Chelsea bate Shakhtar e conquista a UEFA Youth League

Jogadores do Chelsea comemoram com Brown, autor de dois gols (Foto: Chelsea FC)
Jogadores do Chelsea comemoram com Brown, autor de dois gols (Foto: Chelsea FC/Press Association)

Após bater o Roma nas semifinais da UEFA Youth League, o Chelsea voltou a campo nesta segunda-feira para a grande final da competição. O adversário era o Shakhtar Donetsk, que havia vencido o Anderlecht-BEL na mesma fase. Mas foi o time de melhor campanha que ao fim dos 90 minutos levantou a taça, com uma vitória por 3 a 2. Isaiah Brown (2x) e Dominic Solanke anotaram os tentos dos Blues, enquanto que Andreas Christensen (contra) e Viktor Kovalenko descontaram para a equipe ucraniana.

Chelsea abre o placar no começo, mas Christensen marca contra

O primeiro tempo começou da maneira que o Chelsea sempre jogou sob o comando de Adi Viveash: apertando o adversário e cedendo poucos espaços para o mesmo. No entanto, a primeira chance foram dos ucranianos. Danylo Sahutkin aproveitou escanteio para cabecear e quase abrir o placar. Logo depois, veio o gol dos Blues. Aos 7′, em grande jogada envolvendo os meias Charly Musonda e Jeremie Boga, a bola foi cruzada para Brown completar para as redes.

A partir daí, o jogo começou a ficar mais equilibrado, com o Shakhtar fazendo Christensen e Jake Clarke-Salter trabalharem bastante na defesa. No outro lado, Musonda e Solanke arriscaram chutes de média distância que passaram próximos a meta adversária.

O gol de empate do Shakhtar veio em seguida. Em contra-ataque rápido, Denys Arendaruk cruzou a bola rasteira para a pequena área e Christensen se adiantou ao goleiro Bradley Collins e desviou para a própria meta.

Blues retomam a vantagem e levantam a taça

Assim como na primeira etapa, o Chelsea entrou com tudo em campo e logo retomou a frente no placar, com apenas dois minutos do segundo tempo. Boga recebeu a bola na esquerda e em um cruzamento preciso, encontrou Solanke que completou para o gol. Esse foi seu 12º tento, artilheiro disparado na competição.

Oito minutos depois, a equipe de Viveash conseguiu uma vantagem crucial de dois gols. Em jogada novamente começada por Boga, o francês lançou Brown, que puxou para a perna esquerda e finalizou para marcar seu segundo gol e o terceiro do Chelsea na partida.

Quem pensa que o Shakhtar foi pra cima da equipe londrina após a desvantagem, se enganou. As chances de gol continuavam a aparecer para o lado dos Blues. Oleh Kudryk (goleiro dos ucranianos), salvou chutes de Brown e Ola Aina. Ruben Loftus-Cheek também quase marcou em finalização de fora da área.

Já nos acréscimos, o Shakhtar conseguiu diminuir. Kovalenko, que havia entrado aos 71′ venceu Collins em belo chute, mas era o dia da Chelsea Academy comemorar. No fim, 3×2 para os Blues, que conquistaram pela primeira vez a UEFA Youth League.

Chelsea: Bradley Collins; Ola Aina, Andreas Christensen, Jake Clarke-Salter, Jay Dasilva; Charlie Colkett, Ruben Loftus-Cheek; Izzy Brown (c), Charly Musonda (Tammy Abraham 85′), Jeremie Boga; (Kasey Palmer 71′); Dominic Solanke.
Reservas não-utilizados: Jared Thompson, Fikayo Tomori, Kyle Scott, Ruben Sammut, Dujon Sterling
Gols: Brown 7′, 55′; Solanke 47′

Shakhtar: Oleh Kudryk (c), Ihor Kyryukhantsev, Danylo Sahutkin, Mykola Matviyenko, Oleg Hladchenko, Beka Vachiberadze, Denys Arendaruk (Artem Merkushov 77), Oleksandr Pikhalonok, Andriy Boryachuk, Oleksandr Zubkov, Vasyl Shtander (Viktor Kovalenko 71)
Reservas não-utilizados: Ruslan Yefanov, Dmytro Shevchenko, Yuriy Senytskyy, Oleksandr Hlahola, Yaroslav Fursov
Gols: Christensen (og) 37; Kovalenko 90+2
Cartões Amarelos: Vachiberadze, Kovalenko

Category: Chelsea Football Club

Tags:

Article by: Vinícius Paráboa