José Mourinho endurece opinião sobre a arbitragem da partida contra o Burnley, e critica mídia inglesa

Mourinho defende Diego Costa e Nemanja Matic (Foto: Chelsea FC)
Mourinho defende Diego Costa e Nemanja Matic (Foto: Chelsea FC)

José Mourinho voltou a criticar severamente os quatros erros de arbitragem que prejudicaram o Chelsea neste fim de semana contra o Burnley, pela Premier League, e o modo como a mídia inglesa se refere a seus jogadores. Neste domingo (22), o português foi o convidado do programa britânico televisivo “Goals on Sunday” (Gols no Domingo, em tradução livre), que analisa as partidas de sábado.

Mourinho foi inicialmente perguntado sobre a má arbitragem contra o Burnley:

“Há alguns incidentes em partidas que tem um espaço para discussão, que tem espaço para opiniões diferentes, e tem espaço para explicações diferentes e pontos de vista. Existem outras situações onde claramente existe só um ponto de vista. Eu não consigo imaginar que os quatro incidentes neste jogo estão abertos para interpretação de qualquer pessoa”

“Até o intervalo, o Burnley deveria estar jogando com 10 homens, e o Chelsea deveria ter dois pênaltis e estar ganhando normalmente de 3 a 0, ou com a possibilidade de perder um dos dois pênaltis, 2 a 0 e jogando contra 10 homens. A realidade é que no final nós jogamos com 10 homens e perdemos dois pontos.”

Sobre a penalidade não dada para Kightly, jogador dos Clarets, que interceptou uma bola de Ivanovic com a mão:

“A opinião dele [Martin Atkinson, árbitro da partida] é errada porque o braço parou a bola de acertar o gol. Não tem espaço para interpretação. Ele [Michael Kightly] está longe [do chute de Ivanovic]. Não é um metro, não são alguns centímetros.”

“Os jogadores devem ser ensinados a tentar manter o equilíbrio mesmo em situações difíceis no campo, mesmo com ações difíceis, colocando seus braços por trás de seu corpo, para não criar situações como esta. Isso é penalidade em qualquer lugar.”

Durante a entrevista, assinalou-se que Atkinson, o árbitro, não deu um pênalti para um toque de mão similar em um derby de Merseyside nesta temporada.

“Os melhores jogadores do mundo podem cometer erros. Esses jogadores do mundo perdem pênaltis, os melhores goleiros do mundo também cometem erros. Este homem é um dos melhores árbitros no país, um dos árbitros mais tops do futebol europeu. Ele também pode cometer erros e ele claramente o fez no jogo do Everton e Liverpool, e mais quatro importantes erros ontem”

O chefe do Chelsea rebateu a sugestão tradicional que os incidentes são vistos ao decorrer da temporada.

“Lembro que em uma temporada quando era algo duvidoso a decisão era em nosso favor. A razão de eu estar falando sobre isso [erros de arbitragem]  semana após semana é porque está acontecendo semana após semana”

“Esse pênalti de toque na bola [contra o Burnley] aconteceu na mesma posição como uma semana atrás, que foi outro pênalti [não marcado] contra o Everton com Naismith. É o mesmo lugar onde deveria existir um pênalti contra o Diego Costa, ante o Liverpool na semifinal da Capital One Cup.”

“É muita coisa e meus jogadores não merecem aquilo. Em Southampton um pênalti transformado em cobrança de falta e um cartão amarelo para o Cesc Fàbregas. Contra o Tottenham teve uma mão na bola de Vertonghen. Contra o Liverpool – cartões vermelhos para o Liverpool e penalidade. Eu sei que arbitrar é difícil, mas existem situações que não estão abertas para dificuldade”

Outro lance polêmico da partida de sábado foi sobre a impunidade de Ashley Barnes. No primeiro tempo, o jogador dos Clarets deixou um joelho em Ivanovic e no segundo pisou em Nemanja Matic, que enfurecido reagiu e foi expulso de campo.

“O jogador do Burnley ontem que estava envolvido nas duas ações, ele tem um ponto muito escuro em sua carreira, quando ele estava em Brighton e ele foi suspenso por sete partidas por causa de um grande incidente com um árbitro. Este jogador for perseguido por causa do que ele fez no passado? Eu acho que não. Quando as pessoas observam esses dois incidentes ontem, para ter uma opinião justa, eu não acho que isso deveria ser relacionado à sua história.”

Mourinho também criticou e apontou para os apresentadores da Sky Sports a injustiça dos relatos midiáticos a respeito do atacante do Chelsea, Diego Costa, em comparação com outras situações vivenciadas pela sua recente expulsão do jogo contra o Liverpool.

“Quando eu terminei o jogo contra o Liverpool e fui para o vestiário, imediatamente, na grande tela lá dentro, eu vi ‘Os Crimes de Diego Costa’. Como você, na Sky Sports, descreve as ações do jogador do Burnley ontem? Quando você chama isso de crimes do Diego Costa, eu não encontro uma palavra para descrever o que foi que aconteceu ontem.”

“Vocês começaram naquele momento o julgamento público do jogador. Vocês não deram espaço para as pessoas que têm de decidir, porque a pressão era muito grande, e vocês não fazem isso com todos os clubes e cada jogador.”

“No ano passado, Yaya Touré contra o Norwich, vocês não tiveram a mesma abordagem. Este ano, Robin van Persie contra o West Ham, você não tiveram a mesma abordagem, e ontem vocês não tiveram a mesma abordagem.”

“O que aconteceu ontem foi semelhante com o que aconteceu com o Hazard contra o Stoke, porém ontem foi ainda pior porque isso pode ser o final de uma carreira. Porque eu não consigo encontrar uma palavra mais forte do que a que vocês encontraram, falando dos crimes de Diego Costa, eu não consigo falar um jeito mais forte de descrever isso. Eu tenho que dizer que isso é final de carreira. Matic é um cara muito sortudo.”

“Eu não consigo encontrar palavras para o que o jogador fez; o futebol é sobre emoções, claramente Matic tinha uma razão para perder o controle, mas qual poderia ser a conseqüência do empurrão do Matic no outro jogador? Nenhuma. Um segundo depois ele levantou, mas poderia ter sido final de carreira. Quando você diz ‘crimes do Diego Costa’, você não pode dizer que foi uma entrada dura. E sim criminosa.”

Category: Chelsea Football Club

Tags:

Article by: Chelsea Brasil

Somos o Chelsea Brasil, marca oficialmente reconhecida pelo Chelsea no Brasil e especializado em conteúdos e na comunidade de torcedores do Chelsea no Brasil.