Análise Tática: Conheça as virtudes e os defeitos do PSG

PSG e Chelsea se enfrentam nesta terça-feira pela Champions (Foto: Getty Images)
PSG e Chelsea se enfrentam nesta terça-feira pela Champions (Foto: Getty Images)

Depois de dois meses longe, o Chelsea volta as atenções para a saga do segundo título da UEFA Champions League. Na próxima terça-feira (17), os Blues vão enfrentar o Paris Saint-Germain, no estádio Parc des Princes, pelas oitavas de final da competição. Na fase de grupos, a equipe londrina se classificou em primeiro do Grupo G, enquanto a equipe parisiense garantiu sua vaga para a fase seguinte da competição em segundo lugar, ficando atrás do Barcelona. No sorteio do dia 15 de dezembro, foram definidos os confrontos das oitavas de final.

Ao lado de Barça x Manchester City, Chelsea x PSG é o confronto mais equilibrado desta fase da Champions. Na última temporada, londrinos e parisienses se enfrentaram pela fase quartas de final e, depois de um segundo jogo espetacular, o time azul avançou à etapa seguinte e parou no Atlético de Madrid. Da equipe que enfrentou o grupo de Mourinho em 2014, quase não houve mudanças e abaixo você vai conhecer alguns dos pontos positivos e negativos do time comandado por Laurent Blanc:

Lesões

Com o elenco recheado de estrelas e aspirando contratações ainda maiores, o Paris Saint-Germain ocupa apenas a terceira colocação na Ligue 1, atrás de Lyon e Olympique de Marseille, com orçamentos bem menores. No último sábado (14), por exemplo, depois de abrir vantagem por dois gols sobre o Caen, em partida válida pelo Campeonato Francês, o time de Laurent Blanc viu o adversário igualar o placar no último lance do jogo.

No entanto, este não é o primeiro ponto que o Chelsea, de Mourinho, pode aproveitar para vencer a disputa. Blanc já que não vai poder contar com atletas importantes como Lucas, Cabaye, Marquinhos, Aurier por lesão. O treinador aguarda para saber se terá Matuidi a disposição para o confronto.

Van der Wiel

Forte no ataque, o lateral holandês tem deficiência na marcação e esse pode ser a mina de ouro para Hazard e companhia. O meia belga pode ter mais liberdade para atuar por aquela faixa do gramado e tem tudo para ser o grande personagem da partida pelo lado azul.

David Luiz

Torcedores do Chelsea conhecem bem as virtudes e os defeitos do brasileiro, que faz parte da defesa mais cara do planeta. Atuar adiantado e tentar iniciar as jogadas, características frequentes nos tempos de Stamford Bridge, podem favorecer o ataque azul no duelo pela vaga nas quartas de final. Isso, graças a movimentação do quarteto ofensivo previamente formado por Willian, Oscar, Hazard e Diego Costa. O hispano/brasileiro, cascudo, se mexe e tira David de sua posição deixando apenas Thiago Silva no confronto um a um nas infiltrações de algum dos meias de José Mourinho.

Mapa de calor de David Luiz no empate contra o Lyon do dia oito de fevereiro.
Mapa de calor de David Luiz no empate contra o Lyon do dia oito de fevereiro.

Esses são alguns dos pontos da equipe de Laurent Blanc a serem explorados pelo ataque azul. Porém, o time parisiense não tem só defeitos. Confira abaixo três pontos que Mourinho e seus comandados devem se cuidar para não terem problemas nas oitavas de final:

Van der Wiel e Lavezzi

Com Azpilicueta improvisado e Filipe Luis sem emplacar boa sequência de jogos, o lado esquerdo da defesa azul é, de fato, o setor mais fraco do Chelsea. Isso fica ainda maior por Hazard, winger por aquela ala, ser o meia com menor responsabilidade de marcar do time. Por coincidência ou não, esse tem sido um dos pontos mais fortes do ataque francês. Por ali jogam Van der Wiel e Lucas, no 4-3-3 de Blanc, mas com o brasileiro lesionado, Lavezzi deve ser o titular. O atacante tem um breve histórico em jogos contra os Blues com a camisa do Napoli e até a do próprio PSG. Sem conseguir a transferência que queria, o argentino deve se esforçar para recuperar o lugar no time.

Ibrahimovic

Ibrahimovic é o líder do time parisiense. É alto, forte, habilidoso e tem ótima visão de jogo. Apesar dos insucessos no interclubes europeu e de ter apenas dois gols na competição, o sueco é um dos principais centroavantes do planeta e pode ser perigoso para a nova dupla de zaga do Chelsea: Zouma e Terry.

Matuidi

Blanc ainda não sabe se vai poder contar com ele, mas Matuidi é outro ponto perigoso do PSG. O volante francês é dono de condição física impecável, é um dos motores do time, cumpre função de área à área e consegue, na mesma proporção, ser forte na marcação e elemento surpresa nas subidas ao ataque. O jogador, de 27 anos, pode ser responsável por tentar anular Cesc Fàbregas e ainda chegar com em condições de finalizar.

Mapa de calor indica por onde Matuidi atuou na partida contra o Bordeaux, no dia 25 de outubro (Foto: Squawka)
Mapa de calor indica por onde Matuidi atuou na partida contra o Bordeaux, no dia 25 de outubro (Foto: Squawka)

Escalações base:

Chelsea (4-2-3-1): Cech; Ivanovic, Zouma, Terry, Azpilicueta; Matic, Fàbregas; Willian, Oscar, Hazard; Diego Costa – José Mourinho

PSG (4-3-3): Sirigu; Van der Wiel, David Luiz, Thiago Silva, Maxwell; Thiago Motta, Verratti, Rabiot; Lavezzi, Ibrahimovic, Cavani – Laurent Blanc

Paris Saint-Germain e Chelsea entram em campo nesta terça-feira (27) em confronto válido pelas oitavas de final da Uefa Champions League. O Chelsea Brasil fará a cobertura completa do confronto.

Category: Competições

Tags:

Article by: Chelsea Brasil

Somos o Chelsea Brasil, marca oficialmente reconhecida pelo Chelsea no Brasil e especializado em conteúdos e na comunidade de torcedores do Chelsea no Brasil.