Cinco fatores que podem decidir Chelsea x Manchester

Se Chelsea vencer, assume a liderança

Com a Premier League se aproximando do fim, o confronto Manchester United e Chelsea é a grande final. Com a derrota dos Red Devils para o Arsenal no último domingo, os Blues estão apenas três pontos atrás. Quem vencer o jogo provavelmente será o campeão.

Para entrar no clima decisivo, o jornal inglês “The Guardian” colocou em foco cinco fatores que vão moldar o clássico de domingo.

1 – O momento é do Chelsea…

Manchester United ao longo dos últimos nove jogos da Premier League, somou 16 pontos que, embora não surpreendente, continua a ser respeitável. Seu rendimento na Champions League, com as vitórias sobre o Chelsea e Schalke, chamou a atenção.

Chelsea, no mesmo período de nove jogos, somou 25 pontos, começando com a vitória contra o Manchester United em Stamford Bridge. Naquela noite, o atual campeão estava a 18 pontos dos líderes. Uma vitória em Old Trafford, no domingo coloca os blues no topo.

Este é o tipo de corrida que o United realizou para perseguir Newcastle, em meados da década de 1990 ou para provar que o Arsenal não era “Invencível”. Também foi assim que o time de Carlo Ancelotti garantiu o título no ano passado, quando o Chelsea derrotou o United fora de casa, em uma seqüência de oito jogos. Os blues somaram 21 pontos e 33 gols.

O italiano brincou no fim de semana que sua equipe é mais feliz quando a temperatura é mais quente. Curiosamente, no inverno os blues somaram apenas 10 pontos em 11 jogos.

2 – … mas o Manchester United ainda é favorito por jogar em casa

Se o United pode perder o título com uma derrota no final de semana, eles podem olhar para seu rendimento em casa. A equipe de Sir Alex Ferguson não perdeu em Old Trafford desde Chelsea venceu há 13 meses e, dos 17 clubes que têm visitado esta temporada, apenas o West Bromwich Albion conseguiu um ponto.

Essa é a forma que tem sustentado o United, com cinco vitórias em suas viagens. Se eles conseguirem o título, vão fazer com o menor número de vitórias fora de casa desde o Liverpool, em 1976-77, que somou apenas cinco pontos.

A vitória na Champions League no mês passado em Old Trafford, e todos os cinco encontros na Premier entre três primeiros colocados foram ganhos pela equipa da casa nesta temporada. “United ainda é o favorito, porque, quando você joga em casa para o título, você tem uma vantagem”, disse Arsène Wenger. “Eu acredito que o United vai ganhar a cada ano eles. Compara o registro da United e Arsenal fora de casa e vê que nosso rendimento é bem parecido. Aí você olha os pontos de Old Trafford”.

Eles fizeram exatamente isso nesta temporada e, se terminar a campanha invicta em casa, certamente serão coroados campeões.

3 – É a hora de Fernando Torres retornar ao banco?

Ancelotti parece ter um risco desnecessário, tentando iniciar o jogo com Fernando Torres. O primeiro gol pelo seu novo clube e uma semana de treinamento, aparentemente, convenceu o italiano de colocar Torres, ao lado de Didier Drogba, pela primeira vez em seis jogos. Apesar da entrega de Torres em campo, mais uma vez, mas esquema dos blues pareceu desconexo.

O atacante tinha sido selecionado no lugar de Drogba em Old Trafford, na Champions League, mas foi tão ineficaz que substituído no intervalo. Mesmo com uma semana para se preparar, parece que Chelsea vai voltar à sua forma mais convencional 4-3-3 com o Drogba no centro, Malouda e Kalou apoiando pelos lados.

Os blues tinham levado vantagem nas últimas semanas, quando voltaram a jogar no esquema 4-3-3, com John Mikel Obi na marcação, dando liberdade a dá Lampard e Michael Essien, ou Ramires. Com isso, o atacante espanhol vai ter que esperar outro momento.

4 – United deve definir o seu dilema no meio-campo

Ferguson precisa apenas evitar a derrota no domingo para manter a vantagem nos dois últimos jogos da Premier.  A lógica sugere que ele vai voltar para o esquema que derrotou o Chelsea nas quartas da Champions.

Após o inconsistente e decepcionante desempenho de Anderson contra o Arsenal, no domingo, Ferguson provavelmente colocará Ryan Giggs ao lado de Michael Carrick, Park Ji-Sung e Nani. Wayne Rooney deve jogar um pouco mais recuado, deixando Javier Hernández isolado na frente.

Como o resultado na Alemanha foi favorável ao Manchester, o técnico provavelmente iniciará a partida de volta contra o Schalke com Paul Scholes, Dimitar Berbatov e Michael Owen.

5 – É possível parar a dupla Hernández e Rooney?

Chelsea vai poder escalar um jogador que não poderia ser selecionado na Champions. O brasileiro David Luiz ainda não perdeu um jogo em que ele iniciou. No confronto válido pela Premier, Luiz marcou seu primeiro gol pelo Chelsea e anulou Rooney.

Branislav Ivanovic passa mais segurança nas laterais do que Paulo Ferreira e Jose Bosingwa. No jogo contra o Tottenham, Luiz e Ivanovic anularam Gareth Bale. Quando um subia o outro cobria o setor.

Com o reforço de David Luiz na zaga, a instabilidade defensiva vista nos dois confrontos da Champions League não deverão acontecer.

Category: Chelsea Football Club

34 comments

  1. Nós temos obrigação de vencer se não vencermos e não ganharmos esse título é apenas por falta de competência.

    fernando torres:Eu ainda não entendo isso,o chelsea contratou um jogador de 133 milhões para deixa-lo no banco?o torres tem que jogar e mostrar seu futebol gosto muito dele e pra mim ele seria titular absoluto.

    abraço!!!!!!!!!

  2. Nós temos obrigação de vencer se não vencermos e não ganharmos esse título é apenas por falta de competência.

    fernando torres:Eu ainda não entendo isso,o chelsea contratou um jogador de 133 milhões para deixa-lo no banco?o torres tem que jogar e mostrar seu futebol gosto muito dele e pra mim ele seria titular absoluto.

    abraço!!!!!!!!!

  3. Acho que por enquanto da pra deixar o Torres no banco mais concordo com o mikkael, sobre o valor da contratação para deixa ele no banco assim não dá, e pelo jeito eles não tão muito bem entrosado e o drogba ta jogando muito (pra varia, pois ele só jogou mal depois que pegou a malária)… e acho que tem que ir no 4-3-3, dai só ve os pink devils chorarem 😀

  4. Acho que por enquanto da pra deixar o Torres no banco mais concordo com o mikkael, sobre o valor da contratação para deixa ele no banco assim não dá, e pelo jeito eles não tão muito bem entrosado e o drogba ta jogando muito (pra varia, pois ele só jogou mal depois que pegou a malária)… e acho que tem que ir no 4-3-3, dai só ve os pink devils chorarem 😀

  5. Concordo contigo, Rodrigo. Drogba tá muito bem e no 4-3-3 o time joga melhor. Nesse momento decisivo seria melhor não modificar o esquema pro 4-4-2 e deixar o Torres no banco. Kalou vem entrando bem no segundo tempo e o Malouda está se encontrando novamente no time. O 4-3-3 dá mais liberdade pro Lamps e Essien.
    Pra ser campeão, tem que vencer lá em Old Trafford, como disse o Mikkael.

  6. Concordo contigo, Rodrigo. Drogba tá muito bem e no 4-3-3 o time joga melhor. Nesse momento decisivo seria melhor não modificar o esquema pro 4-4-2 e deixar o Torres no banco. Kalou vem entrando bem no segundo tempo e o Malouda está se encontrando novamente no time. O 4-3-3 dá mais liberdade pro Lamps e Essien.
    Pra ser campeão, tem que vencer lá em Old Trafford, como disse o Mikkael.

  7. Maria, desculpe-me mas Malouda não tem jogado nada ultimamente.
    Não lembra nem 10% daquele Malouda da temporada passada.

  8. Maria, desculpe-me mas Malouda não tem jogado nada ultimamente.
    Não lembra nem 10% daquele Malouda da temporada passada.

  9. Verdade Rodrigo Leone. Dos últimos jogos, ele foi razoavelmente bem quando fez o gol da vitória. Contra o Tottenham ele ficou apagado.
    Mas pro 4-3-3 ele se encaixa melhor do que as outras opções pra vaga. Ele rendeu um pouquinho mais nesse esquema. É torcer pra ele resolver jogar nessa reta final.

  10. Verdade Rodrigo Leone. Dos últimos jogos, ele foi razoavelmente bem quando fez o gol da vitória. Contra o Tottenham ele ficou apagado.
    Mas pro 4-3-3 ele se encaixa melhor do que as outras opções pra vaga. Ele rendeu um pouquinho mais nesse esquema. É torcer pra ele resolver jogar nessa reta final.

  11. Nós venceremos. E, ainda bem que o Ancelotti não tá bundão como o Mourinho ultimamente. Espero que começemos assim.

    ——————Cech——————–

    Brani–David Luís-Terry—Cashley

    —————–Essien——————

    ———–Ramirez–Lampard——-

    ——–Drogba-Torres-Malouda—

    Exatamente isso, um 4-3-3, com os 3 atacantes perto da área, nada de Wingers abertos… Tem gente que vai me achar radical, mas, a real é essa! A ÚNICA OPÇÃO QUE TEMOS É GANHAR OU GANHAR, ESSA É A FINAL DA PREMIER LEAGUE, E SÓ A VITÓRIA IMPORTAR PRA GENTE; A VANTAGEM DO EMPATE É DO UNITED.

  12. Nós venceremos. E, ainda bem que o Ancelotti não tá bundão como o Mourinho ultimamente. Espero que começemos assim.

    ——————Cech——————–

    Brani–David Luís-Terry—Cashley

    —————–Essien——————

    ———–Ramirez–Lampard——-

    ——–Drogba-Torres-Malouda—

    Exatamente isso, um 4-3-3, com os 3 atacantes perto da área, nada de Wingers abertos… Tem gente que vai me achar radical, mas, a real é essa! A ÚNICA OPÇÃO QUE TEMOS É GANHAR OU GANHAR, ESSA É A FINAL DA PREMIER LEAGUE, E SÓ A VITÓRIA IMPORTAR PRA GENTE; A VANTAGEM DO EMPATE É DO UNITED.

  13. Para mim já esta mais do que provado que Drogba e Torres começando juntos não é uma opção. De resto a escalação do Viper tá perfeitinha pra mim. Colocaria o Drogba no centro e o Kalou pela direita. E vamos torcer para o David Luiz anular completamente o Rooney, como fez no jogo de ida.

    Torres continua no banco, na minha opinião. Pode entrar no segundo tempo no lugar do Kalou, com Drogba caindo pra fazer essa posição. Mesmo assim, não vi um jogo sequer em que essa dupla rendesse bem.

  14. Para mim já esta mais do que provado que Drogba e Torres começando juntos não é uma opção. De resto a escalação do Viper tá perfeitinha pra mim. Colocaria o Drogba no centro e o Kalou pela direita. E vamos torcer para o David Luiz anular completamente o Rooney, como fez no jogo de ida.

    Torres continua no banco, na minha opinião. Pode entrar no segundo tempo no lugar do Kalou, com Drogba caindo pra fazer essa posição. Mesmo assim, não vi um jogo sequer em que essa dupla rendesse bem.

  15. A formação do Viper tá muito boa. Como o Guilherme falou, o Drogba tem que jogar no centro e Kalou pela direita. Na minha humilde opinião, acho que pra esse restinho de temporada, o Chelsea tem que jogar no 4-3-3, com Drogba. E o Torres entra quando puder no jogo.

  16. A formação do Viper tá muito boa. Como o Guilherme falou, o Drogba tem que jogar no centro e Kalou pela direita. Na minha humilde opinião, acho que pra esse restinho de temporada, o Chelsea tem que jogar no 4-3-3, com Drogba. E o Torres entra quando puder no jogo.

  17. Olá,
    Descobri o site recentemente e atualmente entro todo dia para ver as noticias e os comentários do nosso Chelsea. Parabéns pelo site!!!!!
    Concordo com o Guilherme em relação ao Drogba e Torres jogando junto. Na partida passada que isso aconteceu, Drogba jogou muito recuado tendo que buscar o jogo na maioria das vezes. Na escalação do Alexandre talvez trocasse o Torres pelo Drogba com Kalou ou Anelka na ponta e Essien pelo Mikel o que fortaleceria a marcação, mas como esse é um jogo que temos que ganhar ou ganhar talvez devessemos arriscar mais.
    Abs!

    GO BLUES!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  18. Olá,
    Descobri o site recentemente e atualmente entro todo dia para ver as noticias e os comentários do nosso Chelsea. Parabéns pelo site!!!!!
    Concordo com o Guilherme em relação ao Drogba e Torres jogando junto. Na partida passada que isso aconteceu, Drogba jogou muito recuado tendo que buscar o jogo na maioria das vezes. Na escalação do Alexandre talvez trocasse o Torres pelo Drogba com Kalou ou Anelka na ponta e Essien pelo Mikel o que fortaleceria a marcação, mas como esse é um jogo que temos que ganhar ou ganhar talvez devessemos arriscar mais.
    Abs!

    GO BLUES!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  19. Alexandre, quando um treinador escala três atacantes, ele obriga a equipe a recompor o meio com dois jogadores abertos ou com dois segundos atacantes para fechar o meio, senão o adversário fica com muito espaço para jogar. Eu concordo com você sobre jogar com Malouda, Torres e Drogba, abrindo o Torres para sair com mais velocidade no contra-ataque, revezando com o Malouda. Eu colocaria o Torres para segurar o Rafael, porque ele tem uma recuperação de bola muito boa.

  20. Alexandre, quando um treinador escala três atacantes, ele obriga a equipe a recompor o meio com dois jogadores abertos ou com dois segundos atacantes para fechar o meio, senão o adversário fica com muito espaço para jogar. Eu concordo com você sobre jogar com Malouda, Torres e Drogba, abrindo o Torres para sair com mais velocidade no contra-ataque, revezando com o Malouda. Eu colocaria o Torres para segurar o Rafael, porque ele tem uma recuperação de bola muito boa.

  21. Antes de tudo, Romeu, seja bem vindo.

    Concordo com a escalação e a formação proposta pelo Viper. Só acho que o Torres devia começar no banco, entrando só se for mesmo preciso. Eu colocaria o Drogba pelo meio, com Kalou pela direita e Malouda pela esquerda. O Malouda não tá lá numa fase muito boa, mas cumpre o papel dele.

    Apoio a escolha do árbitro Howard Webb para apitar o jogo. Pra mim ele é o melhor da Inglaterra.

    SEM VACILO CHELSEA!!! É GANHAR OU GANHAR!!!

  22. Antes de tudo, Romeu, seja bem vindo.

    Concordo com a escalação e a formação proposta pelo Viper. Só acho que o Torres devia começar no banco, entrando só se for mesmo preciso. Eu colocaria o Drogba pelo meio, com Kalou pela direita e Malouda pela esquerda. O Malouda não tá lá numa fase muito boa, mas cumpre o papel dele.

    Apoio a escolha do árbitro Howard Webb para apitar o jogo. Pra mim ele é o melhor da Inglaterra.

    SEM VACILO CHELSEA!!! É GANHAR OU GANHAR!!!

  23. Ah! E eu me esqueci de parabenizar a Maria Akemi por mais um ótimo texto. Parabéns para toda a equipe do Chelsea Brasil. Um abraço!

  24. Ah! E eu me esqueci de parabenizar a Maria Akemi por mais um ótimo texto. Parabéns para toda a equipe do Chelsea Brasil. Um abraço!

  25. O que o Beto disse é verdade. Mesmo o Malouda em má fase, ele ajuda a compor o elenco. O Webb é bom, mas tendencioso. É torcer para que ele não tome nenhuma decisão errada no jogo, ou que não nos prejudique tanto.
    Ah, valeu pelo elogio, Beto!
    Um abraço!

  26. O que o Beto disse é verdade. Mesmo o Malouda em má fase, ele ajuda a compor o elenco. O Webb é bom, mas tendencioso. É torcer para que ele não tome nenhuma decisão errada no jogo, ou que não nos prejudique tanto.
    Ah, valeu pelo elogio, Beto!
    Um abraço!

  27. ei eu concordo com vcs só discordo em relação ao Torres ele hera o carrasco do chelsea quando tava no liverpool quem sabe agora se ele ñ pode ser o carasco do united e eu acho q ele pode sim jogar com drogba pois eles tem velocidade e habilidade pra sair da area pra buskar jogo

  28. ei eu concordo com vcs só discordo em relação ao Torres ele hera o carrasco do chelsea quando tava no liverpool quem sabe agora se ele ñ pode ser o carasco do united e eu acho q ele pode sim jogar com drogba pois eles tem velocidade e habilidade pra sair da area pra buskar jogo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Article by: Maria Akemi

Pernambaiana, torcedora do Chelsea desde muito tempo.