Chelsea anuncia Yokohama Rubbers como nova patrocinadora; contrato é o segundo maior da EPL

Chelsea receberá 40 milhões de libras por temporada (Foto: Chelsea FC)

O atual contrato de patrocínio do Chelsea, com a empresa sul-coreana de tecnologia Samsung, deixa o clube apenas como quinto colocado entre os que mais lucram com a imagem da marca estampada em suas camisas. Atualmente os Blues recebem 13 milhões de libras por temporada, sete milhões a menos que Liverpool, 17 a menos que Arsenal, 27 a menos que Manchester City e 32 a menos que o Manchester United.

Com valores distantes dos maiores rivais na Premier League, o Chelsea decidiu buscar num novo contrato de patrocínio a partir da próxima temporada. Especulou-se durante boa parte do ano passado que o clube já teria feito acordo com a Turkish Airlines, sendo que a própria empresa chegou a noticiar o acordo como fechado em seu twitter oficial. O valor especulado para este acordo seria de 25 milhões de libras, colocando o clube, contudo, apenas como quarto que mais recebe por este tipo de acordo.

Porém, no início deste ano, surgiram rumores na imprensa inglesa de que os Blues poderiam conseguir um melhor contrato e que, com isso, o acordo com a Turkish Airlines não seria fechado, apesar de já ser dado com certo. Alimentando ainda mais estes rumores, o periódico britânico The Telegraph noticiou na manhã nesta quinta-feira que o Chelsea estaria próximo de fechar um contrato de patrocínio que o deixaria apenas atrás do Manchester United, dentre os clubes da Premier League.

Poucas horas depois, já durante a tarde desta quinta-feira, o Chelsea anunciou em seu site oficial que o acordo estava selado, tornando público o contrato de cinco temporadas com a Yokohama Rubbers, que pagará, segundo especulações da imprensa, já que o clube ainda não divulgou oficialmente valores, 40 milhões de libras por temporada. A empresa, uma das principais companhias do setor de fabricação de pneus do mundo, tem atuação em mais de 120 países, dentre eles Japão, Estados Unidos e o próprio Reino Unido. A companhia, inclusive, já investe em patrocínios esportivos, sendo que atualmente estampa sua marca em materiais do Boston Celtics e Santo Antonio Spurs, da NBA, já que nos Estados Unidos a Yokohama lidera o meracdo de fabricação e vendas de pneus.

O acordo, que começa a valer a partir da próxima temporada, teria sido fruto do trabalho de Christian Purslow, que foi nomeado como Diretor Comercial Global do Chelsea, em outubro. Especula-se que o pré-acordo com a Turkish Airlines teria sido feito antes de sua entrada, e que Roman Abramovich teria lhe dado, como missão principal no cargo, conseguir um patrocínio mais lucrativo para as camisas dos Blues. O Chelsea tem melhorado significativamente seus contratos e conseguindo novos acordos comerciais desde a chegada de Purslow no cargo.

Em nota oficial, o Chelsea divulgou:

“O Chelsea Football Club tem o prazer de anunciar a Yokohama Rubber Company Ltd como o nossa nova parceira, que estampará sua marca em nossa camisa oficial, em um acordo que quebra os recordes do clube. Isso coloca o Chelsea no topo do futebol europeu, com um dos maiores patrocínios de camisa já assinados.

Esta parceria, com uma das maiores fabricantes de pneus do mundo, é por um período inicial de cinco anos e começa no início da temporada 2015/16. Veremos a marca da Yokohama aparecendo em todas as nossas camisas do clube, desde a equipe principal até as nossas equipes juvenis.

O acordo foi formalmente concluído hoje, quando o presidente da Yokohama, Tadanobu Nagumo, veio de Tóquio, no Japão, para comparecer ao anuncio oficial com o Presidente do Chelsea, Bruce Buck, o treinador José Mourinho e o capitão John Terry.”

Em declaração oficial, o presidente dos Blues, Bruce Buck, demonstrou satisfação pelo novo contrato, enfatizando que o novo acordo de patrocínio ajuda o clube a expandir sua marca mundialmente:

“É um prazer absoluto receber a Yokohama como nossa nova parceira para as camisas oficiais, e estamos ansiosos para um relacionamento bem sucedido com eles. Chelsea e Yokohama são um ajuste perfeito. Ambos são organizações globais com foco em desempenho e inovação, bem como temos enorme ambição e uma cultura inabalável de sucesso.

Acreditamos que a Yokohama irá desempenhar um papel fundamental para nos ajudar a conduzir nossa expansão global nos mercados internacionais, como os EUA, onde eles têm operado com distinção durante muitos anos. Além disso, é claro, o Chelsea ter uma empresa japonesa tão estimada e histórica como o nossa parceira, nos permite acelerar o nosso desenvolvimento no Japão também.

Nós também estamos ansiosos para trabalhar com a Yokohama em nossos projetos comunitários em todo o mundo, por meio da Fundação Chelsea, quando, juntos, poderemos usar o poder do esporte como uma força para o bem.”

O presidente da Yokohama Rubbers, Tadanobu Nagumo, também se pronunciou e avaliou que o acordo com o Chelsea também ajudará a marca japonesa a se expandir mundialmente. Vale ressaltar que, na última temporada, o Chelsea teve a maior audiência mundial dentre todos os times da Premier League. O presidente Nagumo disse:

“Esta parceria na camisa do Chelsea dará à Yokohama uma oportunidade de mostrar a nossa empresa para uma grande audiência em todo o mundo, graças a popularidade crescente do Chelsea. Vemos a nossa parceria com o Chelsea como parte integrante dos nossos planos de expansão global da marca. Estamos ansiosos para o lançamento da nova camisa icônica do Chelsea no meio do ano. “

O bom novo acordo de patrocínio, juntamente com o aumento significativo da verba provinda dos novos acordos de televisão, deve fazer com que Chelsea se encontre em melhores condições junto ao Fair Play Financeiro, já que o clube poderá aumentar consideravelmente seu investimento em futebol. Com isso, a perspectiva de maiores gastos, e, portanto, de novas grandes contratações, aumenta muito para a próxima temporada.

Category: Chelsea Football Club

Tags:

Article by: Márcio Canedo