Alemanha encara Gana; Estados Unidos e Portugal jogam em Manaus

Schurrle entrou no decorrer do primeiro jogo (Foto: Getty Images)
Schurrle entrou no decorrer do primeiro jogo (Foto: Getty Images)

O clima de mata-mata chegou mais cedo ao grupo G. Mesmo na segunda rodada, Gana e Portugal já podem se despedir do mundial. Caso Alemanha e Estados Unidos vençam suas partidas, as equipes já estarão classificadas e disputarão a liderança na última rodada. Nestes dois jogos, apenas um jogador do Chelsea deve começar jogando. O ganês Christian Atsu foi bem no primeiro jogo e será titular, enquanto André Schurrle deve começar no banco.

Alemanha deve ser praticamente a mesma da estreia

Após a goleada sobre Portugal na primeira partida, os alemães vêm embalados para enfrentar Gana. A qualidade e o volume de jogo apresentados contra os lusos impressionaram e fica a expectativa para o segundo jogo. Ao que tudo indica, o time deve ser quase o mesmo da estreia. A dúvida fica por conta de Mats Hummels. O zagueiro deixou o jogo contra Portugal com uma hemorragia nos músculos da coxa direita e não está totalmente apto para jogar. Low trabalha com duas possibilidades: Kevin Grosskreutz pode entrar na lateral direita e deslocar Jerome Boateng para o miolo de zaga ou manter Boateng na lateral e colocar Shkodran Mustafi como zagueiro. A segunda opção foi a utilizada quando Hummels deixou o campo e deve se repetir para o confronto contra Gana.

Depois da grande exibição do time titular, André Schurrle deve seguir no banco, mas com grande chance de entrar no decorrer do jogo.

Tecnicamente inferiores, ganeses pregam vontade

A dolorida derrota para os Estados Unidos ficou para trás. Cientes da importância do próximo jogo, os ganeses estão confiantes. “Não vai ser fácil. Mas também não será fácil para eles. Minha ambição é sempre de conseguir a vitória. Não sou o tipo de cara que pensa em empatar ou perder”, disse o treinador Kwesi Appiah. André Ayew também destacou que não serão adversários fáceis para o time alemão e que não faltará raça ao time africano. “A única coisa que posso dizer é que vamos morrer pelo nosso país. Vamos dar tudo em campo para deixar a nação orgulhosa.”

Embora não tenha confirmado o time titular, Appiah deve fazer uma alteração em relação ao último jogo. Kevin Prince Boateng deve ganhar a posição de Jordan Ayew. A alteração já aconteceu contra os americanos e Boateng foi um dos responsáveis pela melhoria da equipe em campo. Caso a modificação se confirme, Kevin enfrentará seu irmão Jerome pela segunda vez em uma Copa do Mundo, a primeira foi em 2010. Atsu, um dos melhores do time no primeiro jogo, seguirá como titular.

Ficha Técnica

ALEMANHA x GANA

Local: Estádio Castelão (CE)

Data/Horário: 21/06/2014, às 16h

Árbitro: Sandro Meira Ricci (BRA)

Assistentes: Emerson de Carvalho (BRA) e Marcelo Van Gasse (BRA)

Transmissão: Band, Globo, ESPN Brasil, Fox Sports, BandSports, SporTV

Alemanha: Neuer; Boateng, Mertesacker, Mustafi e Howedes; Lahm, Khedira, Ozil, Kroos e Gotze; Muller. Técnico: Joachim Low

Gana: Kwarasey; Opare, Boye, Mensah, Asamoah; Atsu, Rabiu, André Ayew e Boateng; Gyan Técnico: Kwesi Appiah

No duelo de opostos, Estados Unidos e Portugal jogam em Manaus

Norte americanos comemoraram muito a vitória com gol no final (Foto: Getty Images)
Norte americanos comemoraram muito a vitória com gol no final (Foto: Getty Images)

As estreias de Estados Unidos e Portugal na Copa do Mundo de 2014 ficarão por algum tempo na memória dos torcedores destes países por razões opostas. Os norte americanos venceram Gana com um gol nos minutos finais quando estavam pior na partida e deram um passo importante para a classificação. Do outro lado, os portugueses não esquecerão tão rápido a goleada aplicada pela Alemanha. Na Arena da Amazônia, estas equipes se encontrarão em situações opostas: os Estados Unidos buscando a classificação e Portugal tentando permanecer vivo até a última rodada. Jurgen Klinsmann, treinador do time americano, já admitiu que a pressão está do lado adversário e que o seu time tentará se aproveitar disso.

Norte americanos prometem dificultar a vida dos portugueses

É justo dizer que a seleção norte americana não esteve bem contra Gana e que o gol achado no fim do jogo não reflete o que foi a partida. Michael Bradley, um dos principais jogadores da equipe, admitiu que o time não esteve bem na estreia e que é preciso evoluir para os próximos jogos. “Temos de ser honestos e admitir que não fomos bem. Se quisermos ter futuro no mundial, teremos de melhorar contra Portugal.” Para a segunda partida, o treinador Jurgen Klinsmann tem apenas um desfalque. O atacante Jozy Altidore sofreu uma lesão muscular na coxa e está fora do jogo. Seu substituto deve ser Aaron Johannsson. A importante baixa não diminui o otimismo de Klinsmann. “Temos alguém para substituir Altidore, e vamos tornar as coisas muito, muito difíceis para Portugal”, disse o técnico.

Pressionado e desfalcado, Portugal tenta a reabilitação

Se teve uma seleção que estreou com o pé esquerdo nesta Copa do Mundo, essa seleção foi Portugal. Como se não bastasse a goleada de 4 a 0 sofrida diante dos alemães, Portugal terá ao menos quatro desfalques para o jogo decisivo contra os Estados Unidos. O goleiro Rui Patricio e o atacante Hugo Almeida, ambos com problemas na coxa esquerda, estão fora da fase de grupos do mundial. Beto e Hélder Postiga devem ser os substitutos, respectivamente. Fábio Coentrão, com uma lesão de grau dois na coxa direita, está fora da competição e já voltou para Portugal. André Almeida assume sua vaga. Outro desfalque certo é o zagueiro Pepe. O jogador foi expulso na estreia após dar uma cabeçada em Thomas Muller e pegou um jogo de suspensão. O zagueiro Bruno Alves, com dores na coxa, não treinou nesta sexta feira (20) e pode não ser titular, embora a federação portuguesa garanta sua participação ao lado de Ricardo Costa, substituto de Pepe.

Ficha Técnica

ETADOS UNIDOS x PORTUGAL

Local: Arena da Amazônia (AM)

Data/Horário: 22/06/2014, às 18h

Árbitro: Nestor Pitana (ARG)

Assistentes: Hernan Maidana (ARG) e Juan Pablo Belatti (ARG)

Transmissão: Band, Globo, ESPN Brasil, Fox Sports, BandSports, SporTV

Estados Unidos: Howard; Johnson, Cameron, Besler e Beasley; Bedoya, Bradley, Beckerman e Jones; Dempsey e Johannsson. Técnico: Jurgen Klinsmann

Portugal: Beto; João Pereira, Ricardo Costa, Bruno Alves e André Almeida; Miguel Veloso, João Moutinho, Raúl Meireles, Nani e Cristiano Ronaldo; Hélder Postiga. Técnico: Paulo Bento

Durante toda a Copa do Mundo, o Chelsea Brasil fará a cobertura do torneio, informando, com o já conhecido empenho, o dia-a-dia dos jogadores dos Blues.

Category: Competições

Tags:

Article by: Chelsea Brasil

Somos o Chelsea Brasil, marca oficialmente reconhecida pelo Chelsea no Brasil e especializado em conteúdos e na comunidade de torcedores do Chelsea no Brasil.