Pré-Temporada: Olimpija Ljubljana 1 x 2 Chelsea

Diego Costa marcou seu primeiro gol pelo Chelsea logo na estreia (Imagem: Site Oficial)
Diego Costa marcou seu primeiro gol pelo Chelsea logo na estreia (Imagem: Site Oficial)

O Chelsea foi até a Eslovênia e saiu com a vitória por 2×1 sobre o time local Olimpija Ljubljana no Stozice Stadium. O placar não condiz com o que o time de José Mourinho apresentou em campo, tendo dois gols anulados pela arbitragem (um dos quais mal anulado) e algumas chances de gols claras desperdiçadas – principalmente com Torres. Diego Costa fez sua estreia – assim como Cesc Fàbregas – e enquanto o primeiro marcou o gol, o segundo deu a assistência, mostrando os dividendos das novas contratações.

José Mourinho fez muitas substituições no decorrer da partida, sendo que apenas o zagueiro Kurt Zouma – autor do segundo gol – jogou os 90 minutos. Didier Drogba, que volta aos Blues nessa temporada, estava no banco (mas apenas para acompanhar o jogo), integrado à pré-temporada do time, mas obviamente ainda sem condição de jogo, já que ainda sequer treinou desde que voltou de férias pós-Copa do Mundo. Outros destaques do time na partida foram o garoto Jeremie Boga – de 17 anos e que vem fazendo grande pré-temporada -, Marco van Ginkel, Oriol Romeu e Branislav Ivanovic – que entraram na segunda etapa.

Chelsea sai atrás no primeiro tempo

O time da casa não quis saber do tamanho do adversário e começou o jogo indo para cima, exigindo bom trabalho da defesa dos Blues em duas vezes antes mesmo dos 10 minutos, primeiro com Nik Kapun e depois com Andraz Sporar, enquanto o Chelsea ainda se aquecia dentro da partida. Diego Costa, foi o primeiro a dar trabalho para os adversários. Primeiro, tentou duas vezes com os pés, mas sem levar tanto perigo ao goleiro Aleksander Seliga. Mas na terceira vez, de cabeça, o novo atacante dos Blues exigiu boa defesa do arqueiro, após cobrança de escanteio sob medida de Fàbregas para Mohamed Salah, que perdeu a chance deixando o rebote para Costa.

O espanhol aliás abusou das bolas enviadas atrás da zaga e dos passes longos, mostrando incrível precisão e também ao que veio. Mourinho havia declarado essa semana que o jogador era exatamente o que o Chelsea precisava pelo meio e já nos seus primeiros 60 minutos com a camisa dos Blues o meio-campista já dá provas de que ele era o homem certo para substituir a lenda do clube, Frank Lampard.

Aos 24, Zouma aproveitou rebote de nova cobrança de bola parada perfeita de Fàbregas. Dessa vez o #4 colocou na cabeça de Nemanja Matic – que também fez grande partida – que escorou para Zouma marcar belo gol, porém o sérvio estava um pouco adiantado e o impedimento foi marcado acertadamente. Alguns minutos depois, em nova cobrança de escanteio venenosa de Fàbregas, Cahill ficou com o rebote e chutou de primeira, desmarcado dentro da área, mas a bola se perdeu pela linha de fundo.

Após a sequência de bons lances do Chelsea, o Olimpija chegou novamente, exigindo do goleiro Delac boa defesa com os pés. Minutos depois, aos 40, porém, o arqueiro croata dos Blues não teve o que fazer no gol do time da casa. Izzy Brown passou a bola mal, na entrada da sua própria grande área, dando de presente para Kapun, que trocou passes com Darijan Matic. O atacante recebeu de volta do colega de time (que não tem parentesco algum com Nemanja Matic) e encheu o pé para abrir o placar para o time de verde.

Ainda antes do fim da primeira etapa, César Azpilicueta foi providencial em corte na linha de fundo em perigoso contra-ataque do Olimpija, evitando o que poderia ser uma situação difícil para o goleiro Delac.

Chelsea desencanta na etapa complementar

Mourinho fez algumas substituições no intervalo, mudando o sistema do costumeiro 4-2-3-1 para o tradicional 4-3-3 – que o consagrou em sua primeira passagem pelo Chelsea. Com dois atacantes, Costa e Torres, Mourinho foi para cima e os frutos logo foram colhidos. O time era mais agudo e dominava completamente as ações no meio-campo. E foram os estreantes que roubaram a cena. Aos 55 minutos, a defesa se antecipou à cobrança de falta do adversário perto da linha do meio-campo. Fàbregas recebeu e rapidamente passou a bola para Diego Costa, que correu, ganhou de dois marcadores e bateu com força e sem chance para o goleiro Seliga, empatando a partida para os Blues.

Apenas oito minutos depois, e o vira-vira aconteceria. Fàbregas mais uma vez com a cobrança de escanteio colocou a bola para Matic, que ajeitou para Torres. O atacante cortou e chutou para o gol, mas o goleiro espalmou como pôde. Porém a bola caiu nos pés de Zouma, que novamente mostrou qualidade na finalização e colocou os Blues na frente.

O zagueiro quase marcou pela terceira vez na tarde eslovênia, quando em excelente cobrança de escanteio de van Ginkel, ele cabeceou exigindo milagrosa defesa de Seliga. No rebote, Ivanovic chutou para o fundo das redes. A bola bateu na trave, mas entrou, porém como ainda era duvidosa, Terry empurrou a bola, atingindo o goleiro também. O árbitro imediatamente apontou para o centro do campo, validando o gol, e depois de muita celebração do Chelsea e muitos segundos passados, o juiz voltou atrás e marcou falta de Terry no goleiro, anulando gol legal dos visitantes.

Os Blues tiveram mais uma excelente chance para ampliar o placar e matar a partida, mas Torres perdeu incrível gol. Nathan Aké – jogando como lateral esquerdo – chegou até à linha de fundo e cruzou com perfeição, literalmente no peito de Torres, sozinho dentro da pequena área, porém o espanhol não matou a bola como deveria e a pelota subiu demais, passando longe da meta que estava a menos de dois metros do atacante.

O Olimpija animado com a falha de Torres, teve excelente chance em seguida. Nik Omladic recebeu em velocidade e chutou rasteiro, exigindo grande defesa de Petr Cech – que também entrou no intervalo. Dois minutos depois, foi a vez do atacante Patrick Bamford perder boa chance. O garoto da base recebeu dentro da área e bateu de voleio, mas a bola também subiu demais, se perdendo pela linha de fundo. Já no finzinho da partida, Dominic Solanke recebeu cruzamento de Ivanovic na medida, porém como estava correndo, não teve tempo de se ajeitar e a bola bateu na sua coxa, a poucos passos do gol, e saiu.

Não houve tempo para mais nada e o Chelsea saiu vitorioso com placar apertado, que não reflete as muitas chances que foram criadas e que diz pouco sobre o grande impacto que as contratações dos Blues tiveram na partida.

Ficha Técnica

Olimpija Ljubljan: Seliga (Corn 70), Mitrovic, Jovic (Ivacic 70), Matic (Jurcevic 90), Bajric, Mlinar (Zarifovic 60), Omladic (Durkovic 88), Kapun (Burgic 69), Valencic (Vukcevic 58), Rodic (Golubar 69), Sporar (Gajic 77).

Gol: Kapun

Chelsea primeiro tempo (4-2-3-1): Delac; Azpilicueta, Zouma, Cahill (c), Luis; Fabregas, Matic; Salah, Boga, Brown; Costa.

Chelsea segundo tempo (4-3-3): Cech; Ivanovic, Zouma, Terry (c), Ake; Fabregas (Romeu 63), Matic (Solanke 70), Van Ginkel; Salah (Chalobah 70), Costa (Bamford 70), Torres.

Substituições não utlizadas: Christensen, Baker, Swift.

Gols: Costa (55), Zouma (63).

Category: Competições

Tags:

Article by: Chelsea Brasil

Somos o Chelsea Brasil, marca oficialmente reconhecida pelo Chelsea no Brasil e especializado em conteúdos e na comunidade de torcedores do Chelsea no Brasil.