos, mas Mikel, invadindo a área, bateu prensado no zagueiro. A bola subiu e o goleiro Begovic conseguiu pegar com facilidade.

O atacante Jones entrou bem para o Stoke. Após lançamento de Etherington, cabeceou em direção à meta, mas Cech pegou com tranquilidade. Aos 80 minutos, Mikel foi tirado de campoEm seu lugar entrou Lampard. Di Matteo foi com tudo para cima e não contava com volantes de ofício em campo após esta substituição.

Em meio a Oscar e Ivanovic, Etherington conseguiu jogada pela esquerda e sofreu falta do sérvio. A bola foi lançada em direção à segunda trave e encontrou a cabeça de Jones, mas no bate e rebate, o atacante acabou enconstando o braço na bola.

Ashley Cole foi o salvador do Chelsea aos 84 minutos. Partindo do campo de defesa, arrancou velozmente com a bola e chegou ao meio do campo adversário. Ali, voltou a bola para Lampard pelo centro, que fez o passe para Ramires. O brasileiro tocou para Ivanovic e o sérvio enfiou na área para Mata, que apenas resvalou a bola, mas Cole estava na sobra, destinado a marcar. Dominou e cavou por cima do goleiro com frieza, GOL! O último gol de Ashley Cole foi em 9 de maio de 2010, há mais de dois anos.

Aos 88 minutos, Di Matteo fechou o time, sacando Mata para a entrada de Terry. Com essa substituição, David Luiz passou a fazer a função de volante para o Chelsea.

Os minutos finais esquentaram em Stamford Bridge e o Chelsea continuava pressionando, apesar da vantagem. O Stoke acabou tendo a chance de aproveitar quando conseguiu um contra ataque parado apenas com falta por David Luiz, que entrou rasgando de carrinho em Walters. Cartão amarelo merecido para o brasileiro aos 91 minutos. O Stoke não levou perigo ao Chelsea na sequência da jogada, no entanto.

Ivanovic sofreu falta de Etherington, que apesar de merecer o cartão amarelo por chutar o sérvio no chão, saiu ileso apenas com a falta marcada. Logo em seguida o juíz apitou o final da partida, que terminou com vitória suada do Chelsea, conquistando os três pontos no finalzinho do jogo.

Ficha Técnica

Chelsea (4-2-3-1): Cech; Ivanovic, Cahill, Luiz, Cole; Ramires, Mikel (Lampard, 80′); Hazard (Moses, 61′), Oscar, Mata (Terry, 88′); Torres.

Substitutos: Turnbull, Romeu, Terry, Lampard, Moses, Azpilicueta, Bertrand

Stoke City (4-5-1): Begovic; Cameron, Shawcross, Huth, Wilson; Walters, Whelan, N’Zonzi, Adam (Owen, 63′), Kightly (Etherington, 72′); Crouch (Jones, 74′).

Substitutos: SorensenUpson, Shotton, Whitehead, Etherington, Owen, Jones.

Gol: Ashley Cole (84′)

Cartão amarelo: Adam (23′), Oscar (50′), David Luiz (91′)

Árbitro: Michael Oliver

Estádio: Stamford Bridge

Público: 41 112

Category: Competições

Tags:

Article by: Chelsea Brasil

Somos o Chelsea Brasil, marca oficialmente reconhecida pelo Chelsea no Brasil e especializado em conteúdos e na comunidade de torcedores do Chelsea no Brasil.