O Chelsea segue fazendo campanha indiscutível na Premier League. Na manhã deste sábado, 08, o time de Stamford Bridge venceu o Liverpool, em Anfield, pelo placar de 2 a 1 e segue líder isolado na competição. Além do próprio duelo entre os times, que já se rivalizam há algumas temporadas, o confronto dos centroavantes também chamava a atenção. Balotelli e Diego Costa se enfrentaram pela primeira vez em terras britânicas e o hispano-brasileiro saiu vitorioso participando do primeiro gol e marcando o tento da vitória.
Os esquemas dos times eram os habituais. Pelo lado vermelho, Brendan Rodgers escalou sua equipe em um 4-3-2-1 virando um 4-1-4-1 com Emre Can e Henderson se juntando a Coutinho e Sterling quando os donos da casa tinham a bola, e foi em um desses avanços que os mandantes abriram o placar com o volante alemão dos Reds. O sistema de Mourinho, por sua vez, foi mais respeitoso do que normalmente tem sido. O técnico português escalou Ramires na vaga de Willian na intenção de dar mais proteção ao lado direito da defesa.
Na primeira etapa, o embate entre Diego Costa e Mario Balotelli foi de poucas emoções pelo fato de ambos receberem poucas oportunidades, e apesar do time da casa ter mais posse de bola durante toda a partida – 59 a 41 para o Liverpool – na disputa entre os dois, foi o visitante que se deu melhor. O artilheiro do Chelsea na temporada chutou cinco vezes enquanto, Balotelli, estático, arrematou apenas uma vez. Diego ainda criou quatro oportunidades enquanto o dono da camisa 45 do Liverpool não promoveu nenhuma.
Com poucas oportunidades ao longo da partida, o fator movimentação foi determinante para a atuação do centroavante azul ser superior a do atacante rival. O intenso deslocamento de Diego durante o jogo abria espaços no centro da defesa do Liverpool para Oscar e Hazard chegarem com possibilidade de finalização. O meia belga teve três oportunidades no meio da área, mas não conseguiu balançar as redes de seu compatriota, Mignolet.
Contratado por 32 milhões de Libras, Diego Costa já soma 10 gols na Premier League em nove aparições, dois tentos atrás de Agüero com 12. O artilheiro dos Blues na temporada mostra cada vez mais que é o homem que a equipe precisava para resolver os problemas no ataque que o time de Mourinho não conseguia resolver na última temporada. E se Didier Drogba é uma lenda no Chelsea, por tudo que fez pelo time, o atacante também pode chegar a esse patamar. Afinal de contas, o marfinense é reserva do novo artilheiro azul.