Análise Tática: Diego Costa e a arte da movimentação

O Chelsea segue fazendo campanha indiscutível na Premier League. Na manhã deste sábado, 08, o time de Stamford Bridge venceu o Liverpool, em Anfield, pelo placar de 2 a 1 e segue líder isolado na competição. Além do próprio duelo entre os times, que já se rivalizam há algumas temporadas, o confronto dos centroavantes também chamava a atenção. Balotelli e Diego Costa se enfrentaram pela primeira vez em terras britânicas e o hispano-brasileiro saiu vitorioso participando do primeiro gol e marcando o tento da vitória.

Melhor da partida para a torcida, Diego batalhou e marcou mais um gol na Premier League
Melhor da partida para a torcida, Diego batalhou e marcou mais um gol na Premier League

Os esquemas dos times eram os habituais. Pelo lado vermelho, Brendan Rodgers escalou sua equipe em um 4-3-2-1 virando um 4-1-4-1 com Emre Can e Henderson se juntando a Coutinho e Sterling quando os donos da casa tinham a bola, e foi em um desses avanços que os mandantes abriram o placar com o volante alemão dos Reds. O sistema de Mourinho, por sua vez, foi mais respeitoso do que normalmente tem sido. O técnico português escalou Ramires na vaga de Willian na intenção de dar mais proteção ao lado direito da defesa.

Na primeira etapa, o embate entre Diego Costa e Mario Balotelli foi de poucas emoções pelo fato de ambos receberem poucas oportunidades, e apesar do time da casa ter mais posse de bola durante toda a partida – 59 a 41 para o Liverpool – na disputa entre os dois, foi o visitante que se deu melhor. O artilheiro do Chelsea na temporada chutou cinco vezes enquanto, Balotelli, estático, arrematou apenas uma vez. Diego ainda criou quatro oportunidades enquanto o dono da camisa 45 do Liverpool não promoveu nenhuma.

Com poucas oportunidades ao longo da partida, o fator movimentação foi determinante para a atuação do centroavante azul ser superior a do atacante rival. O intenso deslocamento de Diego durante o jogo abria espaços no centro da defesa do Liverpool para Oscar e Hazard chegarem com possibilidade de finalização. O meia belga teve três oportunidades no meio da área, mas não conseguiu balançar as redes de seu compatriota, Mignolet.

Mapa de movimentação dos centroavantes durante o segundo tempo
Mapa de movimentação dos centroavantes durante o segundo tempo

Contratado por 32 milhões de Libras, Diego Costa já soma 10 gols na Premier League em nove aparições, dois tentos atrás de Agüero com 12. O artilheiro dos Blues na temporada mostra cada vez mais que é o homem que a equipe precisava para resolver os problemas no ataque que o time de Mourinho não conseguia resolver na última temporada. E se Didier Drogba é uma lenda no Chelsea, por tudo que fez pelo time, o atacante também pode chegar a esse patamar. Afinal de contas, o marfinense é reserva do novo artilheiro azul.

Category: Competições

Tags:

Article by: Chelsea Brasil

Somos o Chelsea Brasil, marca oficialmente reconhecida pelo Chelsea no Brasil e especializado em conteúdos e na comunidade de torcedores do Chelsea no Brasil.