Blog: Fernando Torres: permanência ou saída?

Fernando Torres com futuro indefinido no Chelsea. (Fonte: Scott Heavey/Getty Images Europe)
Fernando Torres têm futuro indefinido no Chelsea.
(Fonte: Scott Heavey / Getty Images Europe)

Fernando Torres é atualmente o jogador mais polêmico do Chelsea. Repleto de altos e baixos, ‘El Niño’ é constantemente alvo de críticas da mídia e dos torcedores dos Blues, e recentemente vem sendo ligado a supostas transferências para outros times europeus.

Esse post não será a favor e nem contra o camisa 9. A fim de analisar a possível saída de Fernando Torres, tentarei fazer aqui uma análise geral do jogador, comentando brevemente sua trajetória pelo Chelsea até a presente data, e citando alguns dados e curiosidades sobre o atleta.

Fernando José Torres Sanz chegou ao Chelsea ao apagar das luzes da janela de transferências do inverno europeu, no dia 31 de janeiro de 2011. Há quem diga que, por ter sido uma negociação de última hora, a contratação do espanhol não seguiu os padrões convencionais, e Fernando Torres chegou a Stamford Bridge sem realizar os devidos exames médicos, sendo uma suposta má condição física do jogador a principal razão para o fraco desempenho que apresentou nos Blues. Porém, essa história nunca foi integralmente comprovada.  O valor de sua transferência – a enorme quantia de 50 milhões de libras – foi o maior já pago por um único jogador em toda a história da Premier League, e o sexto maior do futebol mundial.

Fernando Torres assina com o Chelsea. (Foto: Site oficial do Chelsea)
Fernando Torres assina com o Chelsea.
(Foto: Site oficial do Chelsea)

Sua chegada foi, a princípio, motivo de grande comemoração para os torcedores londrinos, dada a grande fase que vivia o atleta. Sua estreia com a camisa azul foi justamente contra o Liverpool, seu ex-clube, no dia 06 de fevereiro de 2011. Nesse jogo, o Chelsea saiu derrotado por 1-0, gol marcado pelo português Raul Meireles. O espanhol recém-contratado não marcou nesse jogo, e também não marcou na partida seguinte, e nem na seguinte a esta. Na realidade, o temido ‘El Niño’ ficou 13 jogos sem marcar um tento sequer pelo Chelsea, quando quase 3 meses após a sua contratação, balançou as redes pela primeira vez vestindo a camisa dos Blues, num jogo onde o time de Stamford Bridge bateu o West Ham United por 3×0.

Torres comemora seu primeiro gol com a camisa dos Blues. (Foto: Debate Bola)
Torres comemora seu primeiro gol com a camisa dos Blues.
(Foto: Debate Bola)

Fernando Torres continuou a aparecer frequentemente entre os titulares do Chelsea. Porém, seu desempenho era visivelmente inferior ao apresentado no Liverpool. Entre momentos de glórias e de decepções, a grande verdade era que Torres não estava demonstrando um futebol digno de 50 milhões de libras. Fernando engrenou em uma “má fase” desde que passou a jogar pelos azuis de Londres, atingindo marcas relativamente baixas de gols e de participações em campo, e apresentando um futebol pouco substancioso se comparado aos seus números pelos Reds. A “má fase” do jogador o perseguiu por um bom tempo, e talvez tal fardo acompanhe o espanhol nos gramados até hoje.

Muitas foram as especulações para justificar o motivo pelo qual El Niño não repetiu suas grandes atuações do Liverpool no Chelsea. Pode ter sido a pressão de ser a maior contratação da PL, pode ter sido o fato de ter vindo ao Chelsea e ter ficado “à sombra” do monstro Drogba (dado que no Liverpool era protagonista absoluto), pode ser uma lesão vinda de quando ainda jogava pelo seu ex-clube, pode ser o antigo esquema mais defensivo do Chelsea (muito diferente da tática que o Liverpool utilizava naquela época), podem ser problemas psicológicos e/ou pessoais, pode ser que não tenha se sentido à vontade em Londres, como podem ter sido inúmeras outras coisas. O real motivo nunca ficou realmente claro. O fato incontestável é que o polêmico espanhol, embora tenha sido decisivo para com o Chelsea em vários momentos, deixou a desejar em muitos outros também, e não mostrou nos Blues nem sombra do jogador que foi um dia no Liverpool.

Totalmente livre, Fernando Torres marca, se consagra e decreta a passagem do Chelsea para a final da Champions League 2012 nos instantes finais da partida, em cima do imponente Barcelona.
(Foto: AFP)
O camisa 9 dos Blues perde um gol inacreditável em jogo dramático contra o Man. United, em partida válida pela Premier League. (Foto: Reuters)
O camisa 9 dos Blues perde um gol inacreditável em jogo dramático contra o Man. United, em partida válida pela Premier League.
(Foto: Reuters)

Acredito que até aqui não existem novidades. Atualmente, Fernando Torres ainda é um jogador extremamente contestado por muitos. Nas últimas semanas, uma possível saída do espanhol do Chelsea vem sendo especulada em vários jornais de todo o mundo. ‘El Niño’ está sendo ligado a times como o milionário Anzhi da Rússia, e Atlético de Madrid, clube que revelou o jogador para o mundo. Sobre esse último, também é especulada uma troca envolvendo o atual camisa 9 dos Blues e o cobiçado Falcao García, jogador que vem ganhando prestígio a nível global, e é atualmente alvo dos maiores clubes de futebol da Europa. Existe quem concorde com saída de Torres, e existe quem defenda a permanência do mesmo. Por tal, citarei alguns dados que eu particularmente acho interessantes e válidos para julgar a permanência ou a saída do jogador do Chelsea. Tentarei não citar muitos fatos antigos, dado que, acredito eu, o que importa realmente é o seu desempenho no Chelsea atualmente. Os dados foram separados em Positivos, Negativos, e Neutros.

Pontos Positivos:

  • Fernando Torres entrou no final do jogo contra o Barcelona, pelas semi-finais da Champions League. Em momento dramático, o jogador fez o gol que deixou a partida empatada, resultado que determinou definitivamente a classificação do Chelsea para a final do campeonato. Posteriormente, os Blues viriam a ser campeões dessa competição pela primeira vez na história.
  • O jogador foi decisivo na atual edição da FA Cup, marcando um tento contra o Brentford nos minutos finais e evitando assim a eliminação do Chelsea da competição. Também se destacou em jogos da Europa League, competição na qual marcou o tento contra o Steaua Bucuresti, gol que classificou o Chelsea para a fase seguinte do campeonato. Ainda na Liga Europa, recentemente marcou dois gols contra o respeitável Rubin Kazan, abrindo boa vantagem para o jogo da volta que ainda está para acontecer.
  • Nas acima citadas e em outras competições (tanto pelo Chelsea quanto pela seleção da Espanha), por vezes Torres foi indispensável para que o time saísse de campo com um bom resultado.
  • Torres foi o artilheiro da Euro Copa de 2012, se consagrando por ser o único jogador no mundo a anotar gols em duas finais de Euro Copa. No saldo final, ficou com o mesmo número de gols e assistências que o segundo colocado, Mario Gómez, porém atuando cerca de 90 minutos (um jogo) a menos que o alemão. Torres ainda ficou à frente de grandes nomes do futebol mundial, como Cristiano Ronaldo e Mario Balotelli, e foi premiado com a chuteira de ouro da competição.
  • Fernando Torres foi o primeiro jogador a marcar em 7 competições diferentes na mesma temporada (atual, 2012-2013), ultrapassando a marca de seu compatriota Pedro Rodriguez, jogador de destaque no Barcelona. Mesmo que não seja com a constância desejada, El Niño está se mostrando presente e anotando gols em todos os campeonatos que o Chelsea participa, apresentando bons jogos e participando das jogadas.
  • Torres é – na data em que estou escrevendo esse post – o maior artilheiro dos Blues na temporada, com 19 gols. Ele está com números maiores que os de alguns grandes nomes do futebol da atualidade, como:
    • Balloteli: 10 gols na temporada – 3 pelo Man. City e 7 pelo Milan;
    • Higuain: 13 gols na temporada;
    • Benzema: 12 gols na temporada;
    • Agüero: 13 gols na temporada;
    • Rooney: 16 gols na temporada;
    • Tévez:  16 gols na temporada;
    • Demba Ba: 18 gols na temporada – 13 pelo Newcastle e 5 pelo Chelsea
    • Adebayor:  5 gols na temporada;
  • O jogador vem apresentando sutil melhora no seu desempenho, aparecendo mais para o jogo, marcando gols, ajudando o time e fazendo bons dribles e jogadas. Começa a parecer um pouco com o grande jogador que mostrou ser no Liverpool e no Atlético de Madrid. Vender FT9 agora pode resultar em vê-lo jogar um grande futebol em outra equipe.
  • Torres já foi um dia um grande jogador, o terceiro melhor do mundo, e por tal merece respeito. Mesmo na “má fase”, volta e meia faz um jogo muito bom, mostrando ser digno da camisa 9 do Chelsea. Com menos de 30 anos, tem feitos que poucos jogadores na história do futebol conseguiram, e já colecionou alguns recordes individuais de grande prestígio no esporte. Alcançou marcas surpreendentes durante sua carreira, e dado que não existe um motivo óbvio para uma decadência tão demasiada, existe sempre a possibilidade – embora cada vez mais remota – de que ele volte a jogar um futebol de alto nível. O jogador vive esboçando uma faísca de reação, fazendo belas jogadas/gols em certas partidas, mesmo que não mantenha uma regularidade dessas atuações. Mas é inegável que, em se tratando de Fernando Torres, sempre existe a chance de que ele defina o jogo a favor do Chelsea.
  • Quando o Torres realmente joga, ele joga muito bem,  fazendo jus ao camisa 9 do atual campeão europeu. Essas atuações estão se tornando cada vez mais frequentes, embora ainda estejam um pouco longe de serem regulares e excepcionais.

Pontos Negativos

  • Em uma visão geral de toda sua passagem no Chelsea, os números de Fernando Torres são demasiadamente baixos, e não justificam os 50 milhões de libras investidos no jogador.
  • Fernando Torres é um jogador extremamente caro de se manter. É o atleta mais bem pago do Chelsea, e um dos mais bem pagos do mundo.
  • No Chelsea, se mostrou um jogador instável. Mesmo quando faz uma grande partida, o jogo seguinte é imprevisível quando se trata da atuação desse atleta. El Niño até hoje não conseguiu manter uma sequência regular de bons jogos nos Blues.
  • Existem muitos jogadores no mercado que, muito provavelmente, poderiam assumir a posição de Fernando Torres como referência do ataque dos Blues e, em tese, trariam mais resultados que o espanhol.
  • Fernando Torres é uma excelente moeda de troca para a aquisição de Falcao Garcia, dado que o espanhol é um grande ídolo no Atlético de Madrid. ‘El Tigre’ pode vir a ser muito mais útil ao Chelsea que o espanhol.
  • Com algumas variações táticas, três treinadores distintos, mais de dois anos de clube e vários companheiros de time diferentes, Fernando Torres ainda não conseguiu mostrar o bom futebol que apresentava no Liverpool e no Atlético, frustrando a muitos por, em várias ocasiões, apresentar um futebol sem vigor, perder gols fáceis, desperdiçar jogadas, apresentar um mal posicionamento, entre outros. Mesmo que essas performances ruins não se repitam sempre, esse tipo de atitude não é rara quando falamos desse atleta. Entre bons e maus jogos, FT9 ainda não é um jogador “confiável”.
  • Torres foi um dos destaques negativos do Chelsea na partida contra o Corinthians, no mundial de clubes. Teve várias boas chances de gol, e não as aproveitou. Isso, somado a outros fatores, resultou na derrota do Chelsea na final da competição. Embora Torres já tivesse deixado a desejar antes, o mundial de clubes era uma oportunidade rara, e o camisa 9 foi um dos protagonistas do péssimo desempenho do Chelsea naquele jogo, e da perda do título de campeão do mundo.
  • Algumas vezes, Torres apresenta um futebol até abaixo do aceitável, dominando mal a bola, se posicionando erroneamente, arrematando sem força, entre outros erros um tanto quanto “amadores”.
  • Torres é um jogador que, em parte, é alimentado pelo passado. A atual realidade do atleta é que o investimento feito nele nunca valeu o valor pago, e nem se faz válido o custo para mantê-lo no Chelsea hoje. Possui muitos fãs pelo que ele já foi um dia, e não pelo que é atualmente.

Pontos ”Neutros”

  • Em caso da permanência ou não de Fernando Torres, a contratação de um atacante mais expressivo se faz necessária para o atual time do Chelsea. Torres talvez possa ser muito útil ao time ainda, mas dificilmente poderá assumir o papel de principal atacante do elenco.
  • A tática 4-2-3-1 do Chelsea não favorece o uso de um centro avante isolado. A formação tática que mantinha um jogador isolado funcionava muito bem com o monstro Drogba que, temos que concordar, era um caso a parte. Drogba tinha apoio de jogadores que vinham pelas pontas no ataque, mas em geral, era o homem mais a frente no esquema tático do Chelsea. Ele conseguia receber bolar (às vezes até algumas vindas isoladas da defesa dos Blues) e se virar para fazer o gol, mesmo que fosse sozinho. Essa é uma característica quase que exclusiva do marfinense, e mesmo que tal formação venha a mostrar resultados no atual esquema dos Blues (e com os atuais jogadores), acredito que nem Torres e talvez nem outro centro-avante irão render seu 100% no Chelsea se jogarem isolados. Um 4-3-3, um 5-3-2, ou um 4-4-2 poderiam vir a ser benéficos ao Chelsea, na minha opinião. Uma mudança tática pode fazer com que o rendimento do jogador aumente, mas isso não é uma certeza.
  • A grosso modo, quase todo fator financeiro é neutro no Chelsea, dado que a menor das preocupações de Abramovich é dinheiro. Caro de se manter ou não, dificilmente esse fator fará diferença significativa na decisão do dono do time de Londres para manter ou não Fernando Torres nos Blues.
  • Torres tem um marketing bom: propagandas, mídia, vendas e afins. Acredito que só a camisa de Hazard é mais vendida que a dele nessa temporada de 2012-2013. Isso não influência em nada no desempenho do time, e em quase nada na permanência ou não do jogador. Porém ele ainda tem uma boa imagem, é um jogador que está constantemente na mídia, e promove a imagem do clube. Mas não é nenhum fator que repercuta efetivamente no desempenho em campo do jogador, ou na permanência dele no Chelsea.
  • O Chelsea conta com jogadores extremamente ofensivos. Fernando Torres poderia ser “substituído”, até mesmo se uma contratação de outro homem-gol não for concretizada. Porém, ainda estamos com carência na posição, então manter Torres e contratar mais um centro-avante (nível top mundial) poderia vir a ser ideal, se ignorada a questão financeira.
  • Torres sempre jogou em dupla no ataque. Essa é uma ideia defendida por alguns, que poderia vir a render muito ofensivamente ao Chelsea. Em uma chance igualmente proporcional, tal mudança também poderia vir a não render nada, sendo por tal, na minha opinião, um fator neutro. Mas é um fato que colocar Torres (ou até outro centro-avante) para trabalhar em conjunto com os jogadores de ataque que temos hoje, pode vir a ser demasiadamente benéfico ao Chelsea. Isolar um homem talvez já não seja a melhor opção que o time tem atualmente, dados os jogadores ofensivos que possuímos hoje.
  • Deve-se levar em consideração que o atual técnico do Chelsea é Rafa Benitez. Seu trabalho está longe de ser o ideal para o clube, e dificilmente esse técnico irá extrair o máximo dos nossos jogadores. Mesmo que ele já tenha trabalhado com FT9 no passado, Benitez não apresenta o nível de comando que o time precisa, e não tem conseguido tirar o melhor proveito e rendimento do atual elenco, incluindo Fernando Torres.
  • A chegada de Mourinho é quase certa, e um grande treinador como ele pode vir a fazer um melhor trabalho com o Torres (embora isso seja apenas especulação).
  • Essa é a primeira temporada em que Torres é protagonista. Não apresentou um futebol de nível excepcional, mas  mostrou números consideráveis pelo Chelsea, com algumas performances muito boas, e outras nem tanto assim. Mas no geral, está sendo uma temporada de bom nível do futebolista, e algumas críticas negativas direcionadas ao mesmo não são totalmente justas.
Fernando Torres vem se destacando na Liga Europa. Mascarado, fez grande partida contra o Rubin Kazan, com direito a dois gols e cruzamento de letra(Foto: AP)
Fernando Torres vem se destacando na Liga Europa. Mascarado, fez grande partida contra o Rubin Kazan, com direito a dois gols e cruzamento de letra
(Foto: AP)

E você leitor, o que acha?

Torres deve deixar o Chelsea, ou deve ficar?  ‘El Niño’ pode ser útil e ainda deixar boas lembranças nos Blues, ou já deu o que tinha que dar, e é melhor que saia antes que piore sua imagem? E teria mais algum ponto Positivo/Negativo/Neutro a adicionar, alguma formação tática para melhor aproveitamento do jogador e do time, alguma forma de fazer com que o jogador renda mais,…? Enfim, qual a sua opinião sobre o contestado Fernando Torres? Comente!

As palavras contidas nessa reportagem condizem à opinião do autor, não tendo qualquer relação com o Chelsea Brasil.

Category: Chelsea Football Club

Tags:

Article by: Chelsea Brasil

Somos o Chelsea Brasil, marca oficialmente reconhecida pelo Chelsea no Brasil e especializado em conteúdos e na comunidade de torcedores do Chelsea no Brasil.