Enquanto a temporada 2012/2013 não tem início, o Chelsea anunciou algumas mudanças as quais suas categorias sofreram. O time dos Reserves participará da Competição Nacional Sub-21. Essa substituirá o tradicional campeonato dos Reserves. Assim como aqueles, o Youth (time sub-18) vai participar, além da FA Youth Cup, do NextGen Series – competição semelhante com a Champions League.
A reestruturação das competições já vinha sendo planejada pela Premier League há dois anos. Segundo Neil Bath, diretor da Academia do Chelsea e um dos responsáveis por organizar as mudanças, o foco principal é aprimorar as categorias de base da Inglaterra.
Em entrevista ao site oficial do clube, Bath explicou sobre as mudanças: “Há 40 academias em toda Inglaterra e um pouco menos de 52 centros de excelência, mas a verdadeira reflexão que fazemos é que há academias do mais alto nível, com os melhores centros de treinamento, com uma restrição de confrontos”
“Sentimos que era necessário criar uma competição para encorajar os clubes a realizarem empréstimos e desenvolverem os talentos de seus jogadores, bem como ter uma maior competição e familiarizar os jogadores com os estádios.”
“O campeonato inglês dos Reserves era muito regional (Chave Norte e Sul), restringindo a disputa entre alguns clubes, agora podemos ter mais competitividade ao jogar com Manchester City e United” continuou Bath.
Mudanças
Para a temporada que se inicia, 92 times ficaram divididos em quatro grupos. Equipes de nível diferentes (exemplo Chelsea e Sheffield Wednesday) não podem se enfrentar. A Premier League realizou essa divisão para tornar a competição mais justa em nível técnico.
Cobham não receberá partidas. No caso do Sub-21, o Chelsea jogará em Griffin Park (estádio do Brentofrd FC). O sub-18 terá o estádio do Staines Town (com capacidade para 3.009) como sua casa. As partidas do Sub-18 acontecerão entre segunda e sexta-feira, para coincidir com o calendário da equipe principal.
Outra mudança é a proibição do Sub-18 de utilizar jogadores acima de 18 anos. Anteriormente, três atletas podiam atuar. Em contrapartida, o Sub-21 pode eleger três atletas com idade superior a 21 e mais dois de qualquer idade para compor a equipe.
As mudanças não afetam somente Sub-18 e 21, mas também as divisões 15 e 17. Para isso, o Chelsea trabalha na formulação de uma agenda que possibilite os jogadores que ainda estudam a não perderem aulas e os treinamentos.
“Queremos jogadores com o maior nível educacional possível. Nossos garotos devem receber os benefícios do esporte e da educação.”
Exemplo citado por Bath é o jogador Sam Hutchinson: “Estamos trabalhando na carreira de Hutch fora do futebol, ajudando-o a frequentar a universidade. Vê-lo atuar contra o Blackburn foi algo fantástico. Esperamos que ele tenha uma carreira longa como jogador.”